As pizas, as lasanhas e as famosas pastas figuram entre as especialidades gastronómicas mais apreciadas em todo o mundo. A italiana pode ser a mais global mas a francesa, a portuguesa, a espanhola e a russa também têm muitos adeptos. Apetece-lhe variar os menus que tem andado a servir nas últimas semanas apostando em receitas com confeções e ingredientes com um toque muito europeu? Então tem aqui muitas sugestões para experimentar!

1. Scones de farinha integral com arandos e iogurte natural

A receita original terá sido criada na Escócia, embora também há quem defenda que tenha origens dinamarquesas. Estes representam uma deliciosa e nutritiva alternativa aos tradicionais. O acompanhamento perfeito para um chá a meio da tarde ou para um convívio à hora do lanche com familiares e/ou amigos. Os mais pequenos vão adorar.

2. Croassãs de chocolate negro

Os franceses é que os popularizaram mas uma das correntes garante que a origem dos croassãs é austríaca. Também há quem defenda que os primeiros foram confecionados na Turquia. Esta é uma deliciosa sugestão para o pequeno-almoço ou para o lanche, que vai maravilhar crianças e adultos. Também a pode preparar com chocolate branco.

Croissants de chocolate negro
Croissants de chocolate negro
Ver receita completa

3. Pintxos rústicos com azeitonas verdes, anchovas e tomate-cereja

Muito apreciados na região basca espanhola, são uma das tapas que pode preparar facilmente para usar como entrada ou como petisco na próxima reunião de familiares, amigos e/ou colegas que fizer em casa. Se preferir, use azeitonas pretas ou azeitonas verdes recheadas com pimentos, muito apreciadas no território da Pensínsula Ibérica.

4. Aperitivo fresco de pimentos piquillo

Em Portugal, o nome ainda não diz muito a muitos. Mas, aqui mesmo ao lado, nuestros hermanos são grandes apreciadores desta variedade de pimentos. Muito populares em Espanha, têm um sabor menos intenso que os pimentos vulgares. Está à procura de uma receita diferente para uma entrada? Não procure mais. Esta é a sugestão ideal para si!

Aperitivo fresco de pimentos piquillo
Aperitivo fresco de pimentos piquillo
Ver receita completa

5. Camembert panado com doce de framboesa

Uma receita francesa, deliciosa, com as calorias e a (pouca) gordura sob controlo. Recomendada para crianças, idosos e desportistas, é também indicada para pessoas que sofram de osteoporose e/ou que tenham problemas com os dentes. É confecionada com o popular queijo camembert, originário da região da Normandia, no norte de França.

Camembert panado com doce de framboesa
Camembert panado com doce de framboesa
Ver receita completa

6. Burrata com pesto de rúcula e agridoce de tomate

A sofisticação italiana com o toque de um restaurante português em sua casa. Uma receita com assinatura de Patrick Lefeuvre, chef executivo do Sud Lisboa Terrazza, que é uma entrada perfeita para aqueles dias em que lhe apetece uma coisa diferente para fugir à rotina. Em vez de nozes, pode usar avelãs, pinhões ou outros frutos secos.

Burrata com pesto de rúcula e agridoce de tomate
Burrata com pesto de rúcula e agridoce de tomate
Ver receita completa

7. Ovos em cocotte com salmão fumado e pimenta-preta

A origem desta receita é francesa mas o salmão que a integra é proveniente dos países nórdicos do continente europeu. Uma proposta muito fácil, simples e rápida de preparar, ideal para um pequeno-almoço nutritivo ou para um lanche ou ainda como complemento depois de uma sopa num dia de menor fome. Atreve-se a experimentar?

Ovos cocotte com salmão fumado e pimenta-preta
Ovos cocotte com salmão fumado e pimenta-preta
Ver receita completa

8. Timbale de maçãs de Val Venosta, beringela e queijo na grelha

As maçãs de Vale Venosta, no Tirol, uma região alpina na Áustria, naturalmente ricas em boro, uma substância que previne a osteoporose e a artrite, são uma das protagonistas desta receita. Em vez de mozarela, um queijo italiano, pode usar fatias do queijo suíço emmental ou ainda de queijo da ilha, originário da ilha portuguesa de São Jorge.

9. Esparguete com pesto e espinafres

Uma receita de inspiração italiana, plena de paladar, reinventada com um toque mediterrânico. Já sabe o que vai fazer para o jantar de amanhã? Este prato de massa, aromático e saboroso, pode ser uma solução! Adicione 150 gramas de gambas cozidas descascadas à massa no momento de servir para o tornar (ainda) mais saboroso.

Esparguete com pesto e espinafres
Esparguete com pesto e espinafres
Ver receita completa

10. Calzone de grelos, abóbora assada, tomate e cogumelos

Se é apreciador desta especialidade gastronómica de origem italiana, não conseguirá resistir a esta versão alternativa, também recomendada para vegetarianos e para pessoas que estão a reduzir o consumo de carne. Se preferir, em vez de usar massa de piza de compra, pode prepará-la em casa, seguindo as indicações das dicas da receita.

11. Leite-creme de citrinos e especiarias

Uma receita exclusiva da blogger Marisa Valadas, autora do blogue Sweet my Kitchen e do livro "À descoberta de novos sabores – Dos quatro cantos do mundo para a cozinha portuguesa", publicado pela editora Vogais. A reinterpretação, com um toque de exotismo, daquela que é uma das sobremesas portuguesas tradicionais mais apreciadas.

Leite creme de citrinos e especiarias
Leite creme de citrinos e especiarias
Ver receita completa

12. Crumble de frutos silvestres com aveia e quinoa

Os primeiros, de maçã e frutos silvestres, foram confecionados em Inglaterra mas ganharam grande protagonismo em todo o Reino Unido durante a II Guerra Mundial. Esta é uma versão original e mais saudável desta sobremesa que milhares apreciam. Uma proposta irresistível para quem gosta de doces com pouco açúcar e poucas calorias.

Crumble de frutos silvestres com aveia e quinoa
Crumble de frutos silvestres com aveia e quinoa
Ver receita completa

13. Tiramisu italiano com licor de uísque

Uma alternativa à versão tradicional que, no entanto, mantém todo o sabor que faz desta uma das sobremesas preferidas de muitos em diferentes partes do mundo. Muito económica e simples de preparar, esta especialidade gastronómica italiana surge aqui com o toque de uma bebida que é muito popular na Escócia, em Inglaterra e na Irlanda.

Tiramisu italiano com licor de uísque
Tiramisu italiano com licor de uísque
Ver receita completa

14. Kulich com estrelinhas de chocolate branco

É uma espécie de pão doce com uma cobertura de glacé de açúcar, clara de ovo e sumo de limão. De origem russa, além de ser delicioso e fácil de preparar, é um dos bolos mais apreciados em períodos festivos nos países do leste europeu, mas pode ser degustado em qualquer altura. Em vez de chocolate branco, pode usar pepitas de chocolate.

Kulich com estrelinhas de chocolate branco
Kulich com estrelinhas de chocolate branco
Ver receita completa

15. Sangria de frutos vermelhos com laranja e champanhe

De origem espanhola, não é, no entanto, toda igual. De região para região, difere nos ingredientes. Em família ou entre amigos, esta versão alternativa daquela que é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo vai fazer as delícias dos convidados do seu próximo convívio gastronómico. Um só jarro não vai chegar! Vai uma aposta?

Sangria de frutos vermelhos com laranja e champanhe
Sangria de frutos vermelhos com laranja e champanhe
Ver receita completa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.