Apesar de continuarem a ser muitas as interrogações em relação à transmissão e às consequências efetivas do COVID-19, a maioria dos especialistas não tem dúvidas. "Essa junção pode provocar sintomas mais severos e complicações", advertem.
Ano após ano, esta doença atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Damos-lhe, por isso, sugestões de remédios caseiros e de produtos naturais que aliviam os sintomas e que ajudam a prevenir esta patologia. Os conselhos do naturopata João Beles.
Vários estudos científicos internacionais apontam para os 36,7° C. Segundo os investigadores que os realizaram, esse será o valor ideal para evitar vírus, bactérias e fungos. Este número não é, contudo, estanque, alertam profissionais de saúde de todo o mundo.
Sendo o sorriso o nosso cartão de visita, este influencia a confiança e autoestima, impactando a vida em sociedade, tanto familiar, como amorosa e até profissional, pelo que é importante procurar soluções que sejam fáceis, rápidas e seguras. As explicações são do médico dentista César Kelly Pimentel
A pele habitua-se aos cremes: será mito ou realidade? Neste vídeo, a médica dermatologista Helena Toda Brito comenta esta dúvida e explica como as características e necessidades da pele se alteram ao longo da vida.
O que sabe sobre epilepsia? Tem a certeza que algumas das suas convicções não são na verdade apenas mitos? Um artigo da médica neurologista Rute Teotónio.
A Síndrome de Sjogren afeta pessoas em qualquer idade, mas à semelhança de outras doenças autoimunes, atinge maioritariamente indivíduos do sexo feminino e surge sobretudo entre os 40 e os 50 anos. As explicações são de Maria José Rego de Sousa, médica, doutorada em Medicina, especialista em Patolog
O “joanete”, referido na comunidade médica como Hallux Valgus, é a doença mais comum nos pés dos adultos nos dias de hoje. Um artigo do médico Franz Walter Boensch, da Clínica PainCare.
A enxaqueca é a segunda maior causa de anos vividos com incapacidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Conheça esta patologia com as explicações da médica e professora Raquel Gil Gouveia, especialista em Neurologia.
Ser mais musculado e ter abdominais delineados continua a ser o sonho de muitos homens. Hoje em dia, graças à evolução da medicina, é possível tê-lo em pouco tempo e sem riscos. As explicações são do médico João Martins, especialista em Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva.
Os xantelasmas são pequenos depósitos de gordura (pápulas ou placas) que se localizam logo abaixo da pele, especialmente em redor dos olhos. Um artigo da médica Ana Silva Guerra, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.
A doença arterial coronária (DAC) é uma doença crónica, progressiva e associada a um elevado risco de eventos cardiovasculares, em particular o Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal. Rreduzir o consumo de sal, de álcool, de açúcar e de gorduras saturadas e a aumentar a ingestão diária de vegetais e fruta deve ser uma prioridade. Mas está, todavia, longe de ser suficiente.
Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, esclarece esta dúvida. Em Portugal, estima-se que 13% dos homens, cerca de meio milhão, sofra deste problema. Muitos ainda o escondem. Por vergonha.
Nunca saia de um consultório com dúvidas. Dentro dos limites da razoabilidade, deve colocar todas as questões que o afligem e informar-se sobre os tratamentos e/ou as cirurgias que lhe são prescritos. Saiba ainda qual é a lista que deve sempre levar.
A única forma totalmente segura de não ser contagiado é evitar o contacto com pessoas infetadas, aliando esse comportamento preventivo a lavagens frequentes das mãos. Existem, todavia, outros hábitos saudáveis que os especialistas também recomendam.
Para além dos medicamentos que pode tomar e dos tratamentos que pode fazer, também há alterações que pode introduzir no seu estilo de vida que vão prevenir e até combater o problema. As recomendações dos especialistas que não deve, de todo, descurar.
O cancro do pâncreas é o 12.º mais comum no mundo, sendo a oitava causa de morte nos homens e a nona nas mulheres. Apesar de raro, regista a taxa de sobrevivência mais baixa de todos os cancros. Um artigo do médico Hélder Mansinho, Oncologista e Presidente do Grupo de Investigação do Cancro Digestiv
As explicações são do professor Luís Costa, médico oncologista da Unidade da Mama da CUF Instituto de Oncologia. Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.
O cancro do colon e reto, vulgarmente designado “dos intestinos”, é uma das formas mais comuns de cancro em Portugal: é mesmo o diagnóstico oncológico mais frequente e a segunda causa de morte por este tipo de doenças. As explicações são do médico oncologista António Quintela.
Como agente causal principal do cancro do colo do útero encontra-se a infeção persistente por um dos tipos oncogénicos do vírus do papiloma humano (HPV). Um artigo da médica e ginecologista-obstetra Ana Maria Coelho.