• Em Setúbal todos conhecem o massacote e dedicam-lhe uma semana

    O massacote, um peixe desde há muito consumido na cidade à beira Sado, está em destaque entre 27 de maio e 4 de junho em duas dezenas e meia de restaurantes de Setúbal. Uma semana gastronómica que inclui uma aula de culinária gratuita.

    Olivier despede-se de antigo restaurante e apresenta novo espaço

    O restaurante “Olivier Avenida” do chef português Olivier da Costa reabriu em Lisboa com um novo conceito. O espaço foi renovado, para criar um ambiente moderno, e a carta revela uma inspiração mediterrânica com forte associação à cidade de Lisboa e à sua vocação cosmopolita.

  • Foz Côa: “Capital do Douro Superior” elege os três melhores néctares da região

    A 21 de maio, 28 jurados elegeram os três melhores vinhos do Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa. A concurso estiveram mais de 150 referências entre brancos, tintos e vinhos do Porto. Uma iniciativa que decorreu no contexto do “Festival do Vinho do Douro Superior”.

    Este jardim no Douro é para se comer

    O projeto “Jardim Gastronómico” junta cerca de 250 espécies de legumes, frutos, ervas aromáticas e flores comestíveis, uma iniciativa que celebra a biodiversidade e junta a Quinta do Portal, em Sabrosa, e a empresa Ervas Finas.

  • Alentejo: Mais de duas centenas de vinhos à prova no Évora Wine

    De 2 a 4 de junho, a Praça do Giraldo, em Évora, volta a receber o Évora Wine, uma iniciativa dedicada a todos os amantes de vinho e que contará com a presença de 40 produtores e cerca de 250 vinhos à prova.

  • Cascais: Rei D. Carlos e saloios vão passear-se pelo Mercado da Vila

    Entre 26 e 28 de maio o Mercado da Vila, em Cascais, revisita pelo segundo ano os mercados típicos do século XIX. Uma recriação onde não faltarão padeiros, agricultores, ardinas, amoladores, barbeiros, engraxadores. Haverá ainda espaço para vendas, animação e gastronomia tradicionais.

    Rota de Tapas: Está aberta a época oficial de caça ao petisco em Lisboa

    Até 4 de junho picar em Lisboa é sinónimo de Rota de Tapas. A iniciativa que junta 29 restaurantes na capital mantém o formato a que nos habituou nas últimas oito edições, 1 tapa mais uma cerveja Estrella Damm por 3,00 euros. Para não cansar entre deslocações há terminais de tuk tuk disponíveis.

  • Lisboa: Red Frog eleito o “Melhor Bar do País” quer estar no top 50 mundial

    O bar de cocktails Red Frog foi reconhecido como o “Melhor Bar do País” e distinguido com a “Melhor Carta de Bar” no decorrer do Lisbon Bar Show. Isto pela segunda vez consecutiva. Agora, o objetivo da equipa que coordena o bar lisboeta sobe alguns pontos: colocá-lo entre os 50 melhores do mundo.

  • Estoril: Obra da escritora Angela Carter motiva um dos jantares do ano. Há 10 lugares por ocupar

    A 23 de maio decorre um jantar que promete ser muito mais do que comida à mesa. Há meses que uma equipa de alunos e docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril prepara uma experiencia multissensorial em torno da cozinha. O motivo: os 25 anos sobre a morte da escritora Angela Carter. Um jantar exclusivo, inspirado na literatura. Estão abertas 10 vagas para convidados.

  • Restaurante Masstige Avenidas: No vácuo também há vida, ou melhor, boa comida

    “Drink Me”, “Take Me”, “Eat Me”, lemos nas paredes do restaurante Masstige Avenidas, em Lisboa. Uma tripla vocação que este mês de maio chega com novidades. Novo serviço de take-away em embalagens a vácuo, carta renovada e a promessa para breve de Festas AfterWorks.

  • Lisboa: Os melhores cocktails do mundo à prova no Convento até quarta-feira

    A organização deste Lisbon Bar Show está otimista para esta quarta edição. Nos dois dias do evento, a 16 e 17 de maio, estima-se que perto de quatro mil visitantes vão passar pelo Convento do Beato. Não é para menos, em Lisboa vão estar os melhores barmen do mundo.

  • Lisboa: É preciso Sangue na Guelra para levar à mesa torresmos de lodo

    E se de repente o jantar fosse Taralhão com morangos verdes e chagas, Conta-gotas, Massa-mãe temperada com cabeças de camarão assadas, Torresmos de lodo? Estes são alguns dos pratos dos jantares “Young Chefs With Guts”, até final do mês de maio em Lisboa.

  • A Rota de Tapas mais famosa de Portugal arranca este ano em Faro

    A 9ª edição da Rota de Tapas Estrella Damm ruma a sul e arranca pela primeira vez em Faro, de 11 a 28 de maio. Lisboa, Porto e Braga, recebem também o evento de 18 de maio a 4 de junho.

  • Figueira da Foz dedica um mês de festival à Salicórnia, o “espargo do mar”

    É comum entre os marnotos, os homens que laboram nas salinas, chamarem a uma erva que cresce nos sapais, o “espargo do mar”. Em tempos considerada uma praga, hoje tida como produto gourmet e um excelente substituto do sal, a Salicórnia está a motivar um festival na Figueira da Foz.

  • Alentejo: Esporão vai abrir as portas da sua garrafeira para partilhar vinhos raros

    O Esporão abre anualmente as portas da sua garrafeira para partilhar alguns vinhos raros e antigos. A prova anual da garrafeira Esporão, a 13 de Maio, no Enoturismo da Herdade, está limitada a 12 lugares.

  • Moscatel Roxo Venâncio da Costa Lima traz 1º lugar do mais antigo concurso internacional de vinhos

    “O melhor entre os melhores”. Foi com esta designação e uma medalha de ouro que o Moscatel Roxo, da casa Venâncio da Costa Lima, Península de Setúbal, voltou para Portugal no final do mais antigo concurso internacional de vinhos, Challenge International du Vin.

  • Chefes João Rodrigues e Henrique Sá Pessoa convidam para jantares inspirados no café

    Os chefes João Rodrigues e Henrique Sá Pessoa voltam a participar na 3ª edição do roteiro de alta gastronomia Nespresso Gourmet Weeks e recebem nos seus restaurantes outros chefes convidados para a quatro, ou mais mãos, criarem menus exclusivos em que o café é a estrela de toda a refeição.

  • Cerejas do Fundão foram a leilão e saíram por 300 euros nas mãos do Chefe Vítor Sobral

    No Fundão as primeiras cerejas já saíram dos pomares e com elas decorreu um singular leilão em Lisboa. Dois quilos de cerejas estiveram em licitação a 4 de maio. O chefe Vítor Sobral chegou para ganhar e arrecadou a primeira fruta do ano por 300 euros.

  • Por 450 euros já pode comer em casa a pizza portuguesa candidata a maior do mundo

    É portuguesa, tem 1.81 metros de diâmetro, mais de dois metros quadrados, e pretende suceder ao recorde da Big Mama's and Papa's Pizzeria, em Los Angeles. A pizza apresentada na BigPizza, em Vila Nova de Gaia e que concorre ao Guinness World Records pode ser encomendada para consumo em casa.

    Futuro da cozinha nacional passa por consumo responsável e educação das crianças

    O futuro da gastronomia portuguesa passa pelo consumo responsável, respeito pela sazonalidade dos produtos e valorização dos pequenos produtores, defende um manifesto apresentado hoje em Lisboa, que reclama que as crianças aprendam a cozinhar “comida saborosa e saudável”.

  • Empresa portuguesa lança infusão especial para o Dia da Mãe

    Para assinalar a data, a NaturalConcepts, que detém a marca Folha D'Água, aposta numa mistura que alia notas de maçã e ruibarbo ao toque delicado das pétalas de rosa.

  • Este é o fim-de-semana dos brunchs a 10 euros em todo o país

    Trinta restaurantes e cafés de todo o país juntam-se no primeiro Misk Brunch Weekend a 6 e 7 de maio. Os menus vão estar todos a 10 euros para celebrar o lançamento de uma nova aplicação móvel para a restauração.

  • “A expressão cozinha portuguesa aplica-se a muita coisa que não o é” - Maria de Lourdes Modesto

    Na sessão de abertura do evento Sangue na Guelra, a 5 de maio, em Lisboa, a gastrónoma Maria de Lourdes Modesto foi desafiada a comentar a atual cozinha portuguesa face à produção tradicional. Mostrou-se crítica: pratos desvirtuados, cozinheiros celebridade. Mas também houve elogios.

  • É já este fim-de-semana, o Sangue na Guelra, o festival gastronómico mais irreverente do país

    Ao completar cinco edições o Sangue na Guelra, festival aberto ao grande público e que promete como sempre romper conceitos, apresenta-se em três momentos: o Simpósio, que pretende impulsionar o Novo Movimento da Cozinha Portuguesa, o festival de rua Lisboa Food Festival, três jantares exclusivos, com os melhores e mais jovens chefes de todo o mundo.

  • El Bulo Social Club by Chakall aposta no jazz

    A partir de amanhã, vai ser possível ouvir o som do saxofone, da guitarra e do contrabaixo de André Santos Trio enquanto se degustam as especialidades da ementa do restaurante do chef argentino.

  • Lisboa: Como reage um chefe irlandês à nossa cozinha? Dia 17 vamos saber no restaurante LOCO

    Desde Outubro de 2016 que a cozinha do restaurante LOCO tem estado aberta a outros cozinheiros. Atsushi Tanaka e Daniel Burns passaram por lá para cozinhar com Alexandre Silva, que recebe a 17 de maio JP McMahon, fundador do Food on the Edge, um dos maiores simpósios de gastronomia do mundo, na Irlanda.

    Pão à Mesa com sabor a verão

    O restaurante apresentou a sua nova carta para esta temporada, onde sobressaem pratos tradicionalmente portugueses, vindos de várias zonas do país.

  • “A Verdadeira Cozinha Americana”: Esta não é uma história só de índios e cowboys

    Não é possível entrar e sair com a mesma opinião da conversa com Margarida Pereira-Müller a propósito do tema do seu mais recente livro “A Verdadeira Cozinha Americana – História e Receitas”. Isto se consideramos, à partida, que comer nos Estados Unidos é sinónimo, unicamente, de fast food. Não o é, e esta entrevista faz prova disso mesmo.

  • Inédito em Portugal, o Barca Velha 2008 recebe 100 pontos em revista norte-americana

    A colheita Barca Velha de 2008 recebeu a distinção máxima de 100 pontos pela revista especializada Wine Enthusiast. Este vinho icónico da Casa Ferreirinha, produtor duriense, alcança assim o feito inédito de ser o primeiro vinho português não fortificado a atingir a pontuação máxima numa publicação norte-americana de referência.

  • Esperámos 70 anos para bebermos este novo Licor Beirão. E é de Honra

    Para fechar o ano de comemorações do centenário do nascimento do fundador da empresa produtora do mítico Licor Beirão, a casa sediada na Lousã, lança o filho mais novo desta bebida secreta composta por 13 ingredientes. O novo “Beirão de Honra” acresce na fórmula a aguardente vínica envelhecida.

  • 10 dias calientes no TRYP Oriente

    A Semana Mexicana no Bistrô & Tapas propõe pratos tradicionais da Cantina Mexicana, São 10 especialidades a 10 euros, entre os dias 26 de abril e 7 de maio

  • Algarve Chefs Week desafia a inspiração

    “Consertiscos” é o tema da 7ª edição da Algarve Chefs Week, que regressa entre 29 de maio e 4 de junho com a participação de 14 profissionais. O Mercado de Loulé antecipa o evento com três worksops de cozinha

  • Mais de 50 sopas alimentam Tomar

    A cidade dos Templários acolhe o XXIV Congresso da Sopa, numa iniciativa do Município em parceria com mais de 30 restaurantes, associações e produtores de vinho locais.

  • Almada dá a provar a sua gastronomia com direito a prémios

    O 13.º Concurso Gastronómico do Concelho de Almada "Outros Sabores" decorre de 1 de maio a 25 de junho

  • Quando uma loja se transforma na cozinha de Chakall

    Chakall irá estar no próximo domingo, entre as 17h00 e as 20h00, na Worten do Centro Colombo, para um showcooking aberto a todos os clientes da loja e fãs do carismático chef argentino.

  • Semana da Cavala arranca em Setúbal

    O evento gastronómico conta com a participação de 26 restaurantes aderentes de 28 de abril a 7 de maio. Inclui experiências ao vivo, uma aula de culinária e uma degustação comentada

    “Faz sentido comprarmos maçãs italianas, quando temos maçãs do Minho a desaparecer?” – Fortunato da Câmara

    Fortunato da Câmara, crítico e estudioso do fenómeno alimentar propõe-nos no seu mais recente livro um encontro com produtos que são tesouros escondidos no nosso território: Mangas celestiais, mini kiwis sem pele, pêssego rosa de Colares, cherovia. Mas também nos deixa um alerta, para a extinção de preciosidades alimentares.

  • ‘DOURO TGV’ chega a Vila Real

    Turismo, Gastronomia e Vinho constituem o “TGV” que visa promover o melhor do Douro no Regia-Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia, em Vila Real, de 10 a 12 de maio

  • Lisboa: No início de maio volta a festa rija ao Martim Moniz

    A 6 e 7 de maio o STREET FEST volta a animar a praça do Martim Moniz, em Lisboa. O visitante encontra vários conceitos de comida, feira de artesanato e animação ao som de DJ´s.

  • Dezenas de “Vinhos de verão” à prova no Mercado da Vila de Cascais

    O Mercado da Vila, em Cascais, antecipa a chegada do verão e apresenta entre 28 e 30 de abril frescas sugestões em brancos, verdes, rosés e espumantes para o tempo mais quente. Quase 30 produtores nacionais apresentam os seus vinhos. Um Mercado do Vinho que inclui queijos, enchidos, leitão, salgadinhos e outras especialidades.

  • Cake designer portuguesa ganha prémio em Londres

    Eva Lopes, pasteleira natural de Aveiro, já tinha sido distinguida num concurso internacional de decoração de bolos com uma representação de Luís de Camões em 2016.

  • Na Ericeira não há só praia e surf. Também há gastronomia

    Primeiro foi a notícia surpreendente do melhor pastel de nata. Depois vieram os festivais do Ouriço-do-Mar e da Raia. Mas ainda não acabou: até junho, são 4 os eventos gastronómicos que acontecem na vila à beira mar.

  • Porto: Adegga WineMarket com 500 vinhos à prova em ambiente descontraído

    O Porto Palácio Congress Hotel & Spa volta a abrir portas, a 29 de abril, ao Adegga WineMarket. O evento permite descobrir os melhores vinhos de 60 produtores selecionados e traz grandes novidades, entre elas a mesa de Speed Tasting.

  • Empresa norte-americana lança cerveja para cães

    Bowser Beer for Dogs é enriquecida com vitaminas que melhoram a saúde das articulações dos animais. Um pack de seis garrafas custa 35,99 dólares, mais de 30 euros.

  • A 18 de maio vamos ter o Dia Nacional do Cocktail e há descontos

    Mais de cem bares em todo o país juntam-se às celebrações do Dia Nacional do Cocktail, a 18 de maio, com uma bebida especial e descontos. No Mercado de Arroios, em Lisboa, vão estar os melhores barmen do mundo.

  • Vinho Poseidon andou mais de 70 dias no mar e regressa a terra “mais aveludado”

    Após 72 dias em alto mar a bordo do bacalhoeiro Coimbra, a nova remessa de vinho Poseidon, do produtor Lua Cheia em Vinhas Velhas, regressou a terra. A primeira prova do néctar foi efetuada pelo enólogo Francisco Baptista na proa da embarcação.

  • Pepinos preferem Rock ao Jazz e gostam de “dormir” confortavelmente

    A Hendrick´s, produtora escocesa de Gin, desafiou um cientista australiano a uma experiência única com pepinos. Os resultados parecem mentira de 1 de abril. Os pepinos apreciam rock, gostam de dormir com conforto e adoram perfumes suaves. Tudo isto explicado item por item.

  • Porto: Neste jantar mistério à beira Douro só 12 pessoas podem participar

    Imagine o seguinte: senta-se à mesa com outros 11 comensais, uns conhecidos, outros desconhecidos. Junte-lhe o seguinte item: um chefe de cozinha prepara-lhe um menu surpresa exclusivo inspirado em carnes. Vai acontecer a 20 de abril, no restaurante RIB BEEF & WINE Porto.

  • Foz Côa: Festival do Vinho do Douro Superior 2017 promete frente a frente entre produtores e consumidores

    Vila Nova de Foz Côa, na sub-região do Douro Superior, recebe entre 19 e 21 de maio o Festival do Vinho do Douro Superior. O palco principal, no que toca aos vinhos, sabores e à música, vai estar montado no EXPOCÔA - Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, mas a animação, estende-se à cidade.

  • Bola doce é obrigatória nas mesas de Páscoa do Planalto Mirandês

    Em tempo de Páscoa a bola doce é presença obrigatória à mesa dos apreciadores do Planalto Mirandês, no distrito de Bragança, devido ao seu sabor único e textura diferenciada, o que lhe permitiu ganhar visibilidade fora do seu território.

  • Lisboa: Mais de 200 vinhos imperdíveis e 40 produtores na Wine Fest 2017

    A 22 de abril mais de 200 vinhos premium, de 40 produtores, vão estar à prova no Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa. Trata-se de mais uma edição da Wine Fest.

    Isto é o que se come nos cinemas

    Em Portugal, o que é habitual comer-se para um serão de cinema é um balde de pipocas. Mas, apesar de isso acontecer cá, não quer dizer que seja assim para outros países. Veja alguns exemplos de aperitivos que pode comer nos cinemas nos diversos cantos do mundo.

  • Chefes Michelin portugueses preparam oito jantares únicos com cafés raros do Nepal e África

    Oito chefes Michelin, oito jantares exclusivos em quatro regiões portuguesas. O roteiro desta terceira edição da Nespresso Gourmet Weeks arranca a 19 de abril no Porto. O desafio: fazer prova de que o café também se come. A iniciativa é aberta ao público em geral.

  • Produção mundial de vinho caiu 3,2% em 2016

    A produção mundial de vinho caiu 3,2% em 2016, fixando-se nos 267 milhões de hectolitros, afetada principalmente por fenómenos climáticos como o El Niño, que prejudicou a Argentina, o Brasil e o Chile, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

  • Em Cascais a cozinha japonesa e peruana encontram-se no mesmo prato

    Uma mirada nas imagens neste artigo pode levar à pergunta: Porque diabo um restaurante de cozinha peruana apresenta pratos da mesa japonesa? Porque o Waka Cevicheria é um restaurante de cozinha Nikkei, fusão da gastronomia sul-americana com a nipónica. Este abril a carta traz novidades.

  • Lisboa: Na 24 de Julho a calçada é nova e já ganhou a primeira esplanada

    Quem não passa sem o carrinho queixa-se que lhe faltam lugares para estacionar. Quem vê a garrafa meio cheia, olha para um passeio novinho em folha a pedir uma esplanada. O restaurante Popolo adiantou-se e já fincou 60 lugares na renovada Avenida 24 de Julho.

  • Lisboa: O novo Wine Bar no Chiado não é grande, é enorme

    Restaurante, petiscaria, garrafeira e loja de produtos regionais, este é um wine bar em formato XXL. O Wine District conta com 600 metros quadrados e capacidade para 180 pessoas.

  • Peru chegou a Lisboa carregadinho de sabores globais

    Em agosto último abria na capital o Segundo Muelle, restaurante de cozinha 100 % peruana. O mesmo é dizer, de cozinha sul-americana que não disfarça todas as influências que a enformam. Japão, África, Europa. Está tudo lá e é bom.

  • Um vinho branco feito de uvas tintas. Chama-se Invisível e é filho do Alentejo

    O mercado nacional já está a provar a oitava edição de um vinho que parece mentira, mas não o é. O Invisível, da Adega da Ervideira, é um vinho branco alentejano cheio de garra e personalidade, produzido a partir de uma casta tradicionalmente associada aos tintos. Para breve, o produtor anuncia um lançamento único: a prova do primeiro espumante que estagiou nas águas de Alqueva.

  • Fundão: Aqui comem-se bem os sabores da Páscoa

    O cabrito no forno, o borreguinho com azeite, alho e alecrim e as papas de carolo estão entre as propostas da oitava edição do festival gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Páscoa”. A iniciativa que decorre entre até 17 de abril envolve 25 restaurantes e pastelarias do concelho beirão.