• O que comer em véspera de testes e exames?

    Para além dos bons hábitos alimentares - já vamos saber quais -, dormir no mínimo oito horas é essencial. No Dia Nacional do Estudante, conheça os conselhos da nutricionista Rita Morais.

    Este pai decidiu tornar os rascunhos dos filhos em desenhos incríveis

    A veia artística parece correr nesta família

  • Serão os homens de hoje melhores do que os seus progenitores?

    Os pais portugueses da era atual tendem a ser mais afetuosos e próximos dos filhos do que os das gerações anteriores. Três testemunhos surpreendentes.

  • Os desafios dos pais modernos

    Nos últimos 20 anos, muita coisa mudou na parentalidade. Um psicólogo clínico e um pediatra explicam o lugar que os progenitores de hoje ocupam nas novas famílias.

    Esta família não paga impostos porque diz que a terra é de Deus

    Na Tasmânia, Austrália, uma família recusa-se a pagar as taxas do concelho há sete anos porque diz que a terra onde vivem pertence a Deus. A desculpa inovadora não está a pegar.

  • Alguma vez falou (a sério) sobre drogas com o seu filho?

    O tema deve ser abordado em casa, sem tabus, defende o pediatra Mário Cordeiro que, em entrevista à Prevenir, ensina como o podemos fazer para a mensagem sair reforçada.

    As coisas que as avós fazem e que você adora

    Relembre coisas maravilhosas que só as avós fazem ou as relíquias incríveis que só elas têm e faça uma viagem ao passado.

  • Sinais de que a sua família anda stressada (e como dar a volta)

    O dia a dia de uma família pode ser stressante. Manhãs apressadas, levar os miúdos às atividades extracurriculares, fazer as refeições e, no meio de tudo isto, os pais ainda têm de trabalhar. Se a sua família anda stressada, saiba como pode minimizar a ansiedade de todos lá em casa.

    Esta mãe cortou os doces à filha e tornou-se sensação nas redes sociais

    O sucesso de uma mãe sueca na luta contra o açúcar transformou-a num exemplo de vida e na mais recente sensação das redes sociais.

  • 21 dicas para que os seus filhos comam melhor

    Um texto de Miguel Figueiredo, Coaching Alimentar.

  • Não tenha medo de contrariar o seu filho

    Especialistas defendem que, para crescer, é preciso que a criança chore e sinta dor, viva conflitos e que se sinta confrontada e que o seja mesmo. Veja como deve agir para a ensinar a ser (mais) feliz.

  • Os cuidados a ter com as crianças durante o Carnaval

    Todos os anos, há relatos de filhos que se perdem dos pais nos desfiles e de bebés que ficam com pesadelos depois de ir a festas barulhentas. Veja os comportamentos que podem ser prejudiciais.

  • Pai cria ensaio fotográfico para a filha inspirado em "A Bela e o Monstro"

    Josh Rossi é fotográfo mas também pai. E para celebrar o Dia dos Namorados ofereceu à sua filha de 3 anos um presente inesquecível: um ensaio fotográfico inspirado no filme Disney, "A Bela e o Monstro". O resultado? Um verdadeiro conto de fadas.

  • A felicidade também se aprende

    Apostar na filosofia da vitória na educação das crianças, como fazem muitos pais, pode dar mau resultado. Veja os conselhos de uma socióloga especialista em felicidade na infância.

  • A ordem pela qual nasceu tem implicações na sua vida amorosa

    Se tem irmãos, saiba que a ordem pela qual nasceu tem implicações em diversos aspetos da sua vida, incluindo as relações amorosas, isto graças a traços da personalidade que fomos construindo desde a nascença.

  • Luto e acontecimentos de Vida: O que ninguém nos diz

    "O que não nos mata torna-nos mais fortes". "Já foi há tanto tempo, aprende-se a viver". Crescemos a ouvir frases feitas, na intenção de nos ajudarem a continuar.

  • Não quer que o seu filho minta? Então não lhe faça o mesmo

    Descubra porque mesmo as chamadas "mentiras brancas" que os pais muitas vezes dizem aos filhos, são extremamente prejudiciais e podem contribuir para problemas graves no futuro.

  • Tire o tablet ao seu filho e dê-lhe um instrumento musical

    O conselho é dado por Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro «El cerebro del niño explicado a los padres», que garante que as aulas de música estimulam a memória e a inteligência.

  • Aquisição e desenvolvimento linguístico: Qual é prioritário? A fonética? A fonologia? Ou a sintaxe?

    A comunidade em geral quando ouve que alguém faz terapia da fala entende que essa mesma pessoa, independentemente da idade, muito provavelmente não consegue dizer o ‘l’ e o ‘r’, ou o ‘lh’ ou ainda o ’z’, ou então todos estes e mais alguns… e mais do que isso, que terapia da fala é só para crianças. Bem, nenhuma das duas assunções é verdadeira!

  • Mãe, pai, já estudei!

    Eis uma frase que todos os pais conhecem. Grande parte das vezes ouvir esta frase significa “mãe, pai, já li”. E é ver os pais ­perplexos e pensativos interrogando-se como pode ter o filho já ter estudado se passou tão pouco tempo desde o momento em começou a estudar.

  • Os segredos dos bons alunos analisados à lupa

    Um bom método de estudo é composto por várias técnicas cuja complexidade varia consoante o ciclo de estudo. O professor universitário Jorge Rio Cardoso ensina a criar um.

  • Saldos para os mais pequenos

    Agora que os saldos estão cada vez melhores, é altura de aproveitar e investir em peças e acessórios para os mais pequenos, a preços muito acessíveis.

  • Parto por cesariana: uma grande prova de amor, força e coragem

    Monet Nicole Moutrie dedica a sua vida a fotografar um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher: o nascimento de um filho. Tendo em conta que por detrás da cicatriz da cada cesariana se esconde uma história, a fotógrafa escreveu um artigo para o site ‘Cord Mama’ onde homenageia todas as mulheres que não tiveram um parto natural.

  • Hábitos de mães que têm filhos pequenos

    Pessoas com estilos de vida parecidos por norma, desenvolvem hábitos parecidos. Descubra quais os hábitos mais comuns entre as mães que têm filhos pequenos e descubra se estes a ajudam ou prejudicam.

  • Torne a sua família amiga da natureza

    Fique a conhecer de que forma pode fazer uma revolução ecológica em casa e ensinar os seus filhos a tornarem-se amigos do ambiente.

  • A importância da avaliação multidisciplinar

    A avaliação é um domínio fundamental do conhecimento porque nos permite formular juízos e tomar decisões fundamentadas. De um modo mais ou menos formal, a avaliação está presente em todos os domínios académicos e em todas as áreas da atividade

  • Conhecer o potencial inato das crianças

    Gostaria de conhecer o(s) seu(s) filho(s) verdadeiramente? Gostaria de conhecer a sua personalidade Única? Gostaria de conhecer os seus talentos, o seu potencial e as qualidades inatas que a vida lhes atribuiu? Gostaria de contribuir ativamente para o seu sucesso e realização? Um texto de Isabel Leal.

  • Quando os pais matam um filho: a explicação de uma psicóloga

    Um ato que foge à norma choca. A morte de um filho pela mãe ou pai (filicídio) choca ainda mais, porque vai contra a ideia estabelecida de que os pais têm de amar incondicionalmente os filhos. um artigo da psicóloga clínica Sílvia Botelho.

  • Perturbações do Espetro do Autismo: O que é a Intervenção Parental e quando faz sentido?

    Um dos motivos mais frequentes na procura de ajuda dos pais são as dificuldades em saber como lidar com o comportamento dos filhos. É frequente ouvir como o comportamento de crianças com PEA ou suspeita deste quadro parece interferir de forma desgastante no dia-a-dia da família e da própria criança.

  • A dança dos rankings

    Tendo decidido não escrever sobre os rankings mudei de ideias depois de ler o  texto de opinião do Secretário de Estado de Educação João Costa “ O que os rankings não dizem” e da reportagem do Público sobre a Escola de Porto de Mós.

    Ideias para entreter as crianças sem gastar dinheiro

    De férias e fartos de estar sem fazer nada? Porque não pôr a criatividade em prática e convidar os seus filhos para fazer algumas atividades super giras? Eles vão adorar e você também, principalmente porque são grátis.

  • 7 preocupações a ter antes de comprar presentes para os mais pequenos

    Os mais caros estão longe de ser os melhores. A garantida é dada por um estudo internacional e corroborada pelo médico pediatra Mário Cordeiro. Saiba porquê!

    Livros para pais, bebés e crianças

    Sugestões de leitura para todos lá em casa!

  • Conduza com segurança neste Natal

    Sabia que grande parte dos acidentes rodoviários acontecem nos períodos das férias, nomeadamente nas miniférias de Natal? É preciso ter consciência que uma condução descuidada e a falta de verificação das condições de funcionamento do seu veículo prejudicam a segurança. Para uma viagem tranquila siga as seguintes dicas.

    Acessórios que vão facilitar a vida dos pais

    Todos os pais e mães sonham com acessórios funcionais que ajudem na vida do dia a dia. Para isso, preparámos-lhe uma galeria repleta de acessórios que vão tornar a sua vida mais facilitada.

  • Os melhores fotógrafos de crianças e famílias

    De norte a sul do país, existem os melhores profissionais à espera de captar num segundo o seu momento feliz. Dê uma vista de olhos nas nossas sugestões e encontre o fotógrafo perfeito.

  • Profissão: "CEO Familiar, Diretora Executiva do Lar ou General Manager da casa"

    São mulheres que, pela família, fizeram escolhas: optaram por ficar em casa com os filhos e ser donas de casa a tempo inteiro. Fique a conhecer algumas histórias.

    Os 20 truques mais criativos de pais para pais

    Precisa de ajuda com crianças? O Bored Panda compilou uma série de truques, inventados por pais, que pode ajudá-lo a lidar melhor com os seus filhos, nas mais diversas situações.

  • Os erros que não pode cometer quando comprar brinquedos

    Nem todos os peluches, jogos e materiais são seguros para todas as crianças. Veja os cuidados que deve ter sempre que quiser oferecer um presente aos mais pequenos.

  • Quando as crianças recusam os novos companheiros dos pais

    O conceito de família é hoje muito diferente do que (ainda) era num passado muito recente e, com as novas realidades, surgiu uma nova fonte de problemas. Veja o que deve fazer para lidar com o problema.

  • Envolva os seus filhos nas tarefas domésticas

    Integrar as crianças desde cedo nas rotinas familiares, faz deles adultos mais responsáveis e organizados. Descubra como pode envolvê-los nas tarefas domésticas, sem que eles façam birra.

  • As diferentes fases da vida da família

    Ao longo da vida as famílias atravessam uma série de estágios previstos, separados por transições previsíveis (e por vezes também imprevisíveis…). Cada estágio será marcado por alguma mudança em algum membro da família (nascimento, morte, saída de casa etc) e costuma ter impacto em todo o sistema familiar.

  • O seu filho está aborrecido? Pense duas vezes antes de lhe passar um tablet para a mão

    Não faz mal que os miúdos fiquem entediados de vez em quando. De acordo com o site ‘Bright Side’, os pais não devem estar sempre preocupados em manter os seus filhos ocupados uma vez que os momentos de tédio são benéficos para o seu desenvolvimento.

  • 10 sinais de que é uma mãe milénio

    Enviar mensagens é o modo de comunicação e as redes sociais são a forma de se socializarem. Estas são as mães da nova geração.

  • Educação do paladar: o método francês que o ensina a comer (e a viver) com prazer

    A pensar na diferente forma como as diferentes culturas encaram o ato de comer, o site ‘The Conversation’ faz uma análise sobre como os americanos e os franceses olham para a comida que ingerem diariamente e os efeitos que isso tem na vida das crianças.

  • Maternidade Uncut: a quase realidade

    Chamo-lhe a quase realidade, porque é apenas a minha, os meus óculos de ver o mundo, a minha perceção, e não tenho a pretensão de a generalizar a todas as mulheres. Ninguém diz o quão vai ser difícil, temos apenas a versão romantizada da coisa.

  • Truques para pais de prematuros

    Quando eles recebem alta, é normal os pais ficarem apreensivos e com medo, por isso veja algumas dicas para saber quais os principais cuidados que deve ter com o bebé que nasceu antes da hora.

  • A família e o ano letivo

    Passado o entusiasmo inicial e após a perda do primeiro lápis ou borracha, a escola pode constituir um fator sério de stress para as famílias.

  • A marca CE nos brinquedos é uma garantia de segurança?

    Na hora de comprar e/ou de oferecer brinquedos, muitos pais procuram soluções mais seguras. Mário Cordeiro, médico pediatra, aponta os cuidados a ter.

  • Como educar uma criança mais confiante? Siga estes 18 conselhos

    Uma criança com falta de confiança será uma criança que terá dificuldades em experimentar coisas novas ou desafiantes porque vai ter medo de falhar e de desiludir os outros. Saiba como contornar essa situação.

  • Conselhos para pais que querem ajudar os filhos a ser os melhores alunos

    Descomplique a arte de estudar. Para que o seu filho seja bem-sucedido na escola, tem de ser, acima de tudo, é feliz. O professor Jorge Rio Cardoso explica como o pode auxiliar.

  • Descubra como lidar com os ciúmes do seu filho

    A vinda de um novo bebé por vezes, pode causar ciúmes no irmão mais velho. Para que estes não sejam tão prejudiciais, vamos dar-lhe algumas dicas.

  • A minha filha de 13 anos desmaiou no banho. Devo preocupar-me?

    Ana Serrão Neto, médica pediatra, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, em Lisboa, responde à pergunta.

  • Regras segundo a vontade dos mais pequenos

    Tendo em consideração a natureza, personalidade e comportamentos dos mais pequenos de hoje é importante perceber que novas regras se impõem para os entender e acompanhar. Um texto da autora Isabel Leal

  • Regras básicas de segurança para as crianças

    Quando o tema é a proteção dos filhos, ninguém poupa a esforços para garantir a segurança dos seus bens mais preciosos. Mas, como podemos proteger os nossos filhos sem os sufocar?

  • O que esperar de um processo de Orientação Escolar e Profissional

    A Orientação escolar e profissional não se resume a uma aplicação de testes psicométricos. Estes últimos são apenas uma parte, que não a mais importante, do processo de orientação escolar e profissional. A Orientação escolar e profissional não se resume a uma aplicação de testes psicométricos. Estes últimos são apenas uma parte, que não a mais importante, do processo de orientação escolar e profissional

  • Que medos transmite aos seus filhos?

    Sem fazer por mal, acaba por transmitir aos seus filhos alguns medos, que são reflexos da sua atitude em querer protegê-los de tudo e de todos.

  • “Mãe, sou pansexual”: Como falar de sexo com os filhos nos dias de hoje

    Falar de sexo com os mais novos nos tempos que correm, onde existe um especto muito mais amplo no que toca à sexualidade, é uma tarefa complicada para os progenitores que nem sempre compreendem bem a diferença entre ser pansexual ou assexual. A pensar nisso, o ‘El Pais’ dá-lhe algumas dicas de como abordar este assunto delicado com os filhos adolescentes.

  • Workshop sobre Limpeza Nasal Infantil teve a participação de quase 3 mil pessoas

    O workshop com o pediatra Paulo Oom e a Blogger Cocó na Fralda (Sónia Morais Santos), realizado no dia 20 de outubro com uma duração de 1 hora, atingiu uma audiência de aproximadamente 3 mil pessoas e respondeu a mais de 50 perguntas.

  • Quando as ações dos pais afetam negativamente o comportamento dos filhos

    Acha que é um pai exemplar? O site 'Very Well' fez um artigo onde enumera algumas das coisas que todos os pais fazem e que, de forma inconsciente, podem estar a contribuir para o mau comportamento dos seus filhos.