O Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, será de 9 a 11 de novembro a casa do Essência do Vinho. A edição deste 2024 promete ser “memorável”, ao celebrar 25 anos.
Por uma única noite, a 29 de outubro, num jantar com todos os ingredientes para ser, no mínimo, memorável, o Belvedere, o ristorante italiano do Grande Real Villa Itália, em Cascais, vai receber, vindos diretamente da região de Brescia, o chef Andrea Leali e a sua equipa.
O último trimestre de 2024 iniciou-se e é tempo de começar a pensar no ano que se avizinha. Com isso em mente, as Edições do Gosto apresentam as nove tendências que se prevê que vão marcar o ano de 2025 no universo gastronómico e da restauração.
Até ao final de outubro, o restaurante que se dedica maioritariamente à gastronomia asiática e da América Central oferece um menu especial inspirado na rotina diária de skincare e pensado pelos Laboratórios Vichy.
Com o Magusto como mote, as Caves da Cockburn’s, em Vila Nova de Gaia, abrem portas à quarta edição a um jantar muito especial, com todos os pratos confecionados com castanhas.
Vão ser dois dias totalmente dedicados à cozinha de fogo no Torel Avantgarde, no Porto. Lídia Brás, Rodrigo Cardoso, Harry Quinn e Rodrigo Cláudio e Sara Soares, fundadores da CAOS, serão os convidados do chef João Figueirinhas nos dias 9 e 10 de novembro.
O restaurante e bar de vinhos, a Sala de Prova, localizado na torre do Time out Market Porto, convida para dois eventos gastronómicos, um deles já a17 de outubro, para o evento "Celebrar o outono", um jantar gastronómico com a apresentação das novidades da carta.
Como pode a alta gastronomia reinventar-se para ser sustentável e saudável, sem perder a sua essência? Este é um dos grandes desafios da cozinha contemporânea. Se por um lado a sustentabilidade e a saúde ganharam protagonismo nas discussões globais, por outro, a gastronomia criativa sempre exigiu o
A 16 de novembro, o Enóphilo Wine Fest regressa à cidade do Porto, ao Hotel Crowne Plaza. No local vão reunir-se mais de 35 produtores nacionais, com mais de duas centenas de vinhos em prova.
A propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, a Eurest lançou o 3.º volume do e-book gratuito “Grandes Sabores Sem Desperdício”, com receitas sustentáveis criadas por vários chefs.
Do superalimento vindo de Angola às tradições nascidas em Timor-Leste, da resistência à ocupação indonésia, arranca na sexta-feira uma mostra que, durante cinco dias, vai promover em Macau, a gastronomia lusófona.
Aposta do Grupo José de Mello para o negócio do vinho, a plataforma conta já com um portefólio de cinco quintas em quatro regiões vinícolas de Portugal. A Winestone fez o balanço do primeiro ano de vida e apresentou novidades.
No mês de outubro, o espaço lisboeta promoverá DJ Sessions, com a DJ Mery, e Live Music com diversas bandas femininas, com vista à angariação de fundos a favor da American Cancer Society e da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um contentor de 18 metros quadrados faz crescer 850 plantas por mês e fornece sete restaurantes, um projeto localizado em Lisboa pronto para espalhar pelo mundo as vantagens de semear em pouco espaço e com pouca água.
A 17 e 19 de outubro, a padaria e pastelaria Lully 1661 vai abrir as portas a dois workshops gratuitos que culminarão numa degustação, onde a “estrela” serão os Chouquettes Garnies - a nova criação da padaria "punk-barroca".
De passagem por Lisboa, Verónica Zumalacárregui, apresentadora do canal Casa e Cozinha, dedica um dos episódios da próxima temporada “Comer pelo Mundo” à cidade. Conversámos com a apresentadora que partilhou algumas experiências que teve na capital.
Em novembro, o restaurante La Panamericana, de Chakall, vai proporcionar um jantar vínico que pretende ficar na memória. Além dos melhores vinhos da Quinta da Atela, no prato, o chef promete o mesmo.
A pensar no entretenimento de toda a família, a José Maria da Fonseca preparou um programa de enoturismo para toda a família na sua Casa-Museu, em Azeitão e no Alentejo.
A castanha vive no imaginário outonal e na imagem que fazemos da cozinha de conforto. Mais do que uma guloseima desta estação do ano, a castanha traz uma história de sobrevivência das populações, anterior à introdução da batata na Europa.
O Red Frog, em Lisboa, garantiu um lugar entre os cem melhores bares do mundo em 2024, ao ocupar a 94.ª posição da lista “The World’s 50 Best Bars”. É a oitava vez que o bar português integra aquela tabela com uma centena de referências.
Durante a estação dourada, o Praia no Parque tem Barra Aberta. O Sushi Bar será o palco de quatro chefs que, ao almoço de quatro sábados, juntamente com Paulo Alves, criarão um menu que terá como protagonista um ingrediente-surpresa.
Marca diz estar atenta "às necessidades dos consumidores". Segundo Miguel Abreu, representante da Nescafé Dolce Gusto, "o descafeinado foi muito pedido pelos portugueses".
A 14 de outubro decorre a Prova Anual de Vinhos de Portugal na Bélgica. A iniciativa, na cidade de Bruxelas, conta com a participação de 28 produtores.