Nos últimos 20 anos só em seis choveu o considerado normal, em relação ao período 1970-2000, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alerta para secas mais longas e mais abrangentes.
O mês de julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, com temperaturas quase sempre acima do normal e com um registo de 47 ºC em Pinhão, um novo extremo para julho no continente.
O município de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, criou e instalou esculturas metálicas de grandes dimensões nas três praias fluviais do concelho, para deposição de embalagens e garrafas de plástico.
Investigadores criaram uma plataforma 'online' que, ao reunir dados em tempo real e históricos, apoia os viticultores da Região Demarcada do Douro a gerirem os efeitos das alterações climáticas na vinha, pretendendo agora alargar a solução a outras regiões.
Investigadores estão a tentar remover pesticidas, fármacos e microplásticos das águas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) para que estas possam ser reaproveitadas e reutilizadas noutros fins, como a rega de campos agrícolas e desportivos.
Que relação podemos estabelecer entre a dieta de um urso-pardo a padecer de obesidade e o mesmo problema num humano? Através de exemplos como o aqui citado, a médica Natterson-Horowitz e a jornalista Kathryn Bowers, revelam-nos como a engorda no mundo animal tem um enorme potencial como lição para o
Nem sempre a conduta que assumimos na praia se coaduna com a proteção daquele meio ambiente, nomeadamente da sua vida marinha, dos areais e do mar. Usar um protetor solar amigo do ambiente, evitar champôs nos chuveiros de praia e, naturalmente, não espalhar resíduos são práticas sensatas. Eis cinco
A cidade austríaca de Linz decidiu apagar a iluminação das pontes e edifícios públicos, a partir das 23.00 horas, como uma primeira medida para poupar energia, quando se admitem problemas no inverno com os fornecimentos de gás russo.
Um estudo que envolveu investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental concluiu que, entre 2015 e 2019, os eventos de "mortalidade em massa" no mar Mediterrâneo foram provocados por uma série de ondas de calor marinhas.
As atuais políticas públicas de apoio à produção de leguminosas em Portugal são insuficientes, conclui um relatório divulgado hoje, que sublinha o impacto ambiental da pecuária e defende mais incentivos à transição para uma alimentação de base vegetal.
Quatro associações ambientalistas apelaram ao ministro da Ambiente para a "urgência" de uma intervenção para por termo à poluição no rio Ocreza, "que mais uma vez se encontra extremamente poluído", um episódio que dizem repetir-se anualmente.
As décadas de desinformação sobre as alterações climáticas deixaram marca e levam muitas pessoas a duvidarem das evidências científicas, adiantam investigadores sobre o tema.
A multinacional Unigel lançou hoje 'a primeira pedra' daquela que será a maior fábrica de hidrogénio verde do mundo, colocando o Brasil na vanguarda da produção industrial deste tipo de combustível limpo.
Estudantes da Escola Secundária de Santa Maria da Feira vão criar duas redes de sensores que permitirão monitorizar indicadores como a população de abelhas em áreas rurais e os níveis de ruído e afluência humana em contexto citadino.
Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto identificaram o aparecimento de efeitos adversos a longo prazo nos ecossistemas relacionados com o consumo combinado de lítio e microplásticos, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro disse hoje que Portugal não tem “mesmo tempo a perder” no combate contra as alterações climáticas, considerando decisivo o investimento nas energias renováveis como a gigabateria do Tâmega, que inclui três barragens e que foi hoje inaugurada.
A onda de calor registada na Península Ibérica nos últimos dias vai afetar o norte da Europa ainda esta semana e alastrar-se para o leste, devendo provocar novos recordes em vários países, anunciaram hoje meteorologistas europeus.
As cidades com melhor qualidade de ar na Europa nos anos 2020 e 2021 foram as portuguesas Faro e Funchal e Umeå, na Suécia, indica um documento hoje divulgado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA).
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estão a transformar o plástico PET recolhido na costa, que por norma vai para aterro, em novos materiais para sensores óticos com o objetivo de detetar poluentes ambientais na água.
Uma combinação de fatores ambientais e da atividade humana, relacionados com o uso excessivo de recursos, podem estar na origem da extinção do lagarto-gigante de Cabo Verde, revela hoje um estudo que envolveu investigadores da Universidade do Porto.
Mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em seca extrema (28,4%), verificando-se um aumento em particular na região Sul e em alguns locais do interior Norte e Centro, segundo o IPMA.
O Governo garantiu hoje que, apesar da seca, o país tem água para consumo humano nos próximos dois anos, mas admitiu racionamentos em determinadas zonas do país, relativamente a alguns usos, como na agricultura.