Quantas vezes já lhe aconteceu calcular em excesso a quantidade de arroz que coze? Para o aproveitar em receitas criativas, aceite as sugestões que aqui lhe deixamos.
A cenoura não faz só bem aos olhos, tal como nos dita o adágio popular, também nos oferece bolos húmidos e fofos. Trazemos-lhe uma seleção de receitas onde não faltam belos casamentos de ingredientes, como cenoura, laranja e pera.
Semana a começar e o dilema de sempre: o que cozinhar para variar a alimentação? Para que as dúvidas se dissipem, deixamos-lhe um sexteto de belas receitas. Há as para todos os gostos.
Não há como afastar a imagem deste alimento rico em minerais e fibra a “massajar” olhos cansados. Mas, não fiquemos por aqui. O pepino é nutritivo e, honra lhe seja feita, à mesa é muito mais do que ingrediente para saladas.
Fomos para a cozinha e preparámos um folar da Páscoa doméstico que não lhe vai ocupar mais do que 40 minutos depois da massa levedada. Só lhe pede paciência durante a hora em que fermenta. Mas vai crescer bonito, aromático e, já saído do forno, ainda quente, verá com deleite o doce pascal que produz
Pensar na Páscoa e não lhe associar o folar é como pensar em Roma e não lhe associar o Papa. Brincadeiras à parte, estes folares caseiros são uma delícia a que não faltam ingredientes menos comuns nesta especialidade.
Sem carne ou peixe, mas com todo o sabor que pedimos à melhor mesa. Preparámos-lhe oito receitas vegetarianas, dos petiscos como as asinhas picantes de couve-flor, aos principais, representados nos hambúrgueres “desperdício zero”.
Sem pedir muito à imaginação, falar de natas leva-nos, invariavelmente, para o pastel tornado sinónimo de portugalidade. Também o temos nesta seleção gulosa, assim como tartes e mousse.
“O que fazemos hoje para a refeição?” Esta é pergunta que muitas vezes invade o dia a dia da família, na busca de refeições simples e que resolvam um dos objetivos à mesa: “agradar a gregos e troianos”. Deixamos-lhe meia dúzia de sugestões.
Se na gula mora o pecado, mais não seja pelo peso de consciência, pode com estas mousses descansar o espírito. Estas sobremesas são um docinho pouco calórico e, imagine, dão-lhe pouquíssimo trabalho a preparar.
É o chef Rui Ribeiro, mentor do projeto “Faz & Come”, que nos apresenta seis pratos que são um verdadeiros salva-vidas de almoços e jantares quando o tempo escasseia. Receitas que não abdicam, contudo, da criatividade e qualidade.
Para além de estimular o funcionamento do coração e do intestino delgado, o sabor picante ajuda a regular a nossa temperatura corporal, baixando-a. Gengibre, nabo e agrião, não sendo alimentos que associamos de imediato ao picante, apresentam qualidades que lhe estão próximas. Para mais, são aliment
O champanhe é bom, as ervas aromáticas são excelentes, o azeite extra virgem uma maravilha. Mas, será que usando estes alimentos incorretamente na cozinha lhes estamos a acrescentar valor? A resposta parece ser um não.
Uns facílimos rolinhos primavera, assim como uma salada de frango acompanhada de citrinos e uns waffles de abacate e ovo escalfado, estão entre as sugestões de receitas que lhe deixamos para este fim de semana.
Propomos-lhe três receitas com o creme de cacau e avelãs que tanto gostamos de barrar no pão, em tostas, ou mesmo saborear à colher. Não falta uma opção saudável.
De marisco, de bacalhau e de polvo, de preferência todos malandrinhos. Pratos de arroz que tratamos por “tu” à mesa e que não deixamos cair no esquecimento. Bom proveito.
São conselhos muito úteis que perfumam cada prato garantindo-lhe um sabor diferenciado e permitem reduzir o teor de sal a utilizar. No final, conseguimos um prato cheio de sabor e muito perfumado.
O coco ralado oferece-nos belos bolos de massa húmida e fofa. Neste caso, selecionamos quatro receita onde não falta o sabor do iogurte e dos frutos vermelhos.
Hoje, as nossas sugestões recaem em pratos de terra e de mar, com o bacalhau servido com migas, um salmão apaladado com abacaxi e um arroz de carne à jardineira. Há mais receitas. Explore as nossa ementa.
A primavera é a estação em que começamos a ter vontade de sair de casa e aproveitar o sol que está mais presente. Chegam os dias mais longos, as roupas mais leves e a nossa energia começa a libertar-se. À mesa, há igualmente que renovar. Eis a lista dos alimentos a privilegiar.
Já pensou em dar diferente uso às maçãs maduras que tem na fruteira? Aproveite-as para preparar um chutney caseiro que lhe fará um excelente acompanhamento para pratos de forno, ou mesmo como entrada.
São tartes salgadas que faz em casa sem grandes complicações. Cozinha de forno para refeições em família e com a vantagem de poder, em certos casos, aproveitar sobras de refeições anteriores. Experimente.