• Slow cooking está a ganhar adeptos

    Saudável, rica em nutrientes e de textura inesperada. Conheça os benefícios da cozinha a baixas temperaturas. Uma nova tendência, que chegou a Portugal no fim da década de 2000.

    10 sobremesas gulosas para mimar uma boa refeição

    Não é preciso um grande investimento de tempo para obter deliciosas sobremesas. Pode, gerir a quantidade de açúcar para as tornar mais equilibradas. O importante é o prazer que nos trazem a fechar a refeição.

  • As melhores formas de cozinhar sem gordura

    Nos dias que correm, todo o cuidado é pouco. Saiba quais são os utensílios e os métodos de culinária que lhe permitem fazer uma alimentação mais saudável e variada.

  • Damos-lhe o arroz. Agora só tem de o escolher e preparar!

    Bago a bago, saiba quais são as maneiras de confecionar as diferentes variedades deste cereal e conheça os benefícios deste alimento milenar, muito apreciado pelos portugueses.

    Seja um verdadeiro chef

    10 truques incríveis de culinária que deve conhecer para aumentar as suas habilidades na cozinha e ser o master chef da sua casa.

    10 sumos e batidos que o vão fazer adorar frutas e vegetais

    Todos sabemos como é importante a ingestão em doses certas de frutas e vegetais. Há quem torça o nariz a estes alimentos. Uma boa forma de nos aproximarmos deles é vê-los de outra forma. Estes sumos e batidos são um começo.

    O copo ideal para cada bebida

    É fundamental saber qual é o copo destinado a cada bebida, assim nunca vai fazer má figura, pelo contrário vai deixar muitas pessoas espantadas.

    As algas mais usadas na gastronomia mundial

    Nutritivas e saudáveis, há quem as apelide de legumes do mar. Apesar de ainda serem desconhecidas da maioria dos portugueses, há quem lhes vaticine um grande futuro. Saiba quais são as que os chefs preferem!

    Siga estes truques engenhosos e conserve frutas e vegetais por mais tempo

    Seguindo estas dicas não está só a ganhar na qualidade dos alimentos que leva à mesa, mais frescos e sem perda de nutrientes. Está, também, a poupar na carteira. Quantas vezes já deitou fora batatas, cebolas, cenouras, maçãs podres ou demasiado maduras para consumo?

  • 5 restaurantes a experimentar urgentemente

    O divinal bacalhau à Brás do Flores do Bairro, em Lisboa, é uma das nossas sugestões. Mas há mais para provar e para repetir em várias zonas do país.

    1, 2, 3, com fruta isto faz-se de uma vez!

    Sabe que existem receitas práticas, muito rápidas de preparar e bastante saudáveis, feitas com apenas dois ou três ingredientes? Reunimos um conjunto de sugestões tendo a fruta como base.

    Enriqueça o sabor do iogurte natural com estes 8 alimentos

    O cenário é frequente: enfrentamos a embalagem de iogurte natural sem vontade de lá meter a colher. Falta-lhe cor, sabor, mas impõe a dieta acrescentar este alimento à refeição. Saiba que há ingredientes que, em segundos, trazem uma nova dimensão ao iogurte. E são ótimos.

    Estes 8 pratos de arroz doce gostam de fruta, especiarias e compotas

    Gosta de ser tratado com cuidado e carinho. Se seguirmos a receita o sucesso está assegurado para estas oito sugestões de arroz doce. Sabia que lhes pode acrescentar especiarias, compotas, fruta? Experimente, verá que a sobremesa ganha outra dimensão.

    Quer ver as suas crianças a comer? Inspire-se nestas ideias

    Os progenitores conhecem, por experiência própria, como uns brócolos ou alface se tornam rapidamente numa tragédia doméstica na hora de levar as crianças à mesa. Verdes não são com elas, obrigá-las a comer não resulta. A alternativa? Se não as vences, alia-te a elas. Vamos brincar com a comida?

  • 12 citações na cozinha que ficaram para a História

    A história da cozinha está repleta de frases proferidas por figuras públicas. Palavras carregadas de verdades, ironia, lições.

  • Como confecionar a Geneoise perfeita

    Esta é, provavelmente, uma das massas de base mais utilizadas em pastelaria. Bastam quatro ingredientes (nem carece fermento) para obter um bolo simples. Pode, ainda, ser uma excelente base para bolos de camadas, tortas, charlottes

    10 dicas essenciais para comprar e cozinhar carne

    Há centenas de pistas, dicas e orientações que podemos seguir na hora de comprar e confecionar a carne. Algumas delas são essenciais para evitar dissabores quando nos propomos levar à mesa aquela carne especial, porque queremos agradar à família e amigos ou porque é um mimo oferecido a nós mesmos. Ficam algumas dicas fundamentais.

    Aprenda a fazer sushi

    Surpreenda os seus familiares e amigos com uma refeição japonesa preparada por si. Com as dicas do chef Tomaki Kanazawa e com os utensílios certos, verá que até nem é muito difícil!

    Bolos há muitos e estes de coco estão entre os melhores

    Multifacetado na cozinha, o coco é um verdadeiro campeão na doçaria seja ralado, ao natural, como farinha, leite, água ou mesmo o óleo. Confira isso mesmo nestas receitas de bolos.

    7 formas saudáveis de preparar alimentos sem os cozinhar

    A preparação é um dos procedimentos mais importante numa dieta crudívora, pois é aquilo que vai conferir sabor e textura aos ingredientes. Mas, por uma questão de saúde, quem não a segue também deve experimentar!

    As verdades e as mentiras de alguns dos alimentos mais comuns

    O bife mal passado tem sangue, os peixes de água doce têm mais espinhas, o chá tem mais cafeína do que o café. Algumas destas expressões são verdade, outras nem tanto. Na realidade temos como certos alguns mitos alimentares. Nada como explicá-los.

    9 erros na cozinha que podemos facilmente evitar

    Embrulhar os alimentos na face errada da folha de alumínio, conservar os ovos na porta do frigorífico, conservar as cebolas com casca no frio. Estes são três, entre muitos exemplos, de gestos errados nas nossas cozinhas. Explicamos o caminho certo.

    As regras elementares das receitas mais populares com ovos

    Cozido, estrelado, escalfado, mexido, recheado, no forno, em cocotte... há tantas formas de cozinhar ovos que por vezes nos esquecemos da sua simplicidade.

    9 cocktails para namorar

    O licor Amarula, a Cachaça 51 e o Gin Hayman’s aproveitam o mote do Dia dos Namorados e unem-se para sugerir receitas originais de cocktails para produzir em casa. Três das mais emblemáticas marcas distribuídas pela Viborel SA.

    Gosta de brownies? Temos de maçã, vegan, com e sem glúten

    Remonta ao já longínquo ano de 1906 a invenção desta especialidade norte-americana que vai buscar o nome aos duendes da memória oral britânica. Tradicionalmente o Brownie leva apenas cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. A inventiva gastronómica não tem limites e acrescenta-lhe sabores.

    Leve-a a jantar a um sítio especial

    Dia 14 de Fevereiro celebra-se o dia de S. Valentim e este ano, queremos que tenha uma experiência única com a sua cara de metade. Veja as nossas sugestões para um jantar inesquecível.

  • Manteigas de frutos secos que se fazem em casa num ápice

    Mais saudáveis do que a margarina e a manteiga à base de natas, os cremes vegetais para barrar também podem ser usados para cozinhar alimentos.

    8 risotos que nunca nos deixam ficar mal à mesa

    Há quem evite levar o risoto à mesa temendo ser uma receita de difícil execução. Na realidade depois de algum controlo sobre o caldo verá que não há razão para evitar este prato de arroz cremoso e tão variado nos sabores que lhe pode acrescentar.

    Que vinhos escolher numa refeição vegetariana ou vegan?

    Uma regra “clássica” das harmonias gastronómicas diz que os vinhos brancos acompanham pratos de peixe e os vinhos tintos são para os de carne… e se a refeição for constituída por pratos vegetarianos? Que garrafa de vinho devemos abrir?

    Bolo decorado com flores

    Um wedding cake muito fácil de preparar em casa e que, com a decoração certa, também pode ser usado como bolo de aniversário tradicional. Veja como deve proceder!

    7 receitas muito gulosas com Nutella

    Em 2007 uma bloguer italiana, Sara Rosso, fã deste creme de chocolate com avelã , cacau e leite, nascido em 1963 (embora com antecedentes em 1946), lançou uma campanha de divulgação de receitas gulosas. A moda pegou e, atualmente, a Nutella tem um dia, o 5 de fevereiro, celebrado mundialmente.

  • As melhores formas de usar e saborear amêndoas

    São um dos frutos secos mais apreciados pelos portugueses e têm a vantagem de fazer bem à saúde. Saiba quais são os principais benefícios deste alimento e descubra formas alternativas de o ingerir.

    Delicie-se no Dia Mundial da Nutella

    O Dia Mundial da Nutella celebra-se no próximo domingo, dia 5 de fevereiro, e se é um amante deste creme de avelã, descubra onde pode degustar algumas iguarias recheadas com esta tentação.

    10 bolos que combinam bem com o chá e com o cafezinho

    São os chamados bolos de conforto caseiro. Não nos ocupam muito tempo na produção, são fáceis de confecionar e levam poucos ingredientes. Sabem muito bem com o chá ou café, seja ao pequeno almoço, ao lanche ou ao serão. E são verdadeiramente um aconchego ainda quentes.

  • O Figo-da-Índia: Agreste na feição, soberbo no sabor e propriedades nutricionais

    É de feição pouco amigável mas, na realidade, é um poderoso aliado da nutrição saudável e da dimensão medicinal. O Figo-da-Índia, o fruto de um cato originário das américas, é saboroso, diverso nas utilizações e encerra uma história repleta de condimentos.

    Estas cábulas respondem a muitas das suas dúvidas na cozinha

    O mundo da cozinha está repleto de pesos e medidas, quantidades, utensílios, indicações. Em suma, não é difícil nos perdermos neste labirinto de informação. Uma cábula visual pode ajudar. Ficam aqui 15 atalhos para a sua cozinha.

    15 ideias saudáveis para combater o desperdício alimentar

    Uma pequena mudança de hábitos é o suficiente para permitir o reaproveitamento de restos de comida, legumes, vegetais, frutas e caldos. Sugestões práticas e muito úteis.

    E se o almoço ou o jantar forem umas papas?

    Tendemos a subestimar a qualidade e o valor nutricional das papas. Comida para bebé? Nem tanto. A diversidade de alimentos que podemos casar, por exemplo, com umas papas de aveia é enorme. Para mais, é um alimento muito aconchegante.

  • Em defesa da alheira portuguesa, não a frite, nem lhe corte a pele

    A alheira não se frita, não acompanha batata frita, não leva corte e pede tempo de forno, pelo menos 40 minutos. Um curso de cozinha transmontana na Academia Time Out, em Lisboa, derrubou ideias feitas sobre este enchido secular. O anfitrião, o foodie Rodrigo Meneses, acompanhou os participantes por alguns dos melhores ingredientes da região nordeste de Portugal.

    Como assar todos os tipos de vegetais

    Saborosos e saciantes, os vegetais assados no forno são uma refeição excecional, sobretudo quando o tempo começa a arrefecer e precisamos daquele aconchego. Siga os nossos conselhos para dominar esta técnica.

  • O segredo para fazer uma panacota light

    Patrícia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, em Lisboa, indica quais os dois ingredientes a usar para conseguir o resultado perfeito.

    11 dicas geniais que facilitam a sua vida na cozinha

    Há gestos na cozinha tão simples que somos levados a perguntar: por que razão não me lembrei eu disto antes? As evidências nem sempre são assim tão claras. Para que não perca tempo com o desnecessário na hora de ir para os tachos, deixamos alguns truques infalíveis.

    6 chocolates quentes que confortam corpo e alma

    Há bebidas que associamos de imediato ao conforto. Uma delas é o chocolate quente. Para beber a só ou em boa companhia.

    31 pequenos-almoços que fazem furor no Instagram

    SymmetryBreakfast é o nome do curioso projeto fotográfico de Michael Zee, um apaixonado por gastronomia e culinária, que também gosta de especialidades portuguesas. Aproveite e experimente uma por dia durante um mês!

  • Substitutos veganos para cada sobremesa

    Há inúmeras formas de adaptar as sobremesas à dieta vegana. E quem diz sobremesas diz qualquer prato. Aqui, ficamos pelas sobremesas, já que estas são uma das maiores dificuldades de quem procura adaptar-se a uma alimentação vegana, ou mesmo reduzir o consumo de produtos de origem animal.

    Este frio pede mesmo uma destas sopas reconfortantes

    O tempo frio pede comida de conforto, saída de tachos fumegantes e vertendo em taças acolhedoras. Se há uma imagem de aconchego à mesa, é a de uma sopa nutritiva. Ficam estas sugestões de produção muito simples.

  • 6 alimentos que trazem novo sabor às suas sopas cremosas

    A vantagem de preparar cremes, à base de dois ou três vegetais, é poder utilizá-los como base para outras sopas. O chefe Rui Ribeiro deixa-nos algumas sugestões. Simples e com o poder de diversificar as nossas refeições.

    Com estas simples dicas adicione cor e sabor aos seus purés

    É um dos acompanhamentos que salva muitas refeições de fim de dia. O puré é rápido de confecionar e rende porções generosas. Investindo apenas mais alguns minutos do seu tempo, pode melhorar o sabor e a qualidade deste prato. Um puré não tem de começar como flocos dentro de um pacote. Experimente.

    25 especialidades que só quem gosta de picante aguenta

    Não é para todos mas são muitos os apreciadores de comida forte. Algumas confeções gastronómicas são preparadas com uma quantidade de malaguetas e de pimentas tão grande que deixam qualquer um de boca aberta.

  • Como escolher as melhores curgetes

    Muitos portugueses ainda o ignoram mas este é um legume que deve fazer parte da sua dieta alimentar. No entanto, há umas que são preferíveis a outras. Saiba quais são as mais recomendadas.

    10 alimentos que, provavelmente, sempre cortou mal

    Com estas técnicas simples para cortar e descascar alimentos verá que poupa trabalho, economiza, pois tem menos desperdício e, sobretudo, contorna as irritações. Laranja, alho, quivi, gengibre, entre outros frutos e vegetais, vão deixar de ser uma dor de cabeça na hora de os levar à mesa.

  • Saiba como fazer gotas de iogurte, um snack saudável

    Trata-se de um snack muito fácil de produzir, não exige competências especiais na cozinha e recorre, apenas, a um ingrediente, o iogurte. As crianças adoram.

    6 granolas caseiras que vai querer ao pequeno-almoço

    Os lineares dos supermercados estão repletos de granolas mais ou menos açucaradas mas que diferem pouco no sabor. Aqui, apresentamos seis receitas caseiras diversas e com sabores inusitados. O pequeno-almoço ganha uma nova dimensão.

  • Folha de louro, uma aliada da cozinha de sabor apurado

    Casa na perfeição com inúmeros cozinhados. Podemos incorporar o louro fresco, seco ou em pó, nas sopas, nos molhos, nos guisados, nos grelhados, em caldos, em marinadas, entre muitos outros preparos.

    6 bolos para microondas que prepara em 5 minutos

    Estas sugestões são perfeitas para aqueles dias em que nos apetece um bolo quase de imediato e não estamos com paciência para longas produções culinárias. Todos estes bolo de caneca demoram, no máximo, 5 minutos a preparar. Todos são deliciosos.

  • Saiba como reaproveitar as sobras de bolo-rei

    Uma forma de evitar o desperdício de bolo-rei passa pela sua congelação, ou mesmo levá-lo ao forno. O objetivo é o consumo a médio ou longo prazo. Deixamos dicas sobre os dois métodos.

    Doces ensopadinhos com laranja que as nossas avós gostariam de fazer

    Se há ingrediente que coopera para sobremesas ensopadinhas onde nos apetece mergulhar a colher, esse alimento é a laranja. Quem não recorda a torta de laranja das avós?

    15 invenções na cozinha que nos poupam muitas irritações

    Nem todos nascemos fadados para o corte de faca perfeito sobre a tábua de alimentos. Nem tão pouco somos obrigados a olho certeiro na hora de estimar a quantidade de massa que vai ao tacho. Na realidade, estas tarefas podem tornar-se bem divertidas com estes simples utensílios. Encontra-os em lojas da especialidade e no comércio virtual.

  • Extrair sumo do gengibre

    Algumas receitas, particularmente em pratos asiáticos, referem o sumo de especiarias, nomeadamente o gengibre.

    Siga as dicas do mestre japonês e dobre esta comida de papel

    O Origami, a arte nipónica de dobrar papel para representar um número infinito de objetos ou seres, inclui os alimentos. O japonês Fumiaki Shingu, mestre no Origami, ensina-nos algumas dobras elementares para criar esta comida de papel.