10 shots de energia e saúde nestes copos de sumos e batidos

    Todos sabemos como é importante a ingestão em doses certas de frutas e vegetais. Há quem torça o nariz a estes alimentos. Uma boa forma de nos aproximarmos deles é vê-los de outra forma. Estes sumos e batidos são um começo.

    10 bruschettas que vão arrasar à mesa este verão

    Tal como muitos outros pratos de cariz rústico, a origem da Bruschetta remonta ao mundo rural, neste caso o italiano. Um aproveitamento das sobras de pão, tostadas na grelha e untadas com alho e/ou azeite que, hoje, ganhou estatuto de prato gourmet.

    Salve do lixo estes 12 alimentos e enriqueça a sua cozinha

    A casca do ovo, as passas ressequidas, uma banana madura, molhos sobrantes não têm obrigatoriamente de acabar no lixo. Saiba que há estratégias para os conservar, potenciar e salvar, introduzindo-os em pratos deliciosos.

    10 receitas que o vão fazer gostar ainda mais de cerejas

    É uso dizer-se que as conversas são como as cerejas. Uma dá sempre azo a outra. Neste caso e porque não queremos que fique sem argumentos à mesa, trazemos-lhe 10 deliciosas receitas. Há sobremesas, sumos, snacks e até um gaspacho.

    Três pratos frios para uma marmita super saudável

    Preparar a marmita para o trabalho é um hábito de muitos portugueses, mas também um dilema na hora de escolher pratos rápidos e saudáveis. Para não correr o risco de levar todos os dias douradinhos ou atum em lata, conheça três ideias de pratos frios para enfrentar os dias de maior calor.

    Que vinhos escolher numa refeição vegetariana ou vegan?

    Uma regra “clássica” das harmonias gastronómicas diz que os vinhos brancos acompanham pratos de peixe e os vinhos tintos são para os de carne… e se a refeição for constituída por pratos vegetarianos? Que garrafa de vinho devemos abrir?

  • “Nigirizushi” não tropece neste japonês

    «Nigirizushi», «Temakizushi»… e, pronto, já tropeçámos na língua. Para evitar complicações, fica o abecedário do sushi e de outras especialidades japonesas.

  • 4 receitas de sushi para fazer em casa

    Já experimentou fazer sushi em casa? Aceite estas nossas quatro sugestões e diga-nos como correu

    10 acompanhamentos para quem já não pode ver batatinha frita e arroz branco

    Por falta de tempo, de imaginação gastronómica ou de paciência, tendemos a cair naqueles clássicos dos acompanhamentos insípidos e que não acrescentam valor aos pratos. Aqui, sugerimos 10 caminhos para a mudança.

  • Como escolher a faca ideal para a sua cozinha

    Não é à toa que os maiores chefs recorrem a uma panóplia de utensílios de corte para preparar as suas confeções. Veja os cuidados que deve ter para selecionar o modelo perfeito para cada tipo de alimento.

  • Marisqueira Ribadouro: Alberto e Manuel, a dupla infalível na arte de cozinhar o marisco

    Alberto e Manuel esta é uma dupla de peso quando o assunto é a melhor forma de tratar o marisco, seja uma lagosta, uma sapateira, camarão ou percebe. Juntos, estes marisqueiros perfazem perto de 60 anos ligados à mesma casa, a marisqueira e cervejaria Ribadouro. Com conhecimento, técnica e método explicam-nos como escolher, preparar e cozer um bom marisco.

    8 petiscos para quem não passa sem uma boa sardinha

    Não há como negar o amor do português à sardinha assada. Sem atraiçoar essa afeição podemos servir este luso peixe de outras formas apelativas e saborosas. Ficam, aqui, as sugestões.

  • O especialista da sardinha na brasa

    Por estes dias é o peixe mais desejado. “Quente e boa”, pinga sobre o pão. Convém, por isso, saber puxar a sardinha à nossa brasa.

    10 gelados caseiros de pauzinho para nos deleitarmos sem culpas

    Fresco, frescura, fresquinho, sejam quais forem as palavras que usemos para definir a procura de alimentos que apaziguem o calor, a imagem de um gelado é incontornável. Estes gelados, caseiros e com pauzinho, garantem-nos um prazer guloso mas com poucas culpas.

    Chás gelados, aliados do nosso organismo no tempo quente

    Hidratar o organismo é uma meta importante em qualquer estação do ano, embora no verão, com as temperaturas elevadas, se torne imperativa. Uma prática mais saborosa e diversificada se à água juntarmos chá e infusões e as servirmos geladas. As combinações são infinitas.

    15 petiscos para preparar um piquenique de fazer inveja

    Imagine a cara dos miúdos e dos graúdos quando abrir a cesta de piquenique e descobrirem que há sabores para além da sandes de fiambre, latas de refrigerante e pastéis de bacalhau. Estas receitas fazem-se num instante, não exigem grande planeamento e enriquecem de cor e sabor uma refeição descontraída na natureza

    Desafie as crianças a criarem estas bananas, uvas e gelados de papel

    O Origami, a arte nipónica de dobrar papel para representar um número infinito de objetos ou seres, inclui os alimentos. O japonês Fumiaki Shingu, mestre no Origami, ensina-nos algumas dobras elementares para criar esta comida de papel.

    Com estas receitas faça do Dia da Criança uma festa gourmet saudável

    Estas são receitas para crianças a partir dos 12 meses. Das sopas, aos principais e sobremesas têm um objetivo: levar os mais pequenos a ingerir pratos ricos em nutrientes e com um toque cuidado. Os olhos também comem e, com as crianças, sabemos que assim é.

    Enchemos de criatividade estas 10 taças de comida saudável

    Já imaginou a quantidade de ingredientes que pode combinar e recombinar numa simples taça de sobremesa. Aquilo que propomos não são doces, são opções mais saudáveis, com iogurtes, frutos frescos e secos, cereais, granolas.

    Comida saudável e crianças não combinam?! Agarre estas ideias

    Os pais sabem, por experiência própria, como uns brócolos ou alface se tornam rapidamente numa tragédia doméstica na hora de levar as crianças à mesa. Verdes não são com elas, obrigá-las a comer não resulta. A alternativa: se não as vences, alia-te a elas. Vamos brincar com a comida?

    11 truques na cozinha que não nos passariam pela cabeça

    Há gestos na cozinha tão simples que somos levados a perguntar: por que razão não me lembrei eu disto antes? As evidências nem sempre são assim tão claras. Para que não perca tempo com o desnecessário na hora de ir para os tachos, deixamos alguns truques infalíveis.

    É tempo de bebidas frescas. Vamos lançar-nos a estas 10 limonadas?

    Estas são receitas de limonada que não se ficam só pelo tradicional limão. Morangos, maçãs, gengibre, hortelã, groselhas, também cabem numa boa e refrescante limonada..

    11 sugestões para fazermos as pazes com a beterraba

    A beterraba estará entre os alimentos mais injustamente afastados dos nossos pratos. Um sabor telúrico, com um ligeiro toque a terra, fá-la desmerecida na cozinha quando, na realidade, se presta a pratos magníficos. E com vantagens para a nossa saúde.

    15 ingredientes que vão trazer uma nova vida às suas sopas

    Um dos prazeres de servir sopa é termos um grande leque de possibilidade de como decorar e acrescentar sabor ao prato. Ervas aromáticas picadas, pompons de natas, croûtons estaladiços, uma colherada de molho picante, chalotas aos cubos refogadas ou até cubos de gelo, no caso das sopas frias, são algumas das opções.

    Prove estes batidos de fruta onde o açúcar não mete a colher

    São deliciosos, coloridos e muito simples de produzir. Com uma mão cheia de morangos, mirtilos, maçã, banana e mesmo alguns vegetais produzimos batidos refrescantes.

    10 utilizações dos alimentos que não adicionam valor aos cozinhados

    O champanhe é bom, as ervas aromáticas são excelentes, o azeite extra virgem uma maravilha. Mas, será que usando estes alimentos incorretamente na cozinha lhes estamos a acrescentar valor? A resposta parece ser um não.

    10 petiscos para quando nos apetece pisar o risco na dieta

    Chamemos-lhe `tapear`, como os nossos vizinhos ibéricos, ou petiscar à maneira lusa, a atitude é igual. Comida informal, descontraída, rápida, sem ser fast food. E, convenhamos, há fritos à mistura, mas de quando em vez também não se leva a mal.

    Dicas que lhe vão evitar dissabores ao comprar e cozinhar carne

    Há centenas de pistas, dicas e orientações que podemos seguir na hora de comprar e confecionar a carne. Algumas delas são essenciais para evitar dissabores quando nos propomos levar à mesa aquela carne especial, porque queremos agradar à família e amigos ou porque é um mimo oferecido a nós mesmos. Ficam algumas dicas fundamentais.

    10 panquecas com muitas pitadas de carinho para o Dia da Mãe

    Porque cozinhar também inclui uma boa dose de carinho, a 7 de maio, Dia da Mãe, reserve alguns minutos para as mimar com panquecas, um prato singelo, reconfortante e que é base para muita criatividade.

    Só precisa de 30 minutos para preparar cada uma destas receitas com camarão

    Esqueça o simples camarão cozido e opte por lhe acrescentar cor e sabor. Faça, inclusivamente, destas propostas com marisco o prato principal

    9 cocktails que prepara em casa em dois tempos

    O licor Amarula, a Cachaça 51 e o Gin Hayman’s unem-se para sugerir receitas originais de cocktails para produzir em casa. Três das mais emblemáticas marcas distribuídas pela Viborel SA.

    10 mitos sobre os alimentos nas dietas. Nenhum passou no teste de uma especialista alimentar

    Na realidade podíamos aqui listar 20, 30, um número infindável de mitos alimentares no que respeita ao que se pode, ou não, incluir numa dieta de perda de peso. Propusemos à especialista alimentar Maria Rebelo, 10 dos mais comuns. Todos chumbaram no crivo da verdade.

    Tomate não é vegetal é fruta e faz estas 11 receitas deliciosas

    Temo-lo como um vegetal, mas na realidade o tomate é o fruto do tomateiro. Independentemente da família a que pertence, o tomate propicia cor e sabor à mesa em pratos muito diversificados.

    Só tem 10 minutos? Prepare uma destas saladas e obtenha um excelente acompanhamento

    Todas estas saladas podem ser preparadas como acompanhamento, ou mesmo como refeição ligeira. Não precisa de mais de 10 minutos para preparar qualquer uma delas.

  • Sabia que a acelga ainda é uma (deliciosa) prima da beterraba?

    É um daqueles legumes que aconselhamos. De cultivo fácil, são resistentes a pragas e a doenças, mantêm-se na horta quase todo o ano, exceto no pico do verão.

    10 receitas muito fáceis que pode juntar a um brunch saudável

    Não é pequeno almoço nem almoço. É um substituto dos dois naqueles dias em que a preguiça ou compromissos nos fazem saltar estas refeições. O brunch é, também, momento de prazer. Para mais quando lhe podemos juntar estas receitas criativas.

    15 dicas divertidas para encher de criatividade a mesa de Páscoa

    Umas mais gulosas, outras mais saudáveis, outras ainda são sugestões que agradam às crianças. A mesa de Páscoa ganha cor e mais sabor com estes elementos decorativos que, simultaneamente, satisfazem os nossos apetites.

    Ovos de Páscoa coloridos

    Uma proposta diferente para uma época festiva com mais cor com assinatura de Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue Cinco Quartos de Laranja, online em www.cincoquartosdelaranja.com.

  • Cozinhar sem perder sabor

    Está a preocupar-se mais com o que ingere? Saiba quais são os métodos que lhe permitem confecionar alimentos de uma forma mais saudável, mantendo o paladar.

  • A jornalista Clara de Sousa fez-se cozinheira e surpreende-nos com três receitas

    Vemo-la diariamente ao comando dos blocos informativos da SIC. Mas, Clara de Sousa é também uma cozinheira de paixão e prova-o nos livros que publica. Aqui partilha connosco três receitas deliciosas.

    Fizemos um twist a 8 cocktails clássicos. Ficaram um mimo de frescura

    A Hayman’s Original English Gin Makers criou cocktails para a primavera e verão. Partilha-os connosco. Em comum, todos eles são frescos e elegantes, com um acabamento cítrico. A marca é distribuída em Portugal pela Viborel SA.

  • Cozinha a alta velocidade

    Quem disse que a comida rápida confecionada no micro-ondas nunca pode ser saudável e nutritiva? Técnicas, dicas e truques que provam o contrário!

    Adicione sabor e subtraia calorias aos seus pratos com estes molhos de iogurte

    Receitas ligeiras ganham uma nova dimensão com molhos de iogurte. Alguns de inspiração oriental, outros adaptando receitas base. Todos eles garantem sabor acrescido à mesa.

  • Slow cooking está a ganhar adeptos

    Saudável, rica em nutrientes e de textura inesperada. Conheça os benefícios da cozinha a baixas temperaturas. Uma nova tendência, que chegou a Portugal no fim da década de 2000.

    10 sobremesas gulosas para mimar uma boa refeição

    Não é preciso um grande investimento de tempo para obter deliciosas sobremesas. Pode, gerir a quantidade de açúcar para as tornar mais equilibradas. O importante é o prazer que nos trazem a fechar a refeição.

  • As melhores formas de cozinhar sem gordura

    Nos dias que correm, todo o cuidado é pouco. Saiba quais são os utensílios e os métodos de culinária que lhe permitem fazer uma alimentação mais saudável e variada.

  • Damos-lhe o arroz. Agora só tem de o escolher e preparar!

    Bago a bago, saiba quais são as maneiras de confecionar as diferentes variedades deste cereal e conheça os benefícios deste alimento milenar, muito apreciado pelos portugueses.

    Seja um verdadeiro chef

    10 truques incríveis de culinária que deve conhecer para aumentar as suas habilidades na cozinha e ser o master chef da sua casa.

    O copo ideal para cada bebida

    É fundamental saber qual é o copo destinado a cada bebida, assim nunca vai fazer má figura, pelo contrário vai deixar muitas pessoas espantadas.

    As algas mais usadas na gastronomia mundial

    Nutritivas e saudáveis, há quem as apelide de legumes do mar. Apesar de ainda serem desconhecidas da maioria dos portugueses, há quem lhes vaticine um grande futuro. Saiba quais são as que os chefs preferem!

    Siga estes truques engenhosos e conserve frutas e vegetais por mais tempo

    Seguindo estas dicas não está só a ganhar na qualidade dos alimentos que leva à mesa, mais frescos e sem perda de nutrientes. Está, também, a poupar na carteira. Quantas vezes já deitou fora batatas, cebolas, cenouras, maçãs podres ou demasiado maduras para consumo?

  • 5 restaurantes a experimentar urgentemente

    O divinal bacalhau à Brás do Flores do Bairro, em Lisboa, é uma das nossas sugestões. Mas há mais para provar e para repetir em várias zonas do país.

    1, 2, 3, com fruta isto faz-se de uma vez!

    Sabe que existem receitas práticas, muito rápidas de preparar e bastante saudáveis, feitas com apenas dois ou três ingredientes? Reunimos um conjunto de sugestões tendo a fruta como base.

    Enriqueça o sabor do iogurte natural com estes 8 alimentos

    O cenário é frequente: enfrentamos a embalagem de iogurte natural sem vontade de lá meter a colher. Falta-lhe cor, sabor, mas impõe a dieta acrescentar este alimento à refeição. Saiba que há ingredientes que, em segundos, trazem uma nova dimensão ao iogurte. E são ótimos.

    Estes 8 pratos de arroz doce gostam de fruta, especiarias e compotas

    Gosta de ser tratado com cuidado e carinho. Se seguirmos a receita o sucesso está assegurado para estas oito sugestões de arroz doce. Sabia que lhes pode acrescentar especiarias, compotas, fruta? Experimente, verá que a sobremesa ganha outra dimensão.

  • 12 citações na cozinha que ficaram para a História

    A história da cozinha está repleta de frases proferidas por figuras públicas. Palavras carregadas de verdades, ironia, lições.

  • Como confecionar a Geneoise perfeita

    Esta é, provavelmente, uma das massas de base mais utilizadas em pastelaria. Bastam quatro ingredientes (nem carece fermento) para obter um bolo simples. Pode, ainda, ser uma excelente base para bolos de camadas, tortas, charlottes

    Aprenda a fazer sushi

    Surpreenda os seus familiares e amigos com uma refeição japonesa preparada por si. Com as dicas do chef Tomaki Kanazawa e com os utensílios certos, verá que até nem é muito difícil!

    Bolos há muitos e estes de coco estão entre os melhores

    Multifacetado na cozinha, o coco é um verdadeiro campeão na doçaria seja ralado, ao natural, como farinha, leite, água ou mesmo o óleo. Confira isso mesmo nestas receitas de bolos.

    7 formas saudáveis de preparar alimentos sem os cozinhar

    A preparação é um dos procedimentos mais importante numa dieta crudívora, pois é aquilo que vai conferir sabor e textura aos ingredientes. Mas, por uma questão de saúde, quem não a segue também deve experimentar!