Diz o ditado que “não há omeletes sem ovos”. Na realidade também as há, como aqui fazemos prova com uma das receitas apresentadas. De resto, sobre uma base de omelete simples, podemos criar inúmeros pratos. Deixamos-lhe sugestões.
Com chuchu ou amendoim preparam-se belíssimos pudins, com a textura que procuramos nesta sobremesa: macia, embora consistente. Juntamos a esta seleção de pudins uma proposta que reaproveita sobras de pão.
Um bolo de chocolate com autoria de Rui Marques, do blogue “A Pitada do Pai”, um outro bolo fit, sugerido pela cozinheira e doceira Alida Remtula estão entre as sugestões que aqui lhe deixamos.
Atum, queijo, frango e mesmo bacalhau dão-nos maravilhosos recheios para empanadas. Quentinhas, a pedirem uma trincadela na massa ainda estaladiça, são uma tentação.
Ricos em magnésio, fósforo, boas fontes de proteína, fibra e ferro, os oito grãos sem glúten que lhe trazemos incluem velhos conhecidos das nossas cozinhas, mas também agradáveis surpresas, aplicáveis a inúmeros pratos.
No dia em que chega a primavera, 20 de março, comemora-se também o Dia Mundial da Felicidade. Conheça alimentos que nos fazem sentir mais felizes, e umas receitas para colocar um sorriso no rosto.
Gemas de ovo, açúcar e coco ralado fazem o milagre de transformar ingredientes simples num doce que nos sabe pelo céu. Em Portugal, o Quindim perde o coco para ganhar a amêndoa e chama-se Brisa-do-Lis
Não há aroma comparável ao do pão acabadinho de sair do forno. Para mais quando a magia se faz com pouquíssimos ingredientes a partir de uma base de farinha, água e uma pitada de sal. Aqui, deixamos-lhe seis sugestões. Vai adorar.
Qual a sua maçã favorita? Pode ser uma escolha difícil, já que - em todo o mundo - existem mais de 7500 variedades disponíveis, da Grany Smith, à Jonagold, Pink Lady, Fuji ou Gala.
É fácil obter uma sopa. Em génese, há que cozer vegetais em água, temperar a gosto e reduzir (ou não) a puré. Mas, quantas vezes a intensão de uma boa sopa acaba num caldo sensaborão? Saiba que há truques para fazer da sopa uma experiência à mesa que conquista crianças e adultos.
Rui Marques, autor do blogue A Pitada do Pai, “cozinhou-nos” um novo livro, chamou-lhe “Estou Farto de Cozinhar…E Agora?” e apresenta-o como um manual para quem procura cozinha simples, mas nem por isso menos apetitosa. Rui partilha connosco seis entre as 60 receitas do título agora lançado.
Antes de deitar fora as cascas das bananas, pare. Veja a receita que lhe preparámos de bolo de banana com as cascas da mesma. Fica ótima. De resto, temos mais quatro propostas com a banana como ingrediente principal.
Sabia que dormir seis horas por noite, durante duas semanas, equivale a duas “diretas” seguidas? Apresentar um padrão de sono curto e irregular aumenta em 13% a probabilidade de morte antecipada, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Ovos, atum, frango, carne de porco estão entre os ingredientes que associamos a cozinha simples, sem grandes demoras. Estes ingredientes integram a seleção de receitas que reunimos para lhe apresentar esta semana.
Uns mini ovos estrelados em tosta de tomate, outros aconchegados em cestinhos de pão e presunto e ainda um pão com tomatada e ovo escalfado neste seleção de receitas para aquecer a mesa.
Sem tirar os méritos que noz traz uma laranja ingerida ao natural, também há que gabar as qualidades que apresenta no acompanhamento de inúmeras refeições. Eis seis sugestões.
Servidos ainda quentes, são a tentação sob a forma de bolinhos, levemente adocicados, maciez quanto baste e textura pronta para receber manteiga, doces, marmeladas, aquilo que a criatividade ditar. Scones para lanches felizes.
A alimentação tem um papel fundamental no bom funcionamento do coração. Neste sentido, há que saber privilegiar os alimentos que cuidam do órgão cujo funcionamento tem implicações em todo o organismo.
A criadora do blogue Laranja-Lima tem novo livro e, com ele, uma viagem ao mundo da cozinha vegetariana. Ana Isabel Monteiro chamou ao seu livro “Vegetariano nas Quatro Estações”. Pretexto para partilhar connosco seis receitas.
O ovo opera milagres nas nossas cozinhas, nas suas inumeráveis combinações com ingredientes simples. O chef de cozinha Rui Ribeiro, autor do blogue "Faz & Come", deixa-nos três exemplos de como é fácil preparar grandes pratos a partir de uma base simples.
É um salva-vidas na cozinha o sempre presente atum. Para que não fique apenas com o clássico paté de atum e o seu ovo cozido e maionese, deixamos-lhe estas sugestões onde não falta criatividade.
Salsa, coentros, hortelã, manjericão, entre outras aromáticas, não são estranhas às nossas cozinhas. Mas, será que exploramos todo o seu potencial? Eis sete combinações que vão melhorar os seus cozinhados.