Mesa de Natal rima com frutos secos. Estes, são uma das iguarias da época e alimentos altamente energéticos. Para que lhe conheça as propriedades nutritivas, valor calórico, conservação e usos, apresentamo-los um a um.
O ovo escalfado pede-nos algum cuidado na preparação. No fundo, trata-se de cozer o ovo fora da casca, em água quente. Para obtermos um resultado de textura delicada e uma gema suave, há que seguir alguns passos essenciais.
Dá-nos um sorriso e tem o sabor do Natal. Há muito que o Homem de Gengibre, ou preferindo-se na versão anglo-saxónica, o Gingerbread Man, cativa adultos e crianças. Uma receita fácil, apetitosa, e que pode envolver toda a família. Bom proveito.
Sem tirar os méritos que noz traz uma laranja ingerida ao natural, também há que gabar as qualidades que apresenta no acompanhamento de inúmeras refeições. Eis seis sugestões.
Dentro dos frascos com doces, mora a saudade dos frutos frescos, preservados com o açúcar para enfrentarem os meses mais frios, quando apetece aconchego à mesa. E porque fazer doces caseiros guarda algo de mágico, deixamos-lhe boas dicas. Não faltam as receitas.
É difícil resistir ao encanto e simplicidade das rabanadas. Fofas fatias de pão servidas com uma calda ou apenas com açúcar e canela. Temos quatro sugestões.
A experiência do café oferece-nos uma verdadeira viagem sensorial a diferentes paragens deste nosso mundo. Nesta viagem, a extração do café a partir do grão fresco eleva o ato de prova. A Rivelia, a nova máquina de café automática da De’Longhi, ajuda-nos a descobrir este mundo incrível. Tudo à distâ
Um bom e nutrido peru de Natal rivaliza à mesa com o bacalhau cozido com todos e o polvo à lagareiro. Aqui, trazemos-lhe duas receitas irresistíveis de recheio para o peru.
Sim, com apenas dois ingredientes, um bom chocolate negro, ou de culinária e a água da lata de grão-de-bico, produz uma espantosa mousse de chocolate. O açúcar é facultativo.
A Too Good to Go, responsável por uma aplicação que liga os utilizadores a lojas parceiras para salvar alimentos não vendidos e combater o desperdício alimentar, partilha algumas dicaspara evitar o desperdício de alimentos nesta época festiva.
Com as sobras de bacalhau cozido há todo um mundo de receitas ao alcance da cozinha mais simples. Dos pratos de tabuleiro, às pataniscas e saladas, o “fiel amigo” também mostra a sua polivalência na cozinha sem desperdício.
Há uma grande variedade de petiscos e entradas simples que se preparam num instante e que nos transformam em anfitriões perfeitos sem esforço quase nenhum.
Aproxima-se a passos largos o grande momento à mesa, o Natal. E, com este, a inevitável pergunta: o que cozinhar? No Lidl pode encontrar uma variedade de produtos da gama Deluxe que vão ser um sucesso para todos os gostos, dos mais tradicionais ou para os mais “fora da caixa", e das entradas à sobre
Com recheio de enchidos, de carnes brancas, ou com vegetais, as empadas fazem uma excelente refeição. Estas, acompanhadas de um arroz ou salada, são um prato cheio. Temos quatro.
Ao bacalhau, queremo-lo a lascar e de carne firme, muita palidez é de desconfiar e golpes de publicidade em torno da “asa branca” também pedem que torçamos o nariz. Prefira-o de cor palha, atente na forma da cauda e rejeite toda a carne que apresente manchas. Vamos, aqui, escolher o bom bacalhau sal
Uma bela fatia de bolo rima na perfeição com lanches no ambiente acolhedor da nossa casa. Para que faça de cada garfada um momento de deleite e conforto, aceite as sugestões de bolos que prepara facilmente no forno doméstico.
Há quem adore o “fiel amigo” na cozinha com uma boa crosta de broa, outros preferem-no com batatinha a murro, ou na companhia de uns grelos. Para todos eles temos uma receita.
Antes de deitar fora as cascas das bananas, pare. Veja a receita que lhe preparámos de bolo de banana com as cascas da mesma. Fica ótima. De resto, temos mais quatro propostas com a banana como ingrediente principal.
Comer um ovo escalfado é uma das formas mais saudáveis de consumir este alimento. Por sua vez, com ajuda de algumas dicas, é fácil e rápido conseguir um bom ovo escalfado.
Com o Natal multiplicam-se os convites para os encontros com amigos e família. Com estes, a inevitável pergunta: “O que querem que levemos?”, a que se sucede a resposta: “Estejam à vontade, o que vos parecer melhor”. Pois bem, este Natal a sobremesa vai ser inesquecível. A receita perfeita tem nome:
“Tristezas não pagam dívidas”, diz-nos o ditado. Chocolate também não as vai pagar, mas que nos ajuda a ultrapassar maus momentos, isso sem dúvida. Quatro bolos de chocolate que são verdadeiros conquistadores à mesa do lanche.
Há de carne, de peixe, de legumes. Há com batata, arroz ou massa. Na verdade, há empadões para todos os gostos, sempre substanciais, em quantidade suficiente para toda a família. Estes, com a vantagem de serem económicos e fáceis de fazer.