De cogumelos e coco, abóbora com grão-de-bico ou de couve-flor com caril e amêndoas, aquilo que lhe sugerimos são reconfortantes cremes para um ano mais saudável.
Se a falta de tempo é argumento para não se deliciar com um bolo caseiro, esqueça esse empecilho. O que aqui lhe trazemos são cinco bolos de caneca ou chávena que prepara em poucos minutos. E, garantimos-lhe, são deliciosos.
O gratinado é uma técnica culinária muito simples, com o prato de forno a apresentar uma crosta dourada, por exemplo, com queijo ou pão ralado, ovo ou mesmo manteiga. O resultado é delicioso.
Regra primeira nestas dicas, a de evitar, tanto quanto possível, manipular a fruta no local de compra. De resto, siga as pistas que lhe deixamos. Cor, odor e apresentação são bons indicadores. E, se lhe tocar, leve a fruta consigo.
Bacalhau assado com crosta de broa e também em massa filo, assim como uma sopa de sabor bem português e uma massa de forno, estão entre as oito receitas que lhe propomos para esta semana.
Cogumelos, couve-flor, maçã, coco, cenoura, alface. É infinita a combinação de alimentos que podemos incluir na sopa. Deixamos-lhe quatro sugestões tão simples como apetitosas.
Nesta seleção de receitas há os clássicos intemporais como o Bacalhau à Gomes de Sé e as Almôndegas. Também há propostas de conforto, como e Empada de carnes e um aconchegante Creme de cogumelos com salva.
Ricos em nutrientes e minerais, os brócolos são um forte aliado da saúde digestiva e imunológica. Vegetal versátil, pode ser consumido cozido, salteado, no forno, em puré, entre outras confeções. Bons argumentos para darmos uma oportunidade aos brócolos.
Dos croquetes aos panados no forno, sem esquecer a omelete e a quiche, selecionámos um quinteto de deliciosas receitas com os mais diversos queijos. Refeições prontas a servir em poucos minutos.
Facilita a digestão, é ideal na diversificação da nossa alimentação, ajuda-nos nas dietas. Há, contudo, que esclarecer o que é, de facto, um iogurte numa época em que os lineares apresentam diferentes categorias deste alimento. Para percebermos esta e outras questões conversámos com a técnica alime
Um bolo de chocolate com autoria de Rui Marques, do blogue “A Pitada do Pai”, um outro bolo fit, sugerido pela cozinheira e doceira Alida Remtula estão entre as sugestões que aqui lhe deixamos.
Servidos ainda quentes, são a tentação sob a forma de bolinhos, levemente adocicados, maciez quanto baste e textura pronta para receber manteiga, doces, marmeladas, aquilo que a criatividade ditar. Scones para lanches felizes.
Uma boa canjinha é reconforto para estômago e espírito e pode tornar-se facilmente o prato que protagoniza a refeição principal. Temos três sugestões para contrariar a ideias de que a canja é receita de doente.
O frango, o atum e um travo a cozinha italiana estão nesta seleção de receitas práticas e de simples preparação que juntámos para a sua semana à mesa. Não falta à chamada uma empada folhada de legumes e um clássico da cozinha portuguesa numa versão mais saudável.
Os alimentos que fazem parte da nossa rotina diária encerram factos fascinantes. Apresentamos-lhe oito destes factos notáveis sobre o que levamos à mesa regularmente, da maçã ao mel, do leite ao quivi, entre outros.
Sim, leu bem: Bolo-rei de pistácio! Está encontrado o bolo que vai fazer as delícias da sua mesa de Natal: pistácio, massa brioche fofa e húmida, combinada com a doçura do chocolate branco e a frescura das framboesas. Não vai querer dividir? Não se preocupe, há outro para partilhar.
É consensual que um arroz de pato ou de entrecosto fazem casamento perfeito com o forno. Sugerimos-lhe outros pratos, como o bacalhau assado e os ovos escalfados com molho de tomate.
As festividades de final de ano pedem-nos uma mesa especial. Este é o momento para reencontros e partilhas. Se o Natal é a festa da família, já o Ano Novo suscita uma celebração mais alargada. Mas as duas festas pedem bebidas à altura: elegantes, especiais e aptas a boas harmonizações. Para lhe faci
Fim de semana à porta e a habitual tarefa de planear o elenco de receitas que levamos à mesa. É tempo da chamada cozinha de conforto. Um regalo para o corpo e a alma.
Uma omelete sacia, conforta e casa bem com uma refeição rápida e sem complicações. Mais, se à tradicional receita com ovos lhe juntarmos uns pozinhos de criatividade, ou melhor, vegetais, especiarias, ervas aromáticas, cogumelos, tudo o que a imaginação ditar. Deixamos cinco caminhos.
Alguns truques para os melhores bifes feitos lá em casa. É essencial respeitar a preferência de quem vai consumir a carne, por isso pergunte antes quem quer mal passado, no ponto ou bem passado.
Peras maduras, ou mesmo as mais rijas, são um ótimo pretexto para bolos reconfortantes. Dê uso ao forno doméstico e prepare uma, ou mais, das receitas que lhe sugerimos.
Acompanhado de batatinhas tenras, regadas com azeite, ou um puré caseiro feito com as mesmas, o bacalhau dá-nos excelentes pratos de forno. Temos quatro sugestões.