Uma cobertura de queijo, ovo, pão ralado ou manteiga, sobre uma base de vegetais, carnes, peixes, ou mesmo massas, dá-nos excelentes gratinados. Pratos de forno que adquirem uma deliciosa crosta que se funde com os restantes ingredientes.
À mesa, a escolha dos alimentos que ingerimos contribui para a nossa saúde ocular. Para além da cenoura, existem alimentos amigos dos olhos. Abóbora, linhaça e sementes de girassol estão nesta lista. Devemos reforçar a frequência do seu consumo.
Quem aprecia comida de conforto, sabe como um bom creme de cogumelos tem o poder de apaziguar dias menos bons e agitados. Eis quatro receitas que prepara em poucos minutos. Bom proveito.
Peixe, carne, mas também receitas ricas em vegetais integram a seleção de propostas que lhe apresentamos para esta semana de novembro. O tempo vai arrefecer, a mesa ganha em conforto.
Não precisa de forno, faz-se com uma base de manteiga e bolacha Maria e pede café como companhia. O bolo de bolacha em três versões que nos vão abrir o apetite.
Uma empada folhada de legumes, um bolo salgado que aproveita sobras de frango e uma bela pizza com base de batata-doce, estão entre as receitas da ementa para este fim de semana. Bom proveito.
Há ingredientes com o condão de combinarem entre si. Eis três: noz, chocolate e caramelo. A receita que aqui lhe trazemos une-os na perfeição, sob a forma de uma deliciosa Tarte de chocolate e caramelo salgado que se prepara em apenas 30 minutos. É caso para cantarmos “Parabéns a você”.
Chamamos-lhe sopas rústicas porque utilizam ingredientes básicos na cozinha, embora o façam de forma muito criativa. Sopas intemporais que podem ser servidas como prato principal. Conservam-se por vários dias no frigorífico.
Adora castanhas, mas evita comê-las por sentir a barriga inchada ou dificuldades de digestão? Há 3 técnicas que pode implementar para poder comer esta iguaria de forma tranquila.
Dos Açores, chega-nos a proposta de um bife de molho suculento e ovo estrelado a pedir pão. Já o chef Rui Ribeiro recria uma receita clássica entre os bifes. Não falta o bitoque na frigideira.
Não há grande ciência em assar umas castanhas no forno. Temperatura certa, temperos simples e, em pouco tempo, está a saborear o fruto do castanheiro ainda quentinho. Eis três receitas com subtis diferenças nos ingredientes.
A romã é fruto outonal de bagos sumarentos e nutritivos que o imaginário humano associou às paixões e fecundidade. Fonte de água, potássio e antioxidantes e de baixo índice calórico, uma romã média não supera as 50 calorias.
Hugo Silva, cofundador da escola Cocktail Team, partilha quatro receitas de mocktails a pensar em quer quer brindar sem álcool durante a quadra natalícia. As criações servem para eventos de empresa, festas familiares ou reuniões entre amigos,
Quem responde com um “não” a uns rolinhos de canela? Agora, imagine-os com recheios e coberturas tão diversos como a laranja, os frutos secos e o caramelo.
Não sendo ciência, antes algum (bom) senso comum e observação, deixamos aqui oito dicas que o ajudarão a criar estratégias para reduzir nas quantidades de alimento que disponibiliza a cada refeição. Não falta, naturalmente, a "velhinha" e sensata sopa.
Uma facílima Massa à carbonara, uma receita que aproveita sobras de arroz e um Cozido à portuguesa numa versão vegetariana estão entre o sexteto de sugestões que lhe trazemos este fim de semana. Bom proveito.
A criadora do blogue Laranja-Lima publicou um livro que é uma viagem ao mundo da cozinha vegetariana. Ana Isabel Monteiro chamou ao seu livro “Vegetariano nas quatro estações”. Pretexto para partilhar connosco seis receitas.
Há quem adore, muitos nem o podem sentir. Referimo-nos ao sabor do alho e, particularmente, o seu intenso odor. Ame-se ou odeie-se, este alimento é indispensável na cozinha. Como tal, há que saber com ele conviver.
O outono avança no calendário. Há que pensar numa mesa que reconforte e combata as temperaturas mais baixas desta estação do ano. Selecionámos alguns pratos de aconchego e com uma boa dose de energia. Bom proveito.
O arroz é um cereal muito nutritivo e versátil. Na sua versão integral, apresenta vários benefícios, desde uma concentração de fibra superior face ao arroz branco, que dá lugar a maiores níveis de saciedade, a elemento facilitador do funcionamento intestinal. Potencia, ainda, os nossos níveis de ene
Imagine um copo de leite (ou um chá) a fumegar de quente. Do forno, acabaram de sair uns biscoitos caseiros a pedir um lanche de aconchego. É simples e traz-nos felicidade. Eis as receitas.
Diz-nos o chef Rui Ribeiro, autor desta receita: "Com ou sem canela, comidos à mão ou com colher, tenho a certeza que ninguém resiste a estes pastéis que dispensam apresentações."