Quando esmagado, cortado ou apertado o alho liberta um intenso aroma, denominado odor aliáceo. Comum na cozinha mediterrânica, a par do azeite e do tomate, o alho não angaria idênticas afeições junto de outros povos que o designam como "rosa fétida", devido ao odor acentuado e travo picante.

- O desagradável hálito a alho elimina-se mastigando um grão de café ou uma folhinha de hortelã.

- Leite, borras de café, sal, salsa fresca, estão entre os ingredientes naturais que cooperam na remoção do odor a alho das mãos. Esfregue um destes ingredientes nas mãos e, de seguida, passe-as em água corrente, sem sabão ou detergente.

- Para descascar o alho com facilidade pode demolhá-lo em água morna. A casca sairá rapidamente.

- Outro método que evitará ter as mãos impregnadas com o cheiro do alho é aquecê-lo por 20 a 30 segundos no micro-ondas. Isto antes de o descascar. Acresce que conseguirá remover mais facilmente as cascas do bolbo.

- Se pretender conservar alguns dentes de alho no frigorífico, esmague-os e junte-lhes sal, guardando-os num recipiente bem fechado.

- Se não lhe agrada trincar o alho, pode sentir-lhe o sabor esfregando com um dente de alho alguns cubinhos de pão torrado. Junte-os depois a uma sopa ou salada.

- Se lhe sobraram alguns dentes de alho, conserve-os num frasco de vidro onde também verte azeite. Tape e mantenha-o na despensa. Evitará que o alho fique ressequido. O azeite poderá ser utilizado, por exemplo, como tempero de saladas.

- A crença popular afirma que, se comer pão fortemente temperado com alho não ficará embriagado com o vinho. Na dúvida, experimente, mas nada de volante, não vá o Diabo tecê-las.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.