As queixas visuais são particularmente comuns e um dos primeiros sintomas, podendo ter um importante impacto na visão e na qualidade de vida dos doentes.
Não importa a idade que tenha, nunca é tarde para deixar de fumar: é sempre benéfico para a saúde, permitindo melhorar o prognóstico de doenças existentes. Se é fumador não deve esperar por ter sintomas para fazer exames regulares. A maioria dos cancros do pulmão pode ser evitada, através da redução
A utilização deste eletrodoméstico é segura ou a radiação que produz é prejudicial aos alimentos? As respostas são da nutricionista Catarina Sofia Correia.
O ginseng (Panax ginseng) é uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional chinesa. A sua raíz, que, curiosamente, tem uma forma geral que se assemelha à do corpo humano, é utilizada como terapêutica há centenas de anos sendo possível encontrar referências a esta planta em livros de medicin
Uma chávena de chá bem quente e fumegante ajuda-nos a recuperar forças e energia para enfrentar os dias de inverno que atravessamos. Na verdade, esta bebida não nos aquece apenas, como também acrescenta à nossa dieta diária um aporte significativo de nutrientes importantes. As explicações são do méd
A médica Antonieta Dias, Professora Universitária e especialista em Medicina Desportiva, explica a importância de uma alimentação adequada no exercício físico.
O risco de lesão associada à atividade desportiva (profissional ou amadora) é uma realidade frequente. Conheças as 5 lesões mais comuns, segundo as explicações de Carvalho Rodrigues, médico especialista em Medicina Desportiva.
Não importa apenas o que comemos, mas também como e quando o fazemos. Distribuir a nossa ingestão diária de alimentos por cinco refeições tem um impacto significativo no funcionamento do nosso organismo.
Esta seleção de alimentos poderá ajudá-lo a gerir melhor a sua dor. Tome nota dos conselhos do médico francês Yann Rougier, autor do livro "Analgésicos Naturais", que acaba de chegar às bancas em Portugal. Yann Rougier é especialista em Neurobiologia e Nutrição.
A asma é uma doença inflamatória crónica caracterizada por episódios recorrentes de obstrução reversível das vias aéreas. Atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.
O plano de treino não é apenas o tempo que o atleta exerce a praticar atividade física, mental e espiritual, é um ciclo que inclui o tempo de exercício e o tempo necessário para recuperar e assimilar os estímulos dados pelo próprio exercício e pelo ambiente onde está inserido.
As explicações são do médico Paulo Temido, especialista em Urologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e membro da Associação Portuguesa de Neuro-urologia e Uro-ginecologia (APNUG).
A menopausa é um processo natural que inaugura uma nova etapa da vida da mulher em termos fisiológicos e deve ser acompanhada de alterações no estilo de vida, aconselha o médico ginecologista Joaquim Neves.
Dez em cada 100.000 mulheres são afetadas por cancro do ovário, a quinta causa de morte por doença oncológica nas mulheres, a seguir ao cancro da mama, do pulmão, do intestino e do pâncreas, segundo dados europeus. Falámos com a médica oncologista Carolina Camacho sobre cancro do ovário.
De marginalizada a elixir anticancerígeno, a "cannabis sativa" tem conquistado o panorama científico internacional. Alguns países já a vendem em farmácias com finalidade terapêutica e outros - como o Canadá e Uruguai - já a legalizaram para fins recreativos. Conheça alguns estudos sobre os seus bene
As doenças reumáticas não afetam só os idosos. Nas mulheres é a artrite reumatoide a mais invalidante e a fibromialgia a mais perturbadora. Todas tratáveis! Falámos com o médico reumatologista António Vilar, Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.
Existem alguns fatores hormonais exclusivos do sexo feminino que parecem ser muito importantes na génese e no aumento do risco de patologias do foro mental na mulher. Mas não são os únicos.
Os problemas de saúde oral estão na origem de dor, desconforto e consequências como isolamento social e perda de autoconfiança. Mas, através da prevenção, é possível evitá-los. Um dos mais comuns é a perda de dentes.