Cultive-se com conhecimento. Leia o Conselhetório, parceiro de saúde e lifestyle do SAPO Lifestyle! Contacte-nos através do seguinte e-mail: conselhetorio@sapo.pt
O sono é um dos pilares de um estilo de vida saudável, a par da dieta e da atividade física. Tem funções essenciais para o crescimento e recuperação muscular, a imunidade, a regulação metabólica e do apetite, mas também a regulação do humor.
Cuidar estas duas regiões do corpo é fundamental quando pensamos num processo de prevenção ou tratamento dos sinais de envelhecimento, porque não é só a cara que envelhece.
Quem o diz é Maria Laureano, pedopsiquiatra na Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra. A especialista alerta para os sintomas do coração partido na infância e as suas potenciais consequências na idade adulta.
Entre 30% a 50% das mulheres com miomas têm sintomas que afetam significativamente a qualidade de vida. Maria Geraldina Castro, ginecologista e membro do Núcleo de Ecografia Ginecológica da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, frisa que "os miomas são mais frequentes na mulher em idade reprodutiva".
O fígado gordo (DHGNA) é uma doença silenciosa, sendo a principal causa de doença do fígado no mundo ocidental e está associada à obesidade em cerca de 70% das pessoas com obesidade.
O Alzheimer é uma doença cujo diagnóstico precoce é fundamental para um melhor prognóstico. Conheça os 10 sinais que podem ajudar a identificar este tipo de demência, segundo a Associação Alzheimer Portugal.
Ingerir bebidas ácidas, como chá de fruta ou águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar o esmalte dentário, conclui um estudo publicado no "British Dental Journal" pela Universidade King's College, em Londres.
A elevada mortalidade do cancro do pulmão levou autoridade de vários países a avançarem com rastreios, ou projetos-piloto, de modo a antecipar o diagnóstico e consequentemente aumentar as probabilidades de sobrevivência. Portugal ainda não deu nenhum passo nesse sentido. "Só o diagnóstico precoce co
Beber café - açucarado ou sem açúcar - está associado a um menor risco de morte em comparação com a não ingestão desta bebida, de acordo com um novo estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine.
A anemia resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos ou do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais. Saiba o que deve comer para evitar esta patologia, segundo as recomendações da nutricionista Ana Rita Lopes.
Em Portugal, as perturbações mentais e do comportamento mantêm um peso significativo no total de anos de vida saudável perdidos e representam 20,55% do total de anos vividos com incapacidade, segundo dados da Direção-geral da Saúde (DGS).
É considerada um antioxidante potente e é usada cada vez mais na cosmética pela sua capacidade de eliminar os radicais livres, reduzindo assim os sinais do envelhecimento. Um artigo de Juliana Pais, médica especialista em Medicina Geral e Familiar e mestre em medicina estética.
O louro é bastante popular na culinária mediterrânea. Mas será que é bom para a saúde? Um artigo da nutricionista Cristiana Brito do Hospital Lusíadas Amadora.
Para algumas pessoas, o café parece ter impacto a nível do trânsito gastrointestinal, mas porque é que isto acontece? Um artigo da nutricionista Joana Bernardo, da Clínica Fisiogaspar.
O stress e a ansiedade afetam cada vez mais pessoas a nível global. Estas reações devem-se ao quotidiano repleto de dificuldades e exigências que constituem a vida moderna. Um artigo da nutricionista Cristiana Brito, da Clínica de Santo António.
É fundamental sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce e do acesso a cuidados especializados. Com informação, avanços terapêuticos e um seguimento adequado, é possível proporcionar mais bem-estar e melhorar o prognóstico.
São duas situações clínicas que se localizam em órgãos diferentes, mas que, se não forem tratadas atempadamente, podem causar sequelas graves para o doente, podendo até levar à morte.
O estigma da doença mental (ainda) é uma realidade, pelo que ocultar uma doença como a depressão é frequente. Conhece os riscos que daí advêm? O alerta é da médica Liliana Paixão, especialista em Psiquiatria na Corclínica, que assina este artigo.
Atuamente, mais de metade dos portugueses sofre de stress laboral que, numa fase mais grave, chega a ser considerado síndrome de burnout, uma perturbação psicológica ou uma alteração do comportamento que tem como principal fonte um desajustamento do indivíduo ao seu trabalho.
Ao lado de médicos, cirurgiões e cientistas, a tatuadora francesa discursa em alguns dos mais afamados congressos médicos do mundo para explicar a sua técnica que devolve mamilos e aréolas 3D a mulheres vítimas de cancro da mama.