Cultive-se com conhecimento. Leia o Conselhetório, parceiro de saúde e lifestyle do SAPO Lifestyle! Contacte-nos através do seguinte e-mail: conselhetorio@sapo.pt
A fibrilhação auricular é a arritmia cardíaca mantida mais comum em todo o mundo e é responsável por 20 a 30% dos acidentes vasculares cerebrais isquémicos. Um artigo da médica Natália António, especialista em Cardiologia.
O cérebro é maioritariamente composto por gordura e água, com 100 biliões de células cerebrais (neurónios) responsáveis pelo pensamento, aprendizagem, emoções e estados de humor. Alguns alimentos podem potenciá-las. Conheça as recomendações da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira.
Com a chegada dos dias mais quentes, aumentam os episódios de insónia. O fenómeno, que se prolonga até à próxima estação, deve-se ao momento de transição e ao "excesso de energia" acumulado pelo organismo nesta altura, defende um especialista em medicina tradicional chinesa.
Agora que se inicia a primavera, as conjuntivites são mais frequentes. No entanto, elas podem ser causadas por diversos fatores sendo os mais comuns as alergias, as bactérias e os vírus.
A chegada dos pólenes de flores e árvores que acontece na primavera está frequentemente associada às alergias de exterior, que podem causar um grande desconforto e provocar a conhecida rinite alérgica. Existem, no entanto, algumas dicas que podem ajudar a quem sofre de alergia ao pólen a limitar a e
A incidência do cancro da bexiga é três vezes maior em homens do que em mulheres, e geralmente é diagnosticado entre os 65 e 70 anos de idade, embora casos mais precoces não sejam raros. Falámos sobre esta doença com Rodrigo Ramos, Diretor de Urologia do IPO de Lisboa.
Siga as recomendações do Personal Trainer Tiago Coelho. São seis exercícios, com 10 a 15 repetições. Faça-o três vezes por semana para obter resultados.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta a população portuguesa para os problemas de visão que podem surgir devido a determinadas condições neurológicas e ser reflexo dessas patologias.
A classe de medicamentos dos análogos da GLP-1 demonstrou promover uma perda de peso média de 2,9 Kg em comparação com o placebo, além de reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica e o colesterol total.
A Doença Vascular Cerebral continua a ser a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. Um artigo da médica Luísa Fonseca, especialista em Medicina Interna e Membro do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
A sépsis é uma emergência médica e se não for tratada pode ser fatal. As explicações são da médica Ana Isabel Pedroso, especialista em Medicina Interna.
A maior parte do iodo que está na água dos oceanos volatiza-se na atmosfera e regressa aos solos terrestres pela chuva. Um artigo do médico endocrinologista Mário Rui Mascarenhas.
Imagine a possibilidade de ter os dentes de um ídolo, ator, músico ou até da pessoa que tem o sorriso mais bonito que já viu? As explicações de João Mouzinho, Médico Dentista.
A Artrite Reumatoide é uma doença crónica, de natureza autoimune e de caracter inflamatório, o que se traduz em dor, tumefação, rigidez e perda de função e/ou mobilidade das articulações atingidas.
Pedro Flores, médico pediatra no Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, tira-nos as principais dúvidas sobre asma na infância.
Atuamente, mais de metade dos portugueses sofre de stress laboral que, numa fase mais grave, chega a ser considerado síndrome de burnout, uma perturbação psicológica ou uma alteração do comportamento que tem como principal fonte um desajustamento do indivíduo ao seu trabalho.
O estigma da doença mental (ainda) é uma realidade, pelo que ocultar uma doença como a depressão é frequente. Conhece os riscos que daí advêm? O alerta é da médica Liliana Paixão, especialista em Psiquiatria na Corclínica, que assina este artigo.
São duas situações clínicas que se localizam em órgãos diferentes, mas que, se não forem tratadas atempadamente, podem causar sequelas graves para o doente, podendo até levar à morte.
É fundamental sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce e do acesso a cuidados especializados. Com informação, avanços terapêuticos e um seguimento adequado, é possível proporcionar mais bem-estar e melhorar o prognóstico.