Se por um lado, para algumas pessoas constitui um sinal de alarme, para outras, principalmente naquelas em que o diagnóstico de hemorroidas foi já efetuado, torna-se um acontecimento comum e que muitas vezes não é valorizado.
A hemorragia ano-rectal pode ter muitas causas e deve ser sempre valorizada. Se na maioria das vezes tem a sua origem em doenças locais, que se podem tratar facilmente, noutros casos é um sinal de alarme de uma doença com maior gravidade.
Por tudo isto, perante a presença de perda de sangue através do ânus, a prudência obriga a que seja efetuada uma consulta especializada onde uma boa história clínica e um exame ano-rectal rigoroso, poderão muitas vezes, de imediato, diagnosticar a causa da hemorragia.
A causa mais comum de sangramento retal é a presença de hemorroidas. A doença hemorroidária é, em grande parte da população portuguesa, uma causa muito frequente de sofrimento, e incapacidade.
Os sintomas têm a ver com o grau de gravidade e vão desde o simples incómodo, até à presença de anemia grave causada pelas hemorragias por vezes muito frequentes. Os episódios de dor, por vezes insuportável, estão frequentemente presentes nos doentes que sofrem de hemorroidas.
O aparecimento de sangue nas fezes é um sinal que, com alguma frequência, motiva uma ida ao médico.
Um artigo do médico cirurgião e proctologista Eduardo Xavier.
Comentários