• Dia da Criança: Os seus filhos vão querer preparar estes doces sem açúcar

    A nutricionista Ágata Roquette, preocupada com a qualidade da alimentação das nossas crianças, sugere-nos estas receitas da sua autoria. Todos estes doces não têm açúcar. Uma alternativa para incluirmos nas lancheiras escolares.

  • Seis beijinhos muito doces

    Hoje, 13 de abril, Dia Internacional do Beijo, comemoramos esta forma universal de afeto e atenção. As artes da mesa também podem ser um bom pretexto para adoçar com muitos beijos

  • Com estes cinco folares a Páscoa sabe a novidade

    Também na Páscoa podemos dizer não à monotonia naquilo que levamos ao prato. Este ano diga não ao folar industrial, seco e monótono, e crie novidade à mesa com estes folares caseiros

  • Doces que nos tocam no coração

    “Um doce para o meu doce”. A expressão é um lugar-comum. Mas, confessemos: sabe bem escutar num dia especial. Mais, quando foi feito (e bem) pela mão do e da apaixonado/a.

  • Espumante não é bom só para beber

    É comum brindarmos com espumante na noite em que celebramos o novo ano. Sem abdicar do "tchin tchin", sugerimos algumas receitas com este vinho com gás. Gelatinas, gelados e tartes incluídos.

  • Uma panqueca por dia

    Doces ou salgadas, estes círculos perfeitos de massa são o ponto de partida para um pequeno almoço ideal.

  • São peanuts!

    Hoje é o Dia do Amendoim. Pegue neste ingrediente e transforme-o em deliciosas receita.

  • Aceita o desafio? Prepare sobremesas como um chefe de cozinha

    Pudins, mousses, cheesecakes, a revista Teleculinária faz-nos uma seleção de algumas das suas melhores sobremesas e partilha-as no SAPO Lifestyle. Propostas de fácil execução e a pensar na economia doméstica.

  • Receitas com cerveja

    Uma cerveja bem gelada é um dos grandes prazeres do verão. Mas também pode usar esta bebida à base de cereais como ingrediente nas suas refeições. Siga as nossas propostas para brindar no Dia Internacional da Cerveja

  • Gelados caseiros que pode fazer em dois minutos

    Sim, é verdade, em dois minutos pode produzir estes gelados que não precisam de horas a descansar no congelador. Recorrem a alguns artifícios, como o iogurte, a polpa de fruta, ou o chocolate de leite. O resultado final é delicioso.

  • Crianças: mãos à obra entre tachos e panelas!

    Já pensou desafiar o seu pequenino a lançar mãos à obra e a tornar-se um chefe de cozinha? Com alguns ingredientes base e recurso a poucos utensílios, as crianças podem iniciar-se no fascinante mundo da culinária e, com isso, aprender sobre saúde e nutrição. A chefe Joana Byscaia ensina o caminho.

  • Já viu uns morangos assim? Surpreenda com estas receitas

    Não pomos em causa o feliz casamento entre morangos e chantilly. O que aqui se faz é acrescentar outros ingredientes à relação e provar que para além das sobremesas – porque as também há aqui – há outros encontros perfeitos para este alegre fruto estival.

  • Receitas com whisky

    De puro malte ou blended, uma das bebidas mais populares do mundo não se limita a ser servida no copo.

  • Receitas com iogurte para surpreender à mesa

    Sobremesas frescas, acompanhamentos saudáveis e sopas frias. O iogurte remoderniza-se nestas receitas.

  • Doces frescos para meter a colher

    Iogurte, fruta, cereais, mel, propiciam deliciosos doces de colher, alguns dos quais com poucas calorias. Siga as nossas dicas.

  • No Dia da Mãe, as receitas são da família

    Joana Andrade Nunes, a autora do blogue Camomila Limão, acaba de publicar o livro "Quatro Gerações à Mesa", onde reúne receitas suas e para o seu bebé, além das especialidades da Mãe e da Avó.

  • Que tipo de cocktail define a sua Mãe?

    No Dia da Mãe, propomos três bebidas diferentes, para combinar com cada personalidade. Porque até as Mães precisam de relaxar de vez em quando.

  • Bacalhau: O tradicional, o arrojado e o infantil na cozinha de José Avillez

    O chefe português José Avillez tem novo livro “Combinações Improváveis”. Nele apresenta-nos diversos ingredientes sempre em três confeções diferentes: a provável, ou seja, aquela que é comum nas nossas cozinhas; a improvável, uma surpresa à mesa; e a versão infantil, a pensar nos hábitos alimentares das crianças. Neste caso publicamos três propostas de bacalhau.

  • Indispensável café

    Desperta a mente, ajuda a dor de cabeça a desaparecer, é motivo de encontro entre amigos e revela-se um ingrediente multi-funções na cozinha. No Dia Internacional do Café, sugerimos algumas receitas a não perder

  • Grande borrego

    Mesa pascal que se preze há de encontrar espaço para um petisco com borrego. Um prato tradicional que pode ser encarado noutras perspetivas culinárias. Damos alguns exemplos.

  • Páscoa com amêndoas

    Reunimos algumas propostas muito gulosas tendo como ingrediente um fruto seco muito consumido nesta época

  • Dez doces para esta Páscoa

    A Mafalda Agante do blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?” deixa-nos dez doces propostas para incluirmos na mesa pascal. Todas elas receitas de produção fácil.

  • Dez receitas para o Dia do Pai

    Estas são propostas com um toque sofisticado, embora todas elas de fácil execução. Há que mimar o pai neste dia tão especial. Para mais um sábado, com tempo para uma cozinha mais elaborada. Por isso, mãos à obra.

  • A glória do empadão no forno

    Há de carne, de peixe, de legumes. Há com batata, arroz ou massa. Na verdade, há empadões para todos os gostos, sempre substanciais, em quantidade suficiente para toda a família. Com a vantagem de serem económicos e fáceis de fazer.

  • Bacalhau à mesa. A receita é portuguesa, com certeza!

    Diz-se que há 1001 receitas de bacalhau e nós ainda estamos a tentar descobri-las... O facto é que o receituário tradicional português faz deste peixe um dos ingredientes mais constantes e versáteis da gastronomia nacional. Reunimos algumas sugestões para reproduzir lá em casa.

  • Apaixone-se à mesa, com o SAPO

    Para surpreender a sua cara metade no Dia dos Namorados, siga as sugestões dos bloggers do SAPO. Prometemos que vai ter uma noite deliciosa!

  • Como celebrar o dia mundial da Nutella

    É fácil. Compre um frasco deste creme de chocolate e avelã. Quando chegar a casa, abra-o. Prove para ver se está bom. Ok, já chega! O que sobrar (se sobrar) use numa destas receitas. Prove novamente. Não se esqueça de fotografar antes de comer tudo. Ainda há um bocadinho? Pode enviar para o Sapo!

  • Um brinde ao Vinho do Porto!

    27 de janeiro é o Dia Internacional do Vinho do Porto. Também há um dia nacional, assinalado a 10 de setembro, mas todos os motivos são válidos para celebrar um produto tão bom e tão nosso. Até porque não é só em bebidas que o podemos apreciar: Há receitas de entradas, pratos principais e doces que ficam sublimes com este ingrediente.

  • 10 bolos de chocolate para adoçar o inverno

    Há receitas tão boas que se tornam irresistíveis. Com elas podemos celebrar um aniversário ou qualquer outra data especial. Mas a verdade é que nem precisamos de um motivo para pegar numa tablete de chocolate e deixá-la derreter lentamente...

  • Canjas, caldos e companhia

    As sopas quentes e reconfortantes ajudam a combater (e a curar) gripes e constipações. Juntamente com os alimentos ricos em vitamina C, são os melhores aliados do nosso organismo para enfrentar o inverno

  • Uns ovos muito mexidos

    Sobre uns bons ovos mexidos nunca estará tudo dito. Ditam as regras que se usem bons ovos (biológicos), há quem defenda que devem ser confecionados numa panela, sem adição de sal e com um punhado de queijo creme no final. O importante é que o resultado final seja gratificante. Com estas receitas damos boas razões para isso.

  • Só tem cinco minutos? Prepare um destes doces

    Estas 12 sugestões são perfeitas para aqueles dias em que estamos a desesperar por um doce, mas não temos tempo para a confeção do mesmo. Todos eles demoram apenas uns minutos a produzir. Todos são deliciosos. Propostas do blogue “Há Alguém mais gulosa do que eu?”

  • Comida para provar em cestinhos

    Já pensou quantos bons ingredientes pode juntar e cozinhar dentro de um cesto feito em massa, queijo, esparguete ou pão? Para lhe espicaçar a imaginação deixamos algumas sugestões.

  • Estes sumos detox são um docinho sem açúcar

    Estes são sumos indicados quando o desejo por algo doce aperta. Não é difícil substituir snacks carregados de açúcar, ou mesmo bebidas altamente calóricas, por estes sumos à base de frutas e cereais. Estão também indicados para crianças. Quatro, entre as muitas receitas que encontramos em “500 Receitas: Sumos Detox”, edição Vogais.

  • Bolos para o Dia de Reis

    Para bem governar à mesa, o bolo-rei tem conhecido várias versões que acabam por agradar a todos. A família real alarga-se à rainha e à princesa. E depois há os membros alternativos, como os vegetarianos, os light e os escangalhados. Para manter a paz durante mais tempo, as rabanadas servem de alimento. Tome nota das nossas sugestões.

  • Oito saladas para esquecer os excessos das festas

    Fechado o capítulo das festas do final do ano pesam sobre as consciências aqueles excessos da gula. Como não vale a pena chorar sobre leite derramado, olhamos em frente. Nada melhor do que renovar a ementa com estas saladas cheias de saúde.

  • 10 pratos de marisco para o fim de ano

    Marisco rima com petisco. E também combina com entradas e pratos principais na noite mais festiva do ano.

  • Bebidas para fazer tchin tchin na passagem de ano

    A noite vai ser de festa. Deixamos algumas sugestões de bebidas de celebração para antes, durante e depois das 12 badaladas

  • Bolos inspirados que vai querer ter na sua mesa de Ano Novo

    Coberturas soberbas, recheios que são uma surpresa dentro da massa fofa. Todos estes bolos são de fácil confeção e, no entanto, deliciosos. Temos uma sugestão para cada badalada.

  • O magret vai bem com quê?

    O magret é um filete de carne magra cortado do peito de um ganso ou pato, engordado por sonda, o mesmo que serve para produzir foie gras. Pode ser seco ou fumado, cortado em fatias finas e servido médio ou mal passado. Fica bem com diferentes tipos de vinhos e frutas.

  • Sobremesas para surpreender na passagem de ano

    Para a passagem de ano de 2015 a Mafalda Agante do blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?” sugere-nos estas espantosas sobremesas. Fazem um vistão à mesa e são muito fáceis de produzir.

  • Cocktails para brindar à vida

    Existem momentos que pedem bebidas mais sofisticadas, coloridas e elaboradas. Junte os amigos e teste as suas capacidades de barmaid

  • Sopas reconfortantes para a noite de Natal

    Bacalhau, peru, frutos secos, azevias, tronco são acepipes que dificilmente faltam na mesa de Natal. A sopa, contudo, é muitas vezes desmerecida nesta noite. Esquecemo-nos como é acolhedor e reconfortante um bom prato de sopa. Para mais se partilhado em família. Ficam algumas sugestões.

  • Feliz Natal, vegetarianos!

    Não é preciso bacalhau ou peru para celebrar o Natal.

  • Bolos com sabor a Natal

    Na época natalícia, o mundo fica mais doce. Azevias e sonhos, bolachinhas e biscoitos são comuns nas nossas mesas. Os bolos também têm lugar cativo. Deixamos uma seleção neste dossier.

  • No Natal, o bacalhau é para todos!

    Porque o bacalhau deve marcar presença à mesa natalícia, a Fileira do Pescado sugere algumas receitas tradicionais e outras mais inovadoras.

  • Doces prendas para este Natal

    Bolachinhas, compotas, bombons. Um embrulho criativo e muito amor na entrega. Porque não arregaçar mangas e confecionar as suas prendas? E começar já a planear o Natal

  • Natal das nossas memórias

    São as receitas de conforto. Aquelas que apelam às nossas memórias de infância e que nos aconchegam à mesa de Natal. Os clássicos.

  • Beber para aquecer a alma

    Deixamos a receita de bebidas quentinhas sem álcool para os dias frios de inverno. Bebidas que aquecem as mãos e também o coração

  • Hoje é dia de receitas timorenses

    7 de dezembro é o Dia dos Heróis Nacionais em Timor-Leste. Para assinalar a data, sugerimos algumas especialidades muito apreciadas na região.

  • Bolachas, biscoitos e outras coisas boas

    Doces ou salgadas, simples ou decoradas, as bolachas são sempre bem vindas para aqueles momentos em que apetece 'algo'. No dia da bolacha, temos algumas sugestões para partilhar.

  • Deliciosos patês caseiros

    De origem francesa, o patê acabou por se tornar comum em inúmeras gastronomias, incluindo a portuguesa. Damos-lhe uso como entrada numa refeição, sobre tostas ou pão. São inúmeros os ingredientes utilizados, das carnes, aos peixes, ou mesmo vegetais. Isto para além do elemento que confere a textura cremosa, seja a maionese, o iogurte, ou mesmo um queijo de pasta mole.

  • 10 receitas com arando

    Este pequeno fruto vermelho da família do mirtilo é pobre em calorias e rico em antioxidantes naturais. Pode encontrá-lo fresco, congelado ou seco em qualquer bom supermercado.

  • Estas tartes são uma delícia

    Há algo de reconfortante numa tarte doce. Sabe-la em forno quente com uma cobertura deliciosa que amolece sobre a massa crocante. Esta, absorvendo os sucos de todos os ingredientes. A tarte apela à criatividade e também à gula. Isso mesmo fica aqui demonstrado.

  • Brownies: Os bolinhos com nome de duende

    Remonta ao já longínquo ano de 1906 a invenção desta especialidade norte-americana que vai buscar o nome aos duendes da memória oral britânica. Tradicionalmente o Brownie leva apenas cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. A inventiva gastronómica não tem limites e acrescenta-lhe sabores. Fica a sugestão para a sobremesa.

  • São Martinho: Receitas criativas com castanhas

    Combinam muito bem com carnes. Prestam-se a sopas e cremes. Fazem purés excelentes para acompanhar. As castanhas são rainhas na cozinha.

  • Martini...agitado, não mexido

    O cinema celebrizou o Vodka Martini de Bond mas há várias opções que fazem as delicias dos apreciadores desde cocktail. Deixamos-lhe algumas sugestões mas, seja qual for o eleito, lembre-se: é agitado, não mexido.

  • Comida criativa entre duas fatias de pão

    De batata, de atum, de peru, de sardinha, ou mesmo com ingredientes e combinações menos comuns. Há um mundo de sabores em forma de sanduíche. Exploramos aqui alguns.

  • Buuuuuu...um susto de receitas

    A data é sempre ocasião para nos divertirmos, especialmente se houver crianças em casa! Temos algumas propostas pavorosamente fáceis de fazer e com aspeto horripilante para brincar ao Halloween.

  • 8 receitas para fortalecer os ossos

    Para assinalar o Dia Mundial da Osteoporose, sugerimos alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Mas atenção à forma como conjuga os alimentos! A absorção de cálcio e ferro (como carne e iogurte, por exemplo) na mesma refeição não é eficaz. Consuma estes alimentos separadamente.