“Há muitas pessoas que não têm consciência da quantidade de açúcar que consomem” – Sónia Marcelo, nutricionista

    Há quem apelide o açúcar de “doce veneno”. Seduz-nos, acaba por nos viciar e gradualmente coopera para nos retirar qualidade de vida. Sónia Marcelo, nutricionista, mostra-se atenta e preocupada com os perigos desta adição nos adultos e crianças. Uma das muitas abordagens nesta entrevista.

    Comia estes produtos até ao fim se soubesse o total de calorias?

    E se os rótulos tivessem o total das calorias na embalagem? Será que os comia ou desistia? Veja esta série de imagens e conheça o aporte calórico de produtos comuns do dia a dia.

    O que diz a largura da barriga sobre a minha saúde?

    O perímetro da cintura pode dizer-nos muito sobre a saúde de cada pessoa. A Prof. Teresa Branco explica porquê.

  • Os alimentos que lhe garantem um equilíbrio holístico

    Se come sem pensar no que está a fazer, pare. A aiurveda indica quais os ingredientes de que não deve prescindir para nutrir convenientemente o corpo, a mente e o espírito.

  • Os 10 principais problemas de saúde que a obesidade pode causar

    O excesso de peso tornou-se uma epidemia global que está na origem de uma série de doenças. Nadar, caminhar e andar de bicicleta são atividades preventivas que os obesos devem praticar.

  • 15 regras indispensáveis para ter uma alimentação mais equilibrada

    "As nossas escolhas e hábitos alimentares devem ter sempre em conta a saúde e benefícios corporais, mas também o nosso equilíbrio mental e emocional". Quem o diz é a nutricionista Mariana Abecasis.

    Alimentos aliados da pele

    Para proteger a sua pele das rugas e das manchas causadas pelo sol, aposte numa dieta rica em frutas e vegetais. Dizemos-lhes quais os mais poderosos. Tome nota!

    Pare de deitar fora as cascas dos alimentos

    Na casca dos alimentos há vitaminas, minerais e elementos com função antioxidante que retardam e combatem o envelhecimento e melhoram o aspeto geral da pele.

    Abandonámos a Dieta Mediterrânica. Estes são os 12 ingredientes que a tornam especial

    Conheça 12 ingredientes que compõem a Dieta Mediterrânica e que a tornam tão saudável e única aos olhos de médicos, nutricionistas e investigadores de todo o mundo.

    O que deve ingerir para fazer uma dieta preventiva e terapêutica contra o cancro

    Conheça os alimentos que deve integrar regularmente na sua alimentação e saiba quais são os que o doente oncológico deve evitar para condicionar a evolução da doença.

  • Adora comer arroz?

    Os níveis de arsénio neste cereal são 10 a 20 vezes superiores em comparação aos de outros alimentos. A questão não deve ser motivo de alarme mas os especialistas sugerem cuidados.

    Plantas, frutos e mezinhas naturais que emagrecem

    Existem inúmeras causas para o aumento do peso e várias soluções que podem atuar em cada uma delas. Apresentamos as que têm uma maior eficácia na eliminação de gordura, independentemente da causa.

    5 alimentos para um coração mais forte

    Existem ingredientes ricos em vitaminas e minerais que, aliados a um regime alimentar rico em frutas e vegetais e pobre em açúcar, previnem e combatem as doenças cardiovasculares. Estes são imprescindíveis!

  • “Os doces são um excesso nutricional, mas podemos torná-los um mal menor”

    Conhecendo a nutricionista Cláudia Viegas de anteriores conversas sobre a alimentação, sabia que este não seria um tête-à-tête com adoração do light e dos adoçantes, tão pouco olhando para o açúcar ´branco`, como o irmão mau dos açúcares mascavado e de coco. “São todos iguais. Ponto final. É açúcar”. Podemos é torná-los um mal menor.

  • Nutrição por sonda no domicílio: Que opções e dificuldades?

    A nutrição entérica – por sonda – no domicílio é cada vez mais frequente. Apresenta-se como uma vantagem custo-benefício capaz de prevenir a desnutrição e permite a melhoria da condição clínica e, consequentemente, da qualidade de vida do doente. Um artigo da nutricionista Joana Bernardo.

    Alimentos que provocam flatulência

    Os gases intestinais formam-se no estômago e no intestino durante o processo de digestão dos alimentos, que é feito pelas bactérias intestinais. Conheça os alimentos que agravam a flatulência.

  • As gorduras mais aconselhadas nas refeições do doente oncológico

    Quando o tema são gorduras, muitas são as questões que se colocam na hora de escolher a melhor opção. Conheça as opiniões da enfermeira Sara Torcato Parreira e da nutricionista Ana Rita Lopes, do Conselho Técnico-Cientifico do Projeto Nutrição Oncológica, da aTTitude, IPSS.

  • Fins de semana e dietas. A dupla que é uma desgraça

    Estar num processo de emagrecimento não é fácil, principalmente quando só nos preocupamos com aquilo que comemos, com as horas a que comemos e com as calorias que perdemos. Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão.

  • Por que não podemos viver sem água

    Indispensável ao nosso organismo, é a bebida vital. Hidrata e protege o organismo, transporta nutrientes essencais e ajuda a eliminar toxinas prejudiciais. Quantos copos já bebeu hoje?

    Onde ir buscar a proteína que precisa de ingerir

    Todos os dias, precisamos de ingerir cerca de um grama de proteína por quilo de peso corporal. Saiba qual é a quantidade que muitos dos alimentos que consome fornecem.

  • Definir a alimentação de acordo com os genes

    A nutrigenética é uma área que se dedica ao estudo dos genes e das suas consequências na regulação da alimentação com o intuito de definir a dieta mais apropriada. Conheça as explicações da farmacêutica Alexandra Vasconcelos das Clínicas Viver.

  • 5 coisas que quem quer perder peso tem (mesmo) de saber

    Na televisão, na rádio, nas revistas e na internet, não faltam notícias, dietas e conselhos que quem quer emagrecer consome atentamente. Mas nem todas as informações são lineares.

  • Será que a balança lhe diz a verdade? Aprenda a pesar-se corretamente

    Enfrentar a balança é para muitos um momento temido. Mas a balança pode ser uma aliada na perda de peso.

  • 15 ingredientes que nunca podem faltar em sua casa

    Além dos produtos típicos de cada época, existem outros alimentos, intemporais, que deve ter sempre na sua despensa, para fazer uma alimentação saudável e por questões de saúde. Saiba já quais são.

    17 alimentos que ajudam a combater as alergias de primavera

    A solução para combater o problema, que afeta milhares de pessoas, pode passar por víveres que tenha habitualmente no seu frigorífico, ricos em vitamina C e ácido fólico, que reduzem a inflamação associada às reações alérgicas.

    Será que um copo de vinho engorda?

    Ouve-se falar dos benefícios de um copo de vinho à refeição. Mas terá que esse copo de vinho influencia a gestão do peso? Neste vídeo a Prof. Teresa esclarece esta questão.

    8 erros que estão a atrasar a sua dieta

    Toda a gente comete erros, certo? Mas se está a fazê-los durante um período de tantos sacrifícios, como a dieta, corre o risco de singrar numa luta inglória. Conheça 8 erros comuns.

    5 alimentos gordos que ajudam a emagrecer

    A gordura que fornecem provoca saciedade, o que faz com que acabemos por comer menos. Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Prof. Teresa Branco, ensina a escolher boas fontes, preferindo sempre as mais saudáveis.

  • Serão os superalimentos assim tão super?

    Alegam ter propriedades preventivas e curativas de determinadas doenças mas será totalmente verdade? Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, responde a esta e outras perguntas.

  • As pizzas devem ser (mesmo) eliminadas de uma dieta?

    Há quem, erradamente, pense que quem quer perder peso só pode comer legumes e hortaliças, abdicando de todo o sabor dos alimentos. Uma nutricionista esclarece.

    10 trocas que emagrecem

    Com a ajuda da dietista Patrícia Segadães, sugerimos-lhe 10 trocas surpreendentes para fazer na confeção de pratos e sobremesas que permitem reduzir as calorias e manter o mesmo sabor.

    9 alimentos que devem fazer parte do seu pequeno-almoço

    A primeira refeição do dia deve conter fibra, hidratos de carbono complexos, proteína magra, vitaminas e minerais, especialmente se estiver a tentar perder peso. Para isso, tenha em atenção o que não pode faltar no seu prato.

    Saiba porque está a engordar

    Se quer evitar ganhar peso, esteja atento ao seu comportamento na hora de comer. Conheça 11 comportamentos que o estão a fazer engordar.

    Frutas e legumes que deve consumir em maio

    Consuma cada alimento na época própria. Assim, pode aproveitar todo o seu sabor e tirar maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

  • Os suplementos alimentares que mais emagrecem

    O número de portugueses que os consome não para de aumentar. Desvende os segredos dos comprimidos, das cápsulas e das saquetas que ajudam a perder peso.

    É possível transformar gordura em músculo?

    Aos iniciantes da prática de exercício físico surge muitas vezes a dúvida se é possível transformar a gordura em músculo. A Prof. Teresa Branco desmistifica esta questão e explica as influências da prática de exercício com e sem restrição alimentar na massa gorda e na massa muscular.

  • Tem asma? Veja o que deve comer!

    Estudos internacionais asseguram que o papel da dieta alimentar é fundamental na prevenção e no tratamento desta doença. Saiba porquê.

    Sabe qual é a quantidade de açúcar escondida nos alimentos? Estas imagens mostram-lhe tudo

    É verdade que o açúcar se encontra escondido em muitos alimentos que consumimos, especialmente quando se tratam de alimentos processados. Mas tem realmente noção da quantidade?

    10 superalimentos adicionáveis a todas as comidas

    Conheça 10 alimentos versáteis que são facilmente adicionáveis à sua dieta. Para além das propriedades saudáveis, vão acrescentar novos sabores à sua memória gustativa.

  • Alimentação contra a hipertensão

    Existem frutas e vegetais que ajudam a prevenir o problema, que afeta cerca de 42% dos portugueses adultos. A soja e os laticínios magros também podem fazer reduzir a tensão arterial.

  • Quais são os desafios na alimentação do doente oncológico?

    A malnutrição e a perda ponderal excessiva são comuns nos doentes oncológicos e resultam de processos multifatoriais, podendo provocar uma diminuição da resposta aos tratamentos e um aumento da mortalidade. A nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa, explica-nos todos os cuidados a ter com a alimentação no cancro.

  • As regras essenciais de Fernando Póvoas para se livrar os quilos em excesso

    Emagrecer com prazer é, afinal, possível. O conceituado médico do Porto, que tem ajudado muitos famosos, diz-lhe o que fazer para conseguir o peso ideal de uma forma saudável e equilibrada.

    Alimentos com calorias negativas. O que são?

    Será que uma dieta rica em alimentos com calorias negativas é saudável? Pedimos ajuda à nutricionista Rita Fonseca Silva para nos explicar o que já se sabe sobre estes alimentos.

  • Arroz ou massa? O que é que engorda menos?

    Têm características nutricionais muito semelhantes e o ideal é alternar entre o consumo de cada uma destas opções. Mas, se pretende perder peso, uma delas é mais vantajosa para si.

    Alimentos com baixo teor de gordura são sempre saudáveis?

    É essencial ler os rótulos dos alimentos e saber interpretá-los. Será que a indicação de baixo teor em gordura significa que o alimento é saudável e que ajuda a perder peso? A Prof. Teresa Branco explica a diferença entre gordura saturada e gordura insaturada (monoinsaturada ou polinsaturada), em que alimentos os pode encontrar e as suas influências na gestão do peso.

    As melhores opções de fruta para quem quer perder peso

    Por conterem níveis variáveis de açúcar, algumas opções são melhores que outras. Siga as recomendações de Liliana Oliveira, dietista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas.

    10 alimentos que pode ingerir depois do prazo

    Todos os anos são desperdiçadas milhares de toneladas de alimentos. Segundo estatísticas norte-americanos, o correspondente a 165 mil milhões de dólares. Porém, um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais em parceria com a Universidade de Harvard identificou alguns alimentos que se podem ingerir, com cautela, mesmo depois do prazo de validade.

    Serei intolerante à lactose? Nutricionista alerta para 5 sinais a que deve estar atento

    A intolerância à lactose resulta da insuficiência na produção de lactase pelo organismo humano, a enzima que desdobra e decompõe aquela substância do leite. Moda ou não, é um problema cada vez mais comum em adultos. A nutricionista Jo Travers destaca 5 sinais a que deve estar atento.

    5 alimentos e bebidas que fazem menos mal do que aquilo que julga

    Algumas das iguarias que, à partida, não parecem ser saudáveis têm, afinal, benefícios comprovados para a saúde, desde que ingeridas com conta, peso e medida. Saiba quais.

  • As principais dúvidas na cozinha esclarecidas por uma engenheira alimentar

    Sabia que a maioria dos casos de intoxicação alimentar é causada pelo manuseamento e/ou por uma preparação incorreta dos alimentos? Veja tudo o que precisa de saber para fazer uma alimentação segura.

  • Programa de detox saudável e eficaz

    Precisa de se livrar das toxinas, de desinchar e/ou até de emagrecer? Então siga este plano exclusivo criado pela nutricionista Iara Rodrigues para purificar o organismo de uma forma sã.

    6 formas diferentes de consumir iogurtes

    Está cansado de consumir os tradicionais iogurtes com frutas? Conheça outras formas de utilizar o iogurte e aproveitar todos os seus benefícios

    Não tenho que controlar a comida se pratico muito exercício?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco esclarece se poderá ter um menor cuidado com a alimentação se praticar muito exercício físico e explica quais as influências da alimentação controlada e da atividade física na gestão do peso de homens e mulheres.