• Castanhas combatem o frio e fazem bem à tosse

    Um alimento reconfortante, mas também calórico e saudável, ideal para dias mais rigorosos. Em tempos idos, este fruto chegou a ser apelidado de pão dos pobres devido às suas propriedades nutritivas.

  • Os benefícios do consumo de bacalhau

    Um peixe magro de fácil digestão que protege o sistema cardiovascular e não só. Descubra todas as propriedades nutritivas do fiel amigo que os portugueses há muito que não dispensam.

    Frutas e legumes a consumir em dezembro

    Se ingerir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

    10 conselhos médicos para ter mais um Natal na vida (e não menos uma vida no Natal)

    Para uma quadra natalícia saudável e com prazer à mesa, a médica e nutricionista Sandra Alves, da Sociedade Portuguesa do AVC, deixo-lhe alguns conselhos práticos. Lembre-se que o Acidente Vascular Cerebral não escolhe dia nem hora. Mais vale um natal cheio de vida, do que menos uma vida neste Natal.

    15 antioxidantes naturais que os povos que vivem mais tempo ingerem

    Os nativos de Okinawa, no Japão, são conhecidos mundialmente pela sua longevidade, que muitos atribuem aos alimentos que ingerem no dia a dia. Descubra já quais são!

  • 12 alimentos ricos em zinco que combatem a diabetes

    Este mineral, que interfere com mais de 300 reações químicas que ocorrem no nosso organismo, ajuda a prevenir os sintomas desta doença. Saiba já em que ingredientes é que o pode encontrar.

  • É por isto que engorda no trabalho

    Deixe os snacks cheios de açúcar de lado e troque-os por caminhadas, lufadas de ar fresco e também comidas saudáveis e leves.

  • Ir ao supermercado pode estar a engordá-lo

    É durante as compras que toma a primeira decisão do que irá comer nos próximos dias, nomeadamente em termos da quantidade e da qualidade dos alimentos. Certifique-se de que escolhe bem!

  • Erva-de-trigo tem propriedades anticancerígenas

    Este alimento ativa a capacidade citotóxica de células do sistema imunitário e combate o cancro em animais. Especialistas acreditam que tem o mesmo efeito nos humanos.

    12 coisas que quem gosta de chocolate e não quer engordar deve fazer

    Pequenas alterações, fáceis de implementar, que tornam as suas receitas mais saudáveis e substancialmente mais light, para poder usufruir deste alimento sem culpas e sem aumentar de peso.

    As 12 regras a ter em conta ao comprar e confecionar legumes

    Uma alimentação saudável não dispensa vegetais, alimentos que contemplam nutrientes e vitaminas benéficas para o bom funcionamento do organismo. Veja as melhores formas de os preparar e conservar para não prejudicar a sua saúde.

  • Perdeu peso e não notou?

    Nem sempre é fácil perceber se perdemos gordura ou líquidos e por isso, para lhe facilitar esta dúvida, dê uma vista de olhos nos seguintes sinais.

    As trocas de chocolate mais inteligentes

    A combinação de gordura e açúcar com o sabor irresistível do cacau é o que torna este alimento tão delicioso quanto calórico. Para não ter de se negar a este prazer, escolha as melhores opções. Nós damos uma ajuda!

  • Deixe de fumar sem engordar

    Apesar da cessação tabágica estar associada ao aumento de peso, existem formas muito práticas de o evitar. Assuma o controlo da situação e deixe-se de desculpas... De uma vez por todas!

    Beber água às refeições engorda? 10 mentiras sobre alimentação

    Dizem-se muitas mentiras sobre comida, nutrição, perda de peso e exercício físico. Fomos tirar as teimas com a nutricionista Vanessa Mártires, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Dieta do chocolate

    É, paradoxalmente, o sonho de muitos dos que querem emagrecer mas não resistem a este alimento. Descubra o plano alimentar que o vai pôr a comer chocolate e a perder peso ao mesmo tempo.

    12 alimentos que as pessoas com diabetes devem ingerir

    Em Portugal, a doença afeta mais de um milhão. Para a prevenir ou para a travar, muitos especialistas defendem um cuidado redobrado com a alimentação. Estes são alguns dos ingredientes que deve consumir.

  • Frutos deliciosamente silvestres que fazem (muito) bem à saúde

    Repletos de vitaminas e minerais essenciais, estão repletos de antioxidantes benéficos. Diretamente do bosque, veja a seleção que escolhemos para si. De fazer crescer água na boca...

  • Os iogurtes Skyr serão os mais saudáveis? Tire todas as teimas

    Se vieram para ficar, não sabemos, mas os iogurtes Skyr estão na moda e diferenciam-se dos demais produtos lácteos pelo seu elevado teor proteico e baixo valor calórico. A associação de defesa do consumidor DECO analisou-os e desvenda cinco dúvidas comuns sobre este famoso alimento islandês.

  • Fomos feitos para engordar

    A obesidade é uma das maiores epidemias dos dias que correm. Os números da Organização Mundial de Saúde, que se multiplica em apelos, são assustadores. Saiba o que está a influenciar o nosso peso.

  • Barriga de cerveja? Depois dos 40 ataca em força

    Pode estar a comprometer a sua forma física se continuar a comer aos 40 o mesmo que comia aos 30. Conheça os conselhos do médico Carlos Portinha.

    Tem noção da quantidade de calorias que estes pratos têm?

    Há confeções gastronómicas que são menos saudáveis do que aquilo que, à primeira vista, possa pensar. Conheça a equivalência calórica de algumas especialidades muito apreciada.

    Lavar ou não lavar certos alimentos?

    Se por um lado achamos que lavar retira toda a sujidade de algum alimento, por outro também pode existir o risco de propagação de bactérias, retirar o gosto, os benefícios e até a textura.

  • Os alimentos biológicos são mesmo os mais saudáveis?

    Sim, revela uma análise a vários estudos do Centro de Serviços de Investigação do Parlamento Europeu. Ao optar por estes produtos, estará a ingerir menos substâncias prejudiciais à sua saúde.

    8 superalimentos que deve ingerir pelo menos duas vezes por dia

    Existem ingredientes que são considerados especiais por serem muito ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis. Destacamos oito!

  • 9 erros alimentares que se cometem (praticamente) todos os dias

    Sair de casa sem comer e exagerar nas bolachas no trabalho são apenas duas das principais infrações a nível alimentar de muita gente. Será que também costuma cometê-las?

    Já provou as castanhas deste ano? Conheça os 8 benefícios deste fruto

    A castanha é "um fruto saudável" para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Vale a pena recordar o quão bem a castanha pode fazer à sua saúde. Tome nota.

    Alimentos com mais vitamina C? Esqueça lá as laranjas…

    Nos meses de maior frio, há quem procure reforçar as defesas do organismo com este fruto. Mas existem outras opções com maiores quantidades desta substância!

  • Arroz vermelho? Médica explica os segredos deste aliado do coração

    Uma alimentação demasiado rica em gorduras, o excesso de peso e um estilo de vida sedentário são alguns dos fatores que provocam o aumento do colesterol e incrementam o risco cardiovascular. Conheça os benefícios do arroz vermelho e o seu papel na saúde cardiovascular, segundo a médica Teresa Laginha.

    8 erros que estão a aniquilar a sua dieta

    Toda a gente comete erros, certo? Mas se está a fazê-los durante um período de tantos sacrifícios, como a dieta, corre o risco de singrar numa luta inglória. Conheça 8 erros comuns.

    Frutas e legumes a consumir em novembro

    Se consumir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

  • Mais de 50% da população mundial será obesa em 2025

    Em menos de 30 anos, a obesidade duplicou. Atenta ao fenómeno, a Organização Mundial de Saúde tem-se multiplicado em apelos. O fenómeno é transversal a todas as faixas etárias.

  • Dia sem sol? Aposte nestes alimentos ricos em vitamina D

    A vitamina D é obtida de duas formas: a partir da dieta ou por síntese cutânea decorrente da exposição solar. Ambas são essenciais para a manutenção da saúde óssea e do bem-estar físico e mental. Conheça os alimentos mais ricos neste composto lipossolúvel com os conselhos da nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa.

    10 coisas que tem de saber antes de ser vegan

    O veganismo é um longo caminho. Antes de o abraçar, tome nota de 10 coisas que precisa de saber.

  • Reforçar a imunidade no outono com a alimentação. Os conselhos de uma nutricionista

    Durante o outono é importante reajustarmos a nossa alimentação, devido à necessidade de nos adaptarmos às novas temperaturas mas, também, de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época. Siga os conselhos da nutricionista Joana Bernardo.

    Comer ou não comer massa? 10 motivos saudáveis para fazê-lo

    Volta e meia a dúvida surge: devo ou não comer massa? Os conselhos são da nutricionista Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

    10 coisas que nunca deve pôr na sua sopa

    São vários os ingredientes que, quando lhe são adicionados, lhe conferem uma textura cremosa e um sabor mais intenso. No entanto, estes podem arruinar os seus benefícios nutricionais. Saiba já quais são!

  • Que pH da água devo escolher: mais alcalino, mais ácido ou mais neutro?

    Beber água regularmente e em quantidade é fundamental para o bom funcionamento orgânico, sendo que a água deve ser o nosso principal alimento.

  • Plano alimentar para acelerar o metabolismo

    Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, criou um plano de sete dias que o vai ajudar a queimar mais calorias enquanto come. Veja o que deve ingerir em cada um dos dias!

  • 3 plantas do tempo frio que fazem bem à saúde

    Urtigas, violetas e morugem constituem a trindade vegetal que todos os anos anuncia a aproximação do inverno e que, em tisanas, infusões ou saladas, ajudam a prevenir e a combater as doenças típicas da estação.

    10 alimentos que fazem borbulhas na cara

    A relação entre dieta e acne é um tema polémico. A evidência científica conclui que os alimentos com um alto teor glicémico, as gorduras e o leite podem contribuir para o agravamento desta patologia. Conheça 10 alimentos proibidos se quiser ter uma pele livre de borbulhas.

  • Dieta para mulheres em processo de menopausa

    Um plano alimentar adaptado às necessidades nutricionais desta fase da vida da mulher, muitas vezes associada a um aumento de peso e ao surgimento de doenças como a osteoporose.

  • Prepare uma marmita fit

    A falta de tempo, de vontade e até de inspiração fazem com que as refeições nem sempre sejam as mais apropriadas.

    6 frutos silvestres que tem de passar a ingerir mais

    Também apelidados de frutos do bosque, estão repletos de vitaminas e de outras substâncias antioxidantes. Ideais para um snack ou para um lanche, são recomendados por nutricionistas e dietistas.

  • Paleo, Low Carb, Vegana, Dukan... "Não é que estas dietas não resultem, mas têm um grande fator contra"

    As dietas generalistas até podem resultar numa primeira fase, mas têm um aspeto negativo que acaba por ditar o seu fracasso: a falta de personalização. Quem o diz é a nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa, que nos deixa algumas dicas para aprender a comer melhor. Hoje é o Dia Mundial da Alimentação.

    7 argumentos que o vão convencer a incluir o pão na sua dieta

    Celebra-se hoje o Dia do Pão, comemoração instituída em 2000, pela União Internacional de Padeiros e Afins, para destacar a importância deste cereal, transversal a todas as refeições do dia e ligado aos hábitos alimentares de todo o mundo.

  • Alimente convenientemente os seus pulmões

    São fundamentais no processo respiratório. Saiba quais são os cuidados ao nível do estilo de vida e alimentação que deve ter para proteger e preservar este órgão vital.

  • Dieta Alcalina: “Uma alimentação saudável é mais do que ingerir um bife grelhado com salada”

    A propósito do livro “As Receitas do Fator pH” conversamos com a autora, a nutricionista Rita Boavida. Uma obra que nos sugere uma mudança alimentar. Reduzir a dieta acidificante, optando por alimentos alcalinos permitirá eliminar as toxinas, reforçar o sistema imunitário, melhorar a digestão. Rita explica-nos como e traduz-nos por miúdos o que é o pH.

  • Há quem prefira a marmelada mas o marmelo é que faz bem à saúde

    Símbolo da fertilidade desde os tempos da antiga Grécia, este fruto, muito rico em vitaminas A, C e E, tem também propriedades que combatem a anemia, o mau colesterol, a diarreia e o cansaço.

    Os iogurtes mais indicados para a sua dieta

    Numa dieta saudável, pode ingerir um ou dois por dia, mas este não deve ultrapassar as 100 calorias por unidade. Se o objetivo é perder peso, cada copo não deverá ter mais de 50 kcal. Siga as recomendações da dietista Carolina Elias.

  • Chá branco é tão eficiente quanto o verde na perda de peso

    São da mesma família, mas as suas propriedades são mais intensas e as suas funções mais eficazes. Saiba qual é a melhor forma de o preparar e as vezes por dia que o deve ingerir para conseguir emagrecer.

    50 regras que o vão ajudar a emagrecer

    Quer emagrecer e não consegue? Damos-lhe uma ajuda, revelando de seguida 50 descobertas científicas que ajudam a alcançar o peso ideal de forma saudável, equilibrada e sustentável!

    Alimentos incompatíveis que não podem ser misturados

    Existem alimentos que se anulam do ponto de vista nutricional quando são ingeridos em conjunto. Por isso, trate de evitar estas misturas para não ingerir calorias inúteis.

  • Como transitar para uma dieta vegan

    Por muito benéfica que seja, adotar este estilo de dieta deve ser algo gradual e é necessário obter toda a informação acerca das transformações que irão ocorrer durante o processo.

    Terapeuta sexual revela 10 alimentos que afetam a libido

    Os alimentos afrodisíacos melhoram a performance sexual e aumentam o desejo em homens e mulheres. Mas existem opções que têm o efeito contrário. Tome nota dos conselhos de Aline Castelo Branco, terapeuta e educadora sexual.

    10 alimentos ricos em colesterol mas muito saudáveis

    Existem vários alimentos com um elevado teor de colesterol, mas que devem fazer parte da nossa dieta alimentar devido aos seus benefícios nutricionais. Conheça as recomendações da nutricionista Jenifer Duarte da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal.

    15 alimentos detox recomendados pelos nutricionistas

    Pedimos ajuda à nutricionista Magda Roma para saber quais são os alimentos que, de facto, ajudam a purificar o organismo.

  • Capsaicina da malagueta favorece a perda de peso

    Aquilo que lhe dá o efeito picante leva também o organismo a queimar mais calorias e a eliminar gordura, confirmam vários estudos internacionais. Saiba qual é a melhor forma de a consumir.

    Estes são os 10 alimentos mais viciantes (segundo a ciência)

    Os autores de um estudo científico publicado na revista PLOS ONE pediram a 504 voluntários para identificar os alimentos mais e menos viciantes a partir de uma escala de 7 pontos (em que 1 é nada viciante e 7 é muito viciante).