A principal causa da doença coronária é a aterosclerose, patologia que se caracteriza pela deposição de substâncias gordas (como o colesterol) e outros elementos transportados pela corrente sanguínea nas paredes internas das artérias. Um artigo de opinião da nutricionista Sofia Oliveira Pinto.
Sabia que as concentrações de selénio no organismo são influenciadas pelo meio ambiente e pela ingestão alimentar? Um artigo da nutricionista Ana Rita Lopes.
Quando a refeição nos “pesa”, há que saber que certos alimentos nos vão poupar ou reduzir o desconforto abdominal. Ingredientes que não são a cura, antes coadjuvantes. De resto, como diz o adágio, “mais vale prevenir do que remediar”. Daí a necessidade de seguir uma alimentação equilibrada e regrad
A utilização deste eletrodoméstico é segura ou a radiação que produz é prejudicial aos alimentos? As respostas são da nutricionista Catarina Sofia Correia.
A melhor forma de tratar a endometriose é através de uma abordagem multidisciplinar, em que o auxílio de vários profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas e nutricionistas melhoram o quadro clínico das portadoras desta patologia, melhorando a sua qualidade de vida.
A nutrição desempenha um papel vital na saúde e na performance dos desportistas. Se pratica desporto e pretende melhorar a sua composição corporal, este artigo é para si. As recomendações são da nutricionista Ana Rita Lopes.
Portuguesa, repolho, de Bruxelas, coração, flor, lombarda, roxa, kale, romanesca, entre muitas outras. O mundo das couves é de uma enorme riqueza. Em Portugal, embora tenhamos inúmeras variedades disponíveis deste hortícola, somos pouco inventivos na diversificação à mesa. Da próxima vez vai variar?
A alimentação tem impacto social e é influenciada pelos hábitos, que foram passados de geração em geração e, ainda, pelas novas realidades sociais, na qual o tema da sustentabilidade é realmente importante.
Sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano, correspondendo a cerca de 10 a 15% do seu corpo? As explicações são das nutricionistas Ana Dinis e Carla Correia.
Trabalhar ao lado de um frigorífico e, ao mesmo tempo, não poder sair de casa, veio dificultar quem tinha um cuidado diário com a sua alimentação e com o seu corpo. Um artigo da nutricionista Cátia Coelho.
Além dos cuidados externos que há a ter com a pele, a alimentação desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde deste órgão e no combate ao envelhecimento precoce. Neste âmbito, certos alimentos podem fornecer nutrientes essenciais e antioxidantes que protegem a pele contra danos causados p
O cérebro é maioritariamente composto por gordura e água, com 100 biliões de células cerebrais (neurónios) responsáveis pelo pensamento, aprendizagem, emoções e estados de humor. Alguns alimentos podem potenciá-las. Conheça as recomendações da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira.
Se sofre persistentemente de sintomas gastrointestinais funcionais como barriga inchada, flatulência, cólicas abdominais ou alterações de motilidade como diarreias e/ou obstipação saiba que o alívio destes pode passar por uma dieta restrita com alguns tipos de alimentos. As recomendações são do nutr
Rica em nutrientes vitais para o organismo, a banana desempenha um papel importante na saúde do coração, na função muscular e digestiva, assim como se apresenta uma reguladora do humor. Eis sete factos que importa conhecer sobre uma das frutas mais versáteis na cozinha.
Em dias de praia, com a exposição prolongada ao sol e calor, o ideal é ter sempre consigo snacks saudáveis e práticos, que o ajudem a ter energia, a estar hidratado e que não se estraguem facilmente com o calor.
A anemia resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos ou do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais. Saiba o que deve comer para evitar esta patologia, segundo as recomendações da nutricionista Ana Rita Lopes.
O louro é bastante popular na culinária mediterrânea. Mas será que é bom para a saúde? Um artigo da nutricionista Cristiana Brito do Hospital Lusíadas Amadora.
Para algumas pessoas, o café parece ter impacto a nível do trânsito gastrointestinal, mas porque é que isto acontece? Um artigo da nutricionista Joana Bernardo, da Clínica Fisiogaspar.
O stress e a ansiedade afetam cada vez mais pessoas a nível global. Estas reações devem-se ao quotidiano repleto de dificuldades e exigências que constituem a vida moderna. Um artigo da nutricionista Cristiana Brito, da Clínica de Santo António.