Mais importante do que seguirmos uma alimentação orientada pela ditadura das dietas, é percebermos a qualidade dos nutrientes que ingerimos. Com a nutricionista Cláudia Viegas desmontamos o “monstro” das dietas e a obsessão de contar calorias.
Com a nutricionista Cláudia Viegas viajamos ao mundo do leite, o gordo, o meio gordo e o magro, para perceber que, entre estes, no que respeita às vantagens no consumo, não há tantas diferenças como possamos julgar.
Pedimos a Vanessa Andrade, a empreendedora que criou o projeto Green Smiles para nos eleger o Top 10 dos seus alimentos prediletos. Como critério de escolha, uma viagem pela alimentação que respeita o nosso estado emocional. Para Vanessa, “os alimentos que ingerimos e os métodos culinários que utili
A Organização Mundial da Saúde alerta para os perigos da redução do consumo de vegetais e hortaliças. Não é por acaso que este grupo de alimentos tem lugar de destaque na Roda dos Alimentos. As sopas são uma engenhosa forma de os ingerirmos.
Por diversas razões de saúde ou por crenças alimentares o leite tem sido, nos últimos anos, substituído por outras alternativas, como as bebidas de origem vegetal. A nutricionista Ana Rita Lopes explica-lhe as principais diferenças
O azeite virgem é um sumo de fruta 100% natural extraído da azeitona (Olea europaea) e faz parte dos hábitos alimentares dos povos mediterrânicos desde que toda esta extensa região é habitada. Todos os benefícios do azeite com o médico Pedro Lôbo do Vale.
O abacaxi, com o seu sabor tropical e doce, esconde na sua polpa suculenta nutritivos tesouros. Rico em vitamina C, coadjuva no fortalecimento do sistema imunitário. Por seu turno, as fibras fazem deste fruto um guardião do aparelho digestivo.
A importância da presença de gordura na dieta para a saúde humana, especialmente sob a forma de ácidos gordos insaturados, é hoje amplamente reconhecida. Sabia? Leia este artigo da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Um estudo da Universidad de Navarra demonstra que seguir uma dieta ajustada em calorias e micronutrientes parece ter um efeito benéfico no estado inflamatório relacionado com a obesidade e as manifestações da síndrome metabólica
Alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecerem nutrientes essenciais, também proporcionam benefícios extra à saúde, com compostos bioativos que podem coadjuvar na prevenção de doenças. Para saber se está a tirar real proveio de alimentos funcionais, eis as 10 perguntas que deve fazer.
Sabia que jantar depois das 21h30 altera o seu ritmo hormonal ou que os níveis de insulina estão no máximo ao meio-dia e bastante reduzidos após as 7 horas da tarde? Leia os conselhos da nutricionista Ana Rita Santos.
A sensação de sede já é, por si só, um sinal de desidratação. Por isso não devemos esperar por este sinal do nosso corpo para ingerir líquidos. Estes são fundamentais à vida humana. Através de perguntas e respostas, a nutricionista Mariana Abecasis explica-nos os porquês para a ingestão de líquidos,
Quando a refeição nos “pesa”, há que saber que certos alimentos nos vão poupar ou reduzir o desconforto abdominal. Ingredientes que não são a cura, antes coadjuvantes. De resto, como diz o adágio, “mais vale prevenir do que remediar”. Daí a necessidade de seguir uma alimentação equilibrada e regrad
“Porque é que se temos um problema de excesso de peso achamos que devemos fazer esse processo sozinhos?”. Esta é uma das reflexões que a nutricionista Diana Dinis nos deixa ao longo da conversa que mantemos a pretexto do lançamento do livro "Emagreça sem Dietas" (edição Manuscrito), obra onde a auto
Entre as joias da nutrição do mundo vegetal há um lugar cativo para as leguminosas, um grupo de alimentos onde cabe, entre outros, o feijão, as lentilhas, o grão-de-bico, as ervilhas e a fava. Alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) está em conversações com a indústria alimentar para diminuir o sal no pão. Mas também noutros alimentos. Conheça algumas dicas da Direção-Geral da Saúde para fazê-lo já hoje em sua casa.
Beber água regularmente e em quantidade é fundamental para o bom funcionamento orgânico, sendo que a água deve ser o nosso principal alimento. Os conselhos são do naturopata António Soares Neto.
As crianças estão em fase de crescimento constante e praticam várias atividades no seu dia-a-dia que requerem um grande gasto de energia. Conheça as vitaminas e os minerais essenciais para a saúde e bem-estar das crianças.
Levamos duas gamas de batata frita à análise da nutricionista Cláudia Viegas. As ditas “normais” e a versão light das mesmas. O resultado surpreende, entre umas e outras as diferenças esbatem-se. Contas feitas, os “benefícios” do light são mera cosmética. Isto, não obstante, as batatas light estarem
A vitamina D é um micronutriente extremamente importante na prevenção de várias doenças. Geralmente é obtida através da síntese cutânea decorrente da exposição solar. Conheça os alimentos mais ricos em vitaminha D, um composto lipossolúvel, segundo os conselhos da nutricionista Ana Rita Lopes.
Uma dieta equilibrada exige diversidade nos ingredientes que levamos à mesa, em respeito pela Roda dos Alimentos e a par de um estilo de vida saudável. Sem perder de vista estes princípios, podemos enunciar alguns alimentos que, pelas suas propriedades, valorizam as saladas que preparamos e, desta f
As dores menstruais afetam grande parte da população feminina. Saiba como atenuar esse desconforto com as sugestões do médico Pedro Lôbo do Vale. Hoje é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.