• Quais são os desafios na alimentação do doente oncológico?

    A malnutrição e a perda ponderal excessiva são comuns nos doentes oncológicos e resultam de processos multifatoriais, podendo provocar uma diminuição da resposta aos tratamentos e um aumento da mortalidade. A nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa, explica-nos todos os cuidados a ter com a alimentação no cancro.

  • As regras essenciais de Fernando Póvoas para se livrar os quilos em excesso

    Emagrecer com prazer é, afinal, possível. O conceituado médico do Porto, que tem ajudado muitos famosos, diz-lhe o que fazer para conseguir o peso ideal de uma forma saudável e equilibrada.

  • Superalimentos: O que são?

    “Superalimento” é de certeza uma palavra que já ouviu inúmeras vezes. Este é um termo não oficial e algo controverso, gerando opiniões divergentes na comunidade científica.

    Alimentos com calorias negativas. O que são?

    Será que uma dieta rica em alimentos com calorias negativas é saudável? Pedimos ajuda à nutricionista Rita Fonseca Silva para nos explicar o que já se sabe sobre estes alimentos.

  • Arroz ou massa? O que é que engorda menos?

    Têm características nutricionais muito semelhantes e o ideal é alternar entre o consumo de cada uma destas opções. Mas, se pretende perder peso, uma delas é mais vantajosa para si.

    Alimentos com baixo teor de gordura são sempre saudáveis?

    É essencial ler os rótulos dos alimentos e saber interpretá-los. Será que a indicação de baixo teor em gordura significa que o alimento é saudável e que ajuda a perder peso? A Prof. Teresa Branco explica a diferença entre gordura saturada e gordura insaturada (monoinsaturada ou polinsaturada), em que alimentos os pode encontrar e as suas influências na gestão do peso.

    As melhores opções de fruta para quem quer perder peso

    Por conterem níveis variáveis de açúcar, algumas opções são melhores que outras. Siga as recomendações de Liliana Oliveira, dietista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas.

    10 alimentos que pode ingerir depois do prazo

    Todos os anos são desperdiçadas milhares de toneladas de alimentos. Segundo estatísticas norte-americanos, o correspondente a 165 mil milhões de dólares. Porém, um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais em parceria com a Universidade de Harvard identificou alguns alimentos que se podem ingerir, com cautela, mesmo depois do prazo de validade.

    15 segredos sobre a perda de peso que ninguém comenta

    Perder apenas 5% do seu peso corporal pode reduzir o risco de doenças crónicas, sobretudo se tem excesso de peso. Mas existem outros efeitos menos óbvios. Saiba quais!

    Serei intolerante à lactose? Nutricionista alerta para 5 sinais a que deve estar atento

    A intolerância à lactose resulta da insuficiência na produção de lactase pelo organismo humano, a enzima que desdobra e decompõe aquela substância do leite. Moda ou não, é um problema cada vez mais comum em adultos. A nutricionista Jo Travers destaca 5 sinais a que deve estar atento.

    5 alimentos e bebidas que fazem menos mal do que aquilo que julga

    Algumas das iguarias que, à partida, não parecem ser saudáveis têm, afinal, benefícios comprovados para a saúde, desde que ingeridas com conta, peso e medida. Saiba quais.

  • As principais dúvidas na cozinha esclarecidas por uma engenheira alimentar

    Sabia que a maioria dos casos de intoxicação alimentar é causada pelo manuseamento e/ou por uma preparação incorreta dos alimentos? Veja tudo o que precisa de saber para fazer uma alimentação segura.

  • Programa de detox saudável e eficaz

    Precisa de se livrar das toxinas, de desinchar e/ou até de emagrecer? Então siga este plano exclusivo criado pela nutricionista Iara Rodrigues para purificar o organismo de uma forma sã.

    6 formas diferentes de consumir iogurtes

    Está cansado de consumir os tradicionais iogurtes com frutas? Conheça outras formas de utilizar o iogurte e aproveitar todos os seus benefícios

    Não tenho que controlar a comida se pratico muito exercício?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco esclarece se poderá ter um menor cuidado com a alimentação se praticar muito exercício físico e explica quais as influências da alimentação controlada e da atividade física na gestão do peso de homens e mulheres.

  • Páscoa (mais) saudável

    A seguir às festividades natalícias, é um dos períodos do ano com mais tentações gastronómicas. Se não resiste a ovos, amêndoas e folares, damos-lhe ideias para celebrar a quadra sem engordar.

    As (in)verdades do café

    É uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo e Portugal não é exceção. Tem fama de fazer mal e até faz, se for consumido em demasia, mas, ingerido com moderação, pode ter muitas vantagens.

    O café faz bem à saúde? Eis a resposta da ciência

    Quase todos os anos descobrimos novos benefícios desta que é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. Por isso, decidimos reunir as últimas descobertas acerca das propriedades do café. Hoje é o Dia Internacional do Café.

  • Não faça dieta nas férias e nos feriados

    Os portugueses segmentam cada vez mais os seus períodos de descanso para poder viajar mais e fazer umas escapadas. Saiba por que não deve tentar emagrecer nessas alturas.

  • Sabe o que deve comer ao olhar para a sua mão?

    A "dieta da mão" é uma das técnicas utilizadas para manter uma dieta equilibrada e acima de tudo, em proporções adequadas para o seu organismo.

  • Não engorde na Páscoa

    Tem dificuldade em resistir aos ovos de chocolate, às amêndoas e aos folares? Apesar das tentações da quadra serem muitas, há coisas que pode (e deve) fazer para não aumentar de peso.

    15 alimentos que deve ingerir na primavera

    A chegada da nova estação traz com ela novas frutas e novos vegetais da época. Saiba quais são os ingredientes que devem integrar a sua alimentação nos meses que antecedem o verão.

    Os 15 alimentos detox mais recomendados

    Pedimos ajuda à nutricionista Magda Roma, dos supermercados biológicos Brio, para percebermos que alimentos de facto nos ajudam a purificar o organismo.

    O que tem o intestino a ver com o peso?

    Atualmente sabe-se que o intestino saudável tem influência na gestão do peso. A Prof. Teresa Branco salienta os benefícios e a importância de um intestino saudável. Refere alimentos que ajudam ao bom funcionamento do intestino e aqueles que promovem a inflamação, assim como, a influência do exercício.

    Estes alimentos podem ajudá-lo a livrar-se da depressão

    A ingestão destes alimentos naturais de forma regular ajuda a superar estados de ansiedade e depressão. No Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é a depressão, conheça as dicas da naturopata Cátia Amoreirinha, do Gabinete de Saúde.

    Os ingredientes que não podem faltar na sua cozinha

    Independentemente das estações do ano, há alimentos que devemos ter sempre na nossa cozinha. Conheça a lista de básicos mais saudáveis que ajudam a salvar imprevistos e que deve privilegiar na sua alimentação diária.

  • Sabe que o limão é antissético, antibacteriano, anti-alérgico e anti-cancerígeno?

    São muitos os estudos científicos internacionais que enaltecem as propriedades nutritivas e terapêuticas deste citrino, uma fruta rica em vitamina C, limoneno, foliato, potássio e fibras.

  • Como perder cinco quilos sem eliminar os hidratos de carbono e o pão

    Emagrecer não implica ter de cortar radicalmente com tudo aquilo de que tanto gosta. Passos simples para fazer as pazes com a sua balança, com a ajuda de um endocrinologista.

  • Os benefícios da Dieta Verde

    Perca peso e ganhe vitaminas ingerindo alimentos ricos em fibras e antioxidantes. A dietista Marisa Costa elaborou um plano alimentar de uma semana que emagrece com saúde.

  • 15 alimentos deliciosos que muitos continuam a ignorar

    Frutas e vegetais que até gostaria de experimentar mas que, se calhar, não sabe como degustar ou confecionar. Descubra as propriedades nutricionais de cada um deles.

  • Manteiga ou margarina? Alguma delas é preferível à outra?

    São ambas gorduras saturadas, com uma diferença decisiva para a sua saúde. Uma é natural e outra é artificial e rica em ácidos gordos ómega-6 e aditivos químicos. Saiba qual!

    A febre dos alimentos biológicos. Afinal porque são melhores?

    Depois da industrialização ter tomado conta de praticamente todos os setores alimentares, os alimentos biológicos tornaram-se num produto cada vez mais apreciado. O que são e porque são melhores? As explicações da nutricionista Rita Fonseca Silva.

    Frutas e legumes que deve consumir em abril

    Consuma cada alimento na época própria. Assim, pode aproveitar todo o seu sabor e tirar maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

    Qual é o peso ideal?

    Mais que a questão estética, o peso ideal é também uma questão de saúde. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco define e explica como encontrar o seu peso saudável.

  • Mafalda de Almeida, a nutricionista que está a desmistificar os superalimentos

    São caros? Não. Difíceis de encontrar? Não. Uma gama de alimentos que vive num panteão nutricional especial? Sim. Mafalda de Almeida tem resposta certa para todas as perguntas quando falamos de superalimentos. Não vivem no Olimpo. Encontramo-los nos supermercados.

    Posso potenciar o metabolismo para perder peso?

    É fundamental potenciar o metabolismo para que ele potencialize o funcionamento de todas as nossas células, permitindo uma melhor gestão da nossa saúde e do nosso peso. Assista ao vídeo da Prof. Teresa Branco para compreender melhor este tema.

    Que tipo de calorias deve ingerir se quer perder peso?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda a importância da qualidade das calorias ingeridas numa intervenção direcionada para a perda do peso.

  • Tem fome? Não coma estes alimentos

    Sabemos que quando a fome aperta é fácil cair em tentação e comer a primeira coisa que nos aparece à frente. No entanto, a grande maioria das escolhas feitas nestas alturas acabam por comprometer a nossa saúde e dieta.

    10 comidas que adora (mas cuja origem pode causar vómitos)

    Lambuza-se de cada vez que as come, mas quando descobrir de onde vêm ou como são feitas vai pensar duas vezes antes de as ingerir. Conheça 10 alimentos saudáveis mas potencialmente repugnantes.

    20 superalimentos alcalinos

    A acidez de alguns ingredientes prejudica o organismo. O médico Stephan Domenig, autor do livro «A cura alcalina», elaborou uma lista dos que deve privilegiar para evitar problemas de saúde.

  • Ovo ajuda a emagrecer

    Se pretende emagrecer, tem de inserir este alimento no seu cardápio.

  • Os benefícios do café (e dicas de consumo)

    São poucas as pessoas que não resistem ao cafezinho de manhã e eu sou uma delas! Contudo, fora de casa, abstenho-me. Saiba porquê. Um texto de Miguel Figueiredo, Coach Alimentar.

  • É preciso separar as águas porque não são todas iguais

    Há cada vez mais bebidas à base do líquido mais saudável que prometem sensações inigualáveis de leveza e bem-estar, corpos perfeitos e tonificados. Mas será que fazem mesmo bem?

  • Os benefícios nutricionais da cozinha chinesa

    É umas das mais populares do mundo e também uma das mais saudáveis. Porque não experimentá-la em sua casa? Marco Costa, professor de dietética, indica os ingredientes a privilegiar.

  • É mais fácil fazer dieta na primavera e verão?

    Não gostamos propriamente da palavra "dieta", apesar de sabermos que está nas “bocas do mundo”. Um artigo da nutricionista Ana Filipa Baião e da psicóloga Mafalda Leitão.

  • Aprenda a ler os rótulos: o que deve ter em conta

    Sabia que as pessoas com mais atenção aos rótulos dos alimentos são mais magras? Recolhemos alguns factos que deve ter em atenção quando vai às compras

  • Os alimentos que as pessoas mais inteligentes comem

    O que (não) ingerimos afeta o funcionamento do cérebro. Vários especialistas internacionais apontam os ingredientes a privilegiar no dia a dia.

  • “98% das noivas conseguem perder peso. Porquê? Estão motivadas”

    Não uma, nem duas ou três, mas quatro dietas num mesmo livro. A nutricionista Maria João Nogueira aprsenta-nos regimes alimentares diversos e motivadores que de adaptam ao ritmo e gosto de cada um. Um plano que nos é explicado, aqui, em entrevista.

    Soluções naturais para a falta de apetite

    Anda sem fome? Algumas plantas medicinais com ação aperitiva, usadas de forma isolada ou em complementaridade com outros tratamentos mais específicos, podem ajudar.

  • Um condimento que é um analgésico e um anti-alérgico natural

    A pimenta-de-caiena, uma especiaria muito em voga, ajuda a aliviar a dor e a combater alergias. Vários estudos internacionais enaltecem ainda o seu poder saciante.

  • 10 alimentos que estão na lista negra mas que, afinal, até fazem bem

    Nem sempre a má reputação que alguns têm é justificada. Veja os que não deve excluir da sua alimentação e os que (não) deve comprar quando for ao supermercado.

  • Afinal que quantidade de água devo beber por dia?

    O corpo humano perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia através da pele, pulmões, urina e fezes. Será essa a quantidade que devemos repor? Conheça as recomendações da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva.

    11 boas razões para beber (mais) água

    A água é um bem único e essencial. Segundo dados oficiais, cerca de um milhão de portugueses estão mal hidratados. Não faça parte destas estatísticas. Damos-lhe boas razões para ingerir o precioso líquido, fonte de vida e saúde.

  • Dieta: mitos dos alimentos light

    Deverá incluir os alimentos light na sua dieta?

  • As vitaminas do complexo B são mesmo essenciais?

    Sim, são! Saiba por que não pode (mesmo) prescindir destas substâncias orgânicas presentes nos alimentos que ingerimos e que são necessárias para equilibrar as funções vitais do organismo.

  • Será um simples tacho capaz de ajudar a combater uma anemia?

    Os materiais dos recipientes que utiliza para cozinhar podem pôr em perigo a sua saúde. Uma nutricionista e um chef explicam porquê e fazem recomendações a ter em conta.

  • 4 boas razões para comer (ainda mais) rúcula

    Tem um travo ligeiramente picante que não é do agrado de todos mas também fornece nutrientes que ajudam a prevenir e a combater doenças. Saiba quais!

  • Dieta da sopa

    São muitos os portugueses que não passam sem ela. Descubra um plano alimentar composto por uma versão muito saciante que vai ajudá-lo a perder até quatro quilos.

  • Hidrate-se pela sua saúde

    É, quase sempre, quando sentimos sede que nos lembramos de beber água. Mas a verdade é que a sede já é um sinal de desidratação, um aviso de que o organismo precisa de líquidos.

    O pão mais saudável para si

    Em caso de dúvida, nunca escolha em função do tamanho. Siga os conselhos de Vânia Costa, dietista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas.