Sabemos que este é um tema importante para muitos e que a alimentação em família é uma parte fundamental da vida quotidiana, uma vez que dá a oportunidade de nos reunirmos, partilhar, celebrar e desfrutar. Mas, como podemos envolver os diferentes membros da família na melhoria da nutrição de todos?

Eis algumas dicas práticas dos especialistas em nutrição da PronoKal que vão ajudar:

  1. Planear. Ter um menu alimentar semanal ou mensal ajudá-lo-á a garantir que a sua família tem uma alimentação variada e completa. Ao mesmo tempo, pode encorajar e envolver todos os membros da família na escolha dos alimentos neste planeamento.
  2. Cozinhar em casa. Isso ajudará a controlar os ingredientes, as porções e os métodos de confeção, além de evitar gastos com alimentos cozinhados fora de casa. Envolva os membros da família na preparação das refeições.
  3. Almoçar e/ou jantar em conjunto permite partilhar experiências, incentivar à comunicação e desfrutar da refeição de forma consciente. Podem concordar em ajudar-se mutuamente e desligar os aparelhos eletrónicos durante este tempo.
  4. Envolver os mais pequenos. Pode tratar-se de tarefas simples, como misturar ingredientes, lavar legumes, pôr ou limpar a mesa ou mesmo fazer a lista de compras. Isto pode ajudar a encorajar a participação delas nas questões alimentares em casa.
  5. Criar as suas próprias receitas. Podem prepará-las para festas e ocasiões especiais. Envolva os membros no desenvolvimento da receita, na compra dos ingredientes, na preparação e até podem pensar num nome criativo para a tornar mais divertida.
  6. Aumentar o consumo de frutas e legumes em casa. Certifique-se de que inclui estes grupos de alimentos todos os dias. Podem ser frescos, congelados, enlatados e cozinhados de várias formas. Manter a fruta ao alcance de toda a família também evita o consumo de snacks.
  7. Beber água suficiente. Mantenha garrafas de água disponíveis e acessíveis a toda a família. Evite bebidas açucaradas, como refrigerantes e sumos. É importante aumentar o consumo de água natural e de infusões quentes ou frias, dependendo da estação do ano.
  8. Reduzir o consumo de alimentos processados e/ou açucarados. Limite a compra destes alimentos e opte por alimentos frescos, naturais e sazonais. Evite comprar refrigerantes e alimentos altamente processados, uma vez que não são muito nutritivos e são ricos em açúcares adicionados e gorduras saturadas.
  9. Adotar hábitos saudáveis. Os adultos, pais e avós têm um papel fundamental a desempenhar na formação dos hábitos alimentares das crianças. Elas verão como normal o que é praticado regularmente em casa.
  10. Desfrutar! Tudo em equilíbrio e variedade. Incentivar a ter uma atitude positiva em relação à comida e evitar associá-la a sentimentos de culpa ou restrição ajudará a melhorar a nossa relação com a alimentação.

E lembrem-se, o exercício físico também é importante e podem praticá-lo em família.