Chá e infusão são dois conceitos frequentemente confundidos. Com efeito, são dois tipos de bebida muito populares, no entanto, diferem nas plantas usadas. As explicações são da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Abacate, maçã, noz, feijão e sardinha integram a lista de dez alimentos que nos proporcionam o melhor de dois mundos: integrarem aquilo que se considera uma dieta saudável e, simultaneamente, conferem uma sensação de saciedade e consequente controlo do apetite. Nunca é demais lembrar que devem ser c
Apresento-lhe as solanáceas (Solanaceae), um grande grupo que inclui a batata branca, o tomate, a beringela e o pimento e que tem na família o tabaco e a beladona, esta uma das plantas mais venenosas. Conta, peso e medida é o mote no que diz à ingestão das solanáceas que entram na alimentação humana
O chocolate, independentemente do tipo, será sempre um alimento calórico decorrente da quantidade de açúcar e gordura que apresenta. Tome nota das explicações da nutricionista Sofia Oliveira Pinto.
Durante o outono é importante reajustarmos a nossa alimentação, devido à necessidade de nos adaptarmos às novas temperaturas mas, também, de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época. Siga os conselhos da nutricionista Joana Bernardo.
O marmelo é uma fruta subestimada dado apresentar significativas qualidades nutricionais. Além do seu sabor singular e versatilidade culinária, apresenta benefícios para a saúde. Conta com apreciável dose de fibra alimentar, assim como potássio para um coração mais saudável.
Alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecerem nutrientes essenciais, também proporcionam benefícios extra à saúde, com compostos bioativos que podem coadjuvar na prevenção de doenças. Para saber se está a tirar real proveio de alimentos funcionais, eis as 10 perguntas que deve fazer.
Fit, healthy, saudável, superalimentos, detox...a cartilha alimentar vive neste século XXI povoada de promessas de um amanhã glorioso. Mas, haverá alguma base científica em muito do que é veiculado nos canais tradicionais de informação e nas novíssimas redes sociais? A docente e investigadora Concei
Existem vários alimentos com um elevado teor de colesterol, mas que devem fazer parte da nossa dieta alimentar devido aos seus benefícios nutricionais. Conheça as recomendações da nutricionista Jenifer Duarte.
Os efeitos associados ao consumo de álcool continuam a ser uma incógnita para muitas pessoas. Conhece realmente todos os riscos? As explicações e conselhos são do nutricionista Vítor Guerra.
Molhos comerciais, alimentos processados, alguns em conserva, podem reservar-nos desagradáveis surpresas no que respeita ao consumo excessivo de sal. Para que tenha mão na ingestão de sal, espreite as dicas que aqui lhe deixamos.
O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula cuja principal função é a hidroxilação do colagénio, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.
Simples hábitos diários dão-nos o caminho para uma alimentação com ingestão de menos açúcar e, com isso, um investimento na nossa saúde e bem-estar. A nutricionista Rita Rocha de Macedo deixa-nos seis dicas para reeducarmos hábitos.
O sal é um elemento necessário ao nosso organismo quando consumido com ponderação, algo que se têm vindo a alterar entre os adultos e mais preocupante entre os mais jovens. Sigas as recomendações são da nutricionista Mónica Pitta Grós Dias.
Muito se tem escrito e falado sobre manteiga e margarina. No entanto, a diferença entre ambas parece não ser clara para muitos. Comecemos por perceber a origem de ambas com a ajuda da nutricionista Maria Paes de Vasconcelos.
Muitas pessoas têm vindo a substituir o açúcar branco por outros tipos de açúcar, menos refinados, como o açúcar mascavado. Mas será esta alteração significativa na saúde? As explicações são da nutricionista Ana Rita Lopes.
René Quinton, investigador francês, dedicou parte da sua investigação a analisar a composição da água do mar e comprovou a sua semelhança com o plasma sanguíneo. Será que esta variedade até não faz bem à saúde? As explicações são da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.
Independentemente do objetivo (perder peso ou ganhar massa muscular), para o alcançar é necessário saber como treinar e o que comer. Se um destes dois estiver a falhar, o objetivo fica mais longe de ser alcançado. Tome nota das recomendações do nutricionista Rui Jorge.