Brócolos

Uma pequena porção contém dois terços da ingestão recomendada de vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a proteger o sistema imunitário, segundo um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles, publicado em 2008 no Journal of Allergy and Clinical Immunology. É também rico em sulforafano, que promove a desintoxicação do fígado. Combate a secura da pele, cabelo e unhas.

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Sementes de linhaça

As sementes de linhaça também são ricas em ómega 3. Promovem a atuação do sistema imune e retardam o envelhecimento das células, concluiu um estudo de 2015 da Universidade de Namur na Bélgica. A semente de linhaça é a mais rica fonte de ómega 3 existente na natureza. Na sua composição estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados.

Frango

A carne das aves é rica em zinco e selénio, dois minerais que promovem o equilíbrio das hormonas no corpo e promovem a produção de colagénio. Também protegem contra os danos dos radicais livres, moléculas que prejudicam as células e aceleram o envelhecimento, mostrou  o investigador Ujang Tinggi, do Centre for Public Health Sciences, na Austrália.

Feijão e leguminosas

O corpo precisa de proteínas para ter energia e funcionar. Por isso, é importante ingerir boas quantidades deste nutriente. Sem elas, o corpo vai tirar de outras partes o material necessário para recuperar os tecidos e pode enfraquecer, por exemplo, o cabelo, a pele e as unhas.

Cacau

Ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos e do coração, revelou um estudo publicado pela Universidade da Califórnia em São Francisco. Os grãos de cacau contêm o dobro das propriedades anti-envelhecimento do chocolate preto e não contêm gordura ou açúcar. Investigadores alemães publicaram no Journal of Nutrition que o chocolate estimula a pele a criar um fator de proteção solar.

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Chá verde

O chá verde acelera o metabolismo e hidrata o corpo e a pele, segundo um pequeno estudo publicado em 1999 no American Journal of Clinical Nutrition. Para além das suas propriedades anti-inflamatórias, estudos mostraram que esta bebida reduz o colesterol, o risco de acidente vascular cerebral, a diabetes e promove a memória. Por outro lado, o chá verde protege as células do organismo e retarda o envelhecimento celular devido aos seus antioxidantes.

Espinafres

Os espinafres são umas verduras com um elevado valor nutricional e propriedades reguladoras, pelo seu alto conteúdo de água, minerais e vitaminas. O espinafre tem muita vitamina A, C, B, E e F e tem propriedades cicatrizantes, tonificantes e revigorantes.

Batata doce

Na batata doce encontramos boas fontes de vitaminas, como A e B, e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio. A vitamina A facilita a produção de colagénio. A batata doce tem beta-caroteno e antioxidantes que ajudam o oxigénio a seguir o seu fluxo estimulando a atividade cerebral e destruindo os radicais livres.

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Laranja

Altamente rica em vitamina C, esta fruta suculenta é ideal para estimular a produção de colagénio que dá elasticidade e firmeza à pele. Promove a renovação celular nas camadas mais profundas da derme e permite um envelhecimento saudável e tardio da pele.

Peixes ricos em ómega 3

A sardinha, o atum e o salmão são três peixes ricos em ómega 3, excelentes para o bom funcionamento do cérebro mas também da pele. Ajudam ainda a diminuir o colesterol mau e aumentar o colesterol bom. Por outro lado, vários estudos demonstraram que ajudam a combater as inflamações da pele, a rosácea e a psoríase.

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