Fazer escolhas alimentares saudáveis é importante para todos nós, principalmente se tivermos uma doença renal crónica e/ou cancro do rim. Fique a conhecer o papel da nutrição na saúde renal.
Seguir um plano alimentar com o objetivo de perda de peso pode ser um desafio, nomeadamente quando já passou algum tempo e a motivação e o foco começam a desaparecer. Como podemos aumentar o nosso foco no objetivo e não cair em tentação? Conheça as sugestões da nutricionista Catarina Sofia Correia.
A presença de possíveis contaminantes no peixe preocupa os consumidores. Saiba o que deve comer com as explicações da nutricionista Rita Fonseca Silva.
O rótulo é uma espécie de “bilhete de identidade” de todos os produtos alimentares embalados. Fornece informações necessárias para que cada um de nós fique a conhecer o produto e fazer escolhas alimentares conscientes. Conheça as explicações da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Os produtos biológicos são alimentos de natureza animal ou vegetal, produzidos de forma mais sustentável, com menos químicos, aditivos e recursos naturais. Para poderem ser comercializados com o selo “biológico”, têm de obedecer a critérios fixados pela legislação europeia.
A conta faz-se com facilidade, a Organização Mundial da Saúde recomenda cinco gramas de sal por dia. Consumimos dez gramas diariamente. Não há causa sem efeito e, no caso do sal, pagamos os excessos com a saúde. À conversa com a nutricionista e docente Cláudia Viegas conhecemos melhor este vilão nas
O jejum intermitente consiste em ficar algumas horas do dia sem comer e nada tem a ver com dietas ou regime alimentar. Será perigoso? As explicações da farmacêutica Alexandra Vasconcelos, especialista em Medicina Natural.
A alergia alimentar envolve um conjunto alargado de manifestações clínicas, sendo a anafilaxia a de maior gravidade e que pode ser, inclusivamente, fatal.
Alguns alimentos poderão facilitar o processo de cicatrização pela sua riqueza em determinados nutrientes. Tome nota das recomendações do médico Pedro Lôbo do Vale.
Podemos comer pão sem engordar? Qual o melhor tipo? Estas são questões frequentes em consultas de nutrição. Conheça as explicações da nutricionista Catarina Sofia Correia.
O botulismo é uma doença rara causada pela bactéria Clostridium botulinum. Um artigo da médica Sílvia Balhana, especialista em Medicina Interna no Hospital CUF Torres Vedras.
Ao contrário do que acontecia há uma década, em que as opções eram poucas, temos hoje um amplo leque de diferentes tratamentos para a obesidade, que podem ser utilizados de acordo com os problemas específicos da pessoa. Saiba quais são.
O cérebro é maioritariamente composto por gordura e água, com 100 biliões de células cerebrais (neurónios) responsáveis pelo pensamento, aprendizagem, emoções e estados de humor. Alguns alimentos podem potenciá-las. Conheça as recomendações da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira.
A classe de medicamentos dos análogos da GLP-1 demonstrou promover uma perda de peso média de 2,9 Kg em comparação com o placebo, além de reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica e o colesterol total.
O gengibre é uma planta com raízes que, desde há muito, é amplamente usada na medicina tradicional e na culinária. Conta com um sabor singular e, entre outras características, apresenta propriedades anti-inflamatórias, propicia o alívio de náuseas e o fortalecimento do sistema imunológico.
O stress e a ansiedade afetam cada vez mais pessoas a nível global. Estas reações devem-se ao quotidiano repleto de dificuldades e exigências que constituem a vida moderna. Um artigo da nutricionista Cristiana Brito, da Clínica de Santo António.