A desidratação é um método de conservação de alimentos que consiste na remoção de água. Assim, a fruta torna-se mais seca e tem uma maior durabilidade do que a fruta fresca, não se deteriorando.

Este processo permite evitar o desperdício da fruta, mantendo a maioria das vitaminas e minerais, exceto a vitamina C, que é muito sensível à luz, calor e à desidratação dos alimentos.

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Trata-se de um snack prático, fácil de transportar e atualmente, no mercado já existe uma grande diversidade de oferta.

Ler os rótulos

Contudo, é importante ter em atenção a leitura do rótulo, particularmente da lista de ingredientes, deste tipo de produtos alimentares, uma vez que algumas podem conter açúcar adicionado, tornando este snack menos saudável.

Os snacks de fruta desidratada sem açúcar adicionado têm a mesma quantidade de açúcar que a fruta fresca, pois o único constituinte retirado durante o processo de desidratação é a água.

Uma boa forma de consumir este snack, de uma forma mais saudável, é preparando-o em casa:

  1. Escolha as frutas que pretende desidratar. Lave-as, descasque-as e corte-as em fatias bem finas e mergulhe-as em água.
  2. Leve a forno a cerca de 60º. Vire a fruta e verifique se está húmida. Quando estiver bem seca, está pronta.

Hoje em dia, também já existem desidratadores, o que torna o processo ainda mais simples, prático e rápido.

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Como consumir?

- De forma isolada. Como meio da manhã ou à ceia. Ou simplesmente, quando apetece um doce ou algum snack mais crocante;

- Em conjunto com uma fonte de proteína magra para assegurar a saciedade: queijo flamengo magro/queijo quark/queijo fresco magro;

- Como um pequeno-almoço ou lanche: adicionado ao iogurte natural, com alguns flocos de aveia ou corn flakes sem açúcar;

- Para preparar a sua granola caseira: acrescente alguma fruta fatiada e leve ao forno a desidratar, juntamente com a aveia e as sementes ou frutos oleaginosos;

Pode incluir a fruta desidratada na sua alimentação diária, mas não a torne a única fonte exclusiva de fruta na sua alimentação. Lembre-se que a vitamina C está em défice neste tipo de fruta e que é importante não deixar de consumir fruta fresca diariamente.

As recomendações são de Ana Rita Lopes, nutricionista responsável pela Unidade de Dietética e Nutrição do Hospital dos Lusíadas Lisboa.

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