A proteína é essencial para manter os nossos tecidos musculares, não nos dá energia (esse é o papel dos hidratos de carbono), mas é fundamental para a recuperação muscular e o seu desenvolvimento.

Esta é a razão pela qual é importante conhecer as fontes proteicas vegetais, pois a proteína de origem animal concentra em si todos os aminoácidos essenciais. No entanto, se privilegiarmos a proteína vegetal, devemos saber que alimentos conjugar para ter a proteína completa, os tais nove aminoácidos essenciais.

Conjugar leguminosas e cereais é a forma mais fácil e rápida (arroz com feijão; millet com grão; lentilhas e bulgur, etc).

A Quinoa é um “pseudo-cereal”. Na realidade, é a semente da Chenopodium quinoa (uma planta da família do espinafre). É uma importante fonte de cálcio, magnésio, ferro, potássio, fósforo, zinco e vitaminas B1, B2, niacina e antioxidantes. É, também, baixa em calorias com um índice Glicémico Baixo. É isenta de Glúten.

Este “pseudo-cereal” existe em três cores – branca, vermelha e preta – e quanto mais clara for mais suave será o sabor da Quinoa.

Quais os benefícios do consumo de Quinoa?

O consumo regular de quinoa contribui para:

- O melhor funcionamento do cérebro (pelos níveis de ferro e promoção do transporte do oxigénio para as células);

- Prevenção da osteoporose (pelos elevados níveis de cálcio e magnésio);

quinoa

- Regulação do sistema hormonal (alivia os sintomas da menopausa e da tensão pré-menstrual, por exemplo);

- Controlo de peso (pelo elevado nível de fibra insolúvel prolonga a sensação de saciedade);

- Formação dos ossos e dentes;

- Reforço da ação antioxidante, impedindo a destruição das células pelos radicais livres.

A Quinoa é original da América do Sul, das montanhas dos Andes, e o termo quechua na língua índia significa “mãe”, por isso é apelidada de superalimento. Hoje em dia já temos produção local de Quinoa, produzida em Trás os Montes de forma biológica - é bastante saborosa e mais interessante para os nossos organismos, pois é produzida no clima em que vivemos.

Como preparar a Quinoa?

Assim como o millet, a Quinoa possui ácido fítico (saponinas) que protege o cereal dos insetos e das altas temperaturas. Para que o ácido fítico (e o seu sabor amargo) seja retirado deve demolhar-se a Quinoa por uns minutos antes de a cozinhar – trocando a água várias vezes.

Coza no dobro da água por 15 minutos. Para potenciar o sabor e o aroma tostado, “frite” uns minutos na frigideira, antes de a cozer, como se faz com o arroz.

A Quinoa pode ser usada enquanto acompanhamento, parte integrante do prato principal (saladas, hambúrgueres) ou ainda em farinha para sobremesas ou pão.

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