
Recentemente Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, foi diagnosticado, aos 79 anos, com doença venosa crónica. O que motivou a procura de um diagnóstico foi a ocorrência de edema (inchaço) nos membros inferiores.
Afinal o que é Doença Venosa Crónica? É uma doença benigna e muito comum, estimando-se que afecte cerca de 35% da população portuguesa. Entre os sintomas mais comuns há que destacar:
- Edema (inchaço) das pernas;
- Dor;
- Sensação de peso.
Estes sintomas tipicamente instalam-se ao longo do dia agravando com longos períodos em pé ou, pelo contrário, sentado e com o calor. Quem sofre desta doença pode também notar o aparecimento de veias dilatadas e tortuosas – varizes - nas pernas.
Ainda que tendencialmente benigna, esta doença deve ser diagnosticada e tratada precocemente uma vez que, na ausência de tratamento, a hipertensão venosa causada pelas veias mal funcionantes pode levar a alterações da pele, com sua fragilização, pigmentação e eventual desenvolvimento de feridas de difícil cicatrização – úlceras de perna.
O Presidente dos Estados Unidos é uma das muitas pessoas a sofrer da doença e esperamos que este evento contribua para o awareness que a Doença Venosa Crónica merece.
Um artigo de Joana de Carvalho, médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.
Comentários