Para quem receitas de gelados caseiras vivem enredadas na ideia de equipamento próprio para o efeito e longos tempos de espera, estas cinco receitas são-lhe dedicadas. Sabor a gelado, textura de gelado, mas facilidade na confeção.
Num dia de inspiração, Braz, taberneiro em Lisboa, criou um prato que ganhou a posteridade. No receituário popular, há petiscos pelos quais nutrimos especial afeição. Um deles é o Bacalhau à Brás de lugar cativo em ementas país fora.
Dizem-nos frescura estas mousses de morango. De creme suave, uma delas com gelatina, outra com Bolacha Maria, outra ainda com leite condensado, são a companhia perfeita para fechar as refeições.
Os ovos são uma das maravilhas que a natureza traz para a nossa mesa. Abrem-nos infinitas portas na preparação e são camaleónicos na forma como se adaptam a inúmeros ingredientes. Eis seis receitas que vai adorar.
Um cheesecake de limão, um pudim preparado com o fruto cítrico, rico em vitamina C e uma mousse light, estão entre as receitas que reunimos nesta seleção.
Nesta seleção de receitas há propostas para todos os gostos: pratos com proteína animal, outros vegetarianos, algumas sugestões que agradarão aos miúdos e refeições em formato familiar.
Há diversas formas de preparar peixe e marisco, mas deve considerar algumas das ideias que lhe apresentamos, seja qual for o método que utilizar: frito, na grelha, no forno, na prancha, ou mesmo a cru.
É desagradável abrir a porta do frigorífico e receber a lufada de odor a comida deteriorada. Vira-se para o caixote do lixo e o cenário piora. Acresce a canalização, quando resolve dar repugnante presença de si. Para todos os males há remédios. Aqui, encontra algumas soluções.
A quinoa fornece proteína completa, pois tem todos os nove aminoácidos essenciais ao organismo que não são produzidos pelo mesmo. Acresce que o seu consumo regular favorece o melhor funcionamento do cérebro e coadjuva na prevenção da osteoporose.
Confesse, quando pensa em ingredientes para um doce ou sobremesa não lhe ocorre o maracujá. Para que o seu caderno de receitas ganhe um travo tropical, deixamos-lhe quatro sugestões carregadas de cor.
Uma fresca Salada de bacalhau, uma outra Salada de milho e uma Açorda de camarão, recordam-nos como a cozinha simples é deliciosa. Aceite o convite e sente-se a esta mesa que preparámos para a sua semana.
Há quem lhes chame um figo de tão boas que são estas receitas. Na realidade, dos figos não se escapam, pois esta fruta de verão protagoniza nestes pratos entre as opções saudáveis, como as saladas, e aquelas que nos provocam com o seu quê de doce. Bom proveito.
Camarão, gambas, lulas e amêijoas, todos estas alimentos nos dão excelentes saladas que preparamos sem grandes trabalhos. Refeições ligeiras, capazes de saciar em dias de preguiça à beira-mar.
Piña Colada é cocktail que associamos a balada tropical e ao sucesso musical de um cantor nascido no cinzento Reino Unido. Aprenda a preparar esta bebida que combina rum, sumo de abacaxi e leite de coco.
Ricos em magnésio, fósforo, boas fontes de proteína, fibra e ferro, os oito grãos sem glúten que lhe trazemos incluem velhos conhecidos das nossas cozinhas, mas também agradáveis surpresas, aplicáveis a inúmeros pratos.
Diz o ditado que “não há omeletes sem ovos”. Na realidade também as há, como aqui fazemos prova com uma das receitas apresentadas. De resto, sobre uma base de omelete simples, podemos criar inúmeros pratos. Deixamos-lhe sugestões.
Enfeita, faz coberturas e recheios. O chantili casa perfeitamente com morangos, adora bolos e café. Sobre a receita básica podemos criar novas versões. Explicamos como.
Dentro das nossas cozinhas há um perturbante mundo de alimentos em decomposição. Fungos, bactérias, parasitas vivem perto de nós, nos alimentos que se degradam. Há, então, que conhecê-los para os podermos evitar e minimizar riscos para a saúde.
Pode causar um certo arrepio à primeira vista. Contudo, o alho negro mais não é do que o nosso velhinho amigo alho, de todas as cozinhas, depois de sujeito a um processo de fermentação. Logo, como aqui o vê, não está degradado, não perdeu qualidades, antes modificou-as e nunca o encontrará naturalme
Não pondo em causa as virtudes de um bom ovo cozido, mexido ou estrelado, há mais vida neste alimento para além destas preparações. E, magia, não precisa de muito trabalho para ter uns ovos belíssimos.
Aproveitar as cascas de frutas e vegetais é uma forma criativa de reduzir o desperdício alimentar e obter benefícios extras na dieta familiar. Caldos, infusões, farinha, geleias e chips de cascas estão entre as dez dicas que aqui lhe deixamos.
É doce, sabe e cheira a verão e, acima de tudo, proporciona pratos plenos de cor e em casamento perfeito com queijo, nozes, pinhões e pão. Propostas simples, mas muito elegantes.