Gengibre: o gengibre é uma raiz com sabor picante e elevadas propriedades medicinais. As principais propriedades do gengibre passam pela ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, analgésica e antipirética. Normalmente é associado ao controlo do peso e desintoxicação. Esta ação é possível pelo efeito termogénico que acelera o metabolismo e, assim, estimula a circulação sanguínea.
Nabo: o nabo é interessante, pois depois de cozido o seu sabor é ultra doce. Contudo, se for consumido cru, o sabor predominante é picante, o que eu adoro também. É um bom descongestionante do fígado e vesícula. O consumo de nabo ajuda a reduzir os níveis de colesterol e promove o processo de eliminação do excesso de proteína animal. Ajuda, igualmente, a reduzir a tosse e melhora o apetite.
Agrião: o sabor forte é característico deste vegetal e, por isso, (muitas vezes) pouco amado. É um alimento poderoso no reforço do sistema imunitário e pertence à família das crucíferas que inclui os brócolos, o rábano e as couves. O agrião estimula o apetite e ativa o metabolismo. E também favorece a expetoração e descongestiona o aparelho respiratório. E há muito mais vida para o agrião para além da sopa, podemos usar agrião em salteados, como esparregado, em saladas, em bolos e, ainda, em molhos (o pesto!).
Comentários