A par do estômago e dos intestinos, o fígado integra o nosso sistema digestivo. É também o órgão básico da coordenação física, tendo como principal função metabolizar e armazenar os nutrientes que só podem ser absorvidos pelo organismo depois de serem processados pelo fígado.

O sangue é filtrado no fígado, que por sua vez envia as toxinas para serem eliminadas pelos rins. Por isso, é crucial que esteja em pleno funcionamento.

Quais as emoções associadas ao fígado?

O órgão par do fígado é a vesícula. Estes órgãos estão relacionados com o bom discernimento e tomada de boas decisões. Quando estão bem nutridos, e em equilíbrio, potenciam uma atitude tolerante, positiva, humorística e criativa.

O fígado está intimamente ligado à visão, quer a o nível da qualidade da nossa visão (olhos), quer ao nível de ser visionário e conseguir pensar mais à frente. Na componente física, se a nossa função hepática estiver equilibrada teremos uma postura física elegante e uma boa coordenação física, a par de uma voz suave e inspiradora.

Cirrose e hepatites são quadros clínicos que surgem quando o fígado está desequilibrado.

Top 5 alimentos para nutrir o fígado

As nossas escolhas alimentares ajudam a promover a nossa saúde e o bom funcionamento dos nossos órgãos. Por isso, conheça cinco alimentos que ajudam o nosso filtro a funcionar na perfeição.

Feijão azuki

feijão azuki

Alho-Francês

alho francês

Cevada

cevada

Ervilhas

ervilhas

Germinados

germinados

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.