Apesar de estarmos em maio, já se sente no ar aquele cheirinho a verão que embala os nossos pensamentos em direção à praia, ao campo e à possibilidade de piqueniques. Para um fim de semana em pleno no que toca ao petisco, deixamos-lhe oito sugestões muito simples. Verdadeira cozinha descontraída.
São leves como nuvens, doces como o melhor dos sonhos. As farófias têm a qualidade de conquistar todas as gerações e são um excelente pretexto para aproveitar claras.
Salsa, coentros, hortelã, manjericão, entre outras aromáticas, não são estranhas às nossas cozinhas. Mas, será que exploramos todo o seu potencial? Eis sete combinações que vão melhorar os seus cozinhados.
O peito de frango não é uma carne muito interessante no que respeita ao sabor. Mas há soluções criativas para lhe mudarmos o rumo no prato, com molhos, recheios e marinadas. E, acredite, muitas vezes sem carregar nas calorias.
Nem todos nascemos para alcançar o pódio da experiência culinária ou ostentar o título de chef. Isto não invalida que possamos mostrar competências na cozinha. Estes seis doces são disso exemplo, todos eles fáceis e com pouquíssimos ingredientes.
São estaladiças, quentes e não têm, necessariamente, de incluir pão. As tostas que aqui apresentamos, trazem o sabor da novidade, ao incluir como base, por exemplo, a batata-doce. Também temos sugestões para reaproveitar alimentos de refeições anteriores.
A sanduíche está presente na vida de muitos portugueses, seja ao lanche, ao pequeno-almoço, como snack, ou como refeição principal rápida. Tenha a sanduíche um carácter mais doce ou salgado, o importante é ter em atenção a conjugação de sabores e alimentos.
Ninguém nega ao quivi o prazer de o provar à fatia, em iogurtes ou mesmo batidos repletos de saúde. Aqui, incluímos o quivi numa outra lista à mesa, a das sobremesas. Temos três receitas.
Receitas de bacalhau há muitas e prontas a alegrarem-nos a mesa em todas as estações do ano. As que aqui lhe trazemos preparam-se sem grandes trabalhos e são ideias para quando as temperaturas sobem.
Mágicos ovos que nunca se recusam a oferecer-nos o sucesso nas receitas mais arrojadas e criativas. Também não nos desiludem quando entramos na cozinha clássica e tradicional. Inês Gens Mendes apresenta-nos pratos saudáveis todos eles tendo em comum os bons ovos.
Como é uso dizer-se, “no aproveitar é que está o ganho”. Neste caso, ganhamos três belas receitas que podemos produzir com as sobras de pão. E, verá, os restantes ingredientes não vão acrescentar dificuldade.
Uma fresca Salada de bacalhau, uma outra Salada de milho e Tirinhas de frango no wok, recordam-nos como a cozinha simples é deliciosa. Aceite o convite e sente-se a esta mesa que preparámos para a sua semana.
Manda a tradição que a patanisca se faça com bacalhau cozido e desfiado em fritura com ovos, farinha e cebola e salsa picada. Apresentamos-lhe a receita, assim como mais quatro que recriam a patanisca em versão vegetariana e também com salmão.
Duas saladas, uma sopa com o “fiel amigo”, umas panquecas que servem como refeição principal, ovos e frango estão entre as sugestões que lhe deixamos. Bom proveito.
Gemas de ovo, açúcar e coco ralado fazem o milagre de transformar ingredientes simples num doce que nos sabe pelo céu. Em Portugal, o Quindim perde o coco para ganhar a amêndoa e chama-se Brisa-do-Lis
Para que a cozinha não seja um empecilho nos seus dias, Alida Remtula, do blogue “Alida´s Food”, apresenta quatro receitas simples e com a garantia de proporcionarem uma refeição ligeira e aprazível.
Como não poderia deixar de ser, petisco estaladiço, em bom português, significa peixinho da horta. Aqui, em três receitas com feijão-verde e uma intrusa, a beringela.
Já pensou em dar diferente uso às maçãs maduras que tem na fruteira? Aproveite-as para preparar um chutney caseiro que lhe fará um excelente acompanhamento para pratos de forno, ou mesmo como entrada.
Para não ter enredos desagradáveis chegada a hora do jantar, deixamos-lhe, como sugestão, oito receitas a “navegarem” entre uma simples massa com molho pesto, a uns nuggets de frango de comer e pedir mais. Bom proveito.
Na preparação não têm segredo quando comparados ao comum bolo de forno. Contudo, estes bolos têm a particularidade de serem servidos com uma cobertura fresca. Trazemos-lhe, também, o bolo pudim que faz a junção de duas delícias.
Na seleção de receitas que fizemos, privilegiámos o peixe e marisco, sem esquecer uma das carnes preferidas dos portugueses, o frango. Também encontra uma sugestão vegetariana.
Combinam uma base massa ou de bolacha com recheios e coberturas onde não faltam cremes e fruta fresca. Estas três tartes são uma delícia para trincar à fatia. Duas, nem exigem tempo de forno.
“O que fazemos hoje para a refeição?” Esta é pergunta que muitas vezes invade o dia a dia da família, na busca de refeições simples e que resolvam um dos objetivos à mesa: “agradar a gregos e troianos”. Deixamos-lhe meia dúzia de sugestões.