A criadora do blogue Laranja-Lima publicou um livro que é uma viagem ao mundo da cozinha vegetariana. Ana Isabel Monteiro chamou ao seu livro “Vegetariano nas quatro estações”. Pretexto para partilhar connosco seis receitas.
O outono avança no calendário. Há que pensar numa mesa que reconforte e combata as temperaturas mais baixas desta estação do ano. Selecionámos alguns pratos de aconchego e com uma boa dose de energia. Bom proveito.
O arroz é um cereal muito nutritivo e versátil. Na sua versão integral, apresenta vários benefícios, desde uma concentração de fibra superior face ao arroz branco, que dá lugar a maiores níveis de saciedade, a elemento facilitador do funcionamento intestinal. Potencia, ainda, os nossos níveis de ene
Ao contrário de outros pratos de forno, o salmão entra na categoria de cozinha simples e rápida. Só precisa de acompanhar, passo a passo, a preparação destas receitas para obter pratos incríveis.
Imagine um copo de leite (ou um chá) a fumegar de quente. Do forno, acabaram de sair uns biscoitos caseiros a pedir um lanche de aconchego. É simples e traz-nos felicidade. Eis as receitas.
Diz-nos o chef Rui Ribeiro, autor desta receita: "Com ou sem canela, comidos à mão ou com colher, tenho a certeza que ninguém resiste a estes pastéis que dispensam apresentações."
Não há como resistir a um bom assado, fumegante e com os odores quentes da cozinha de aconchego. Trazemos-lhe receitas de forno, para dias que nos pedem uma dose extra de conforto à mesa.
Com uns simples ovos, uma pitada de criatividade e alguns conselhos úteis fazemos maravilhas. Joana Andrade Nunes, do blogue "Camomila Limão", explica-nos em oito passos como cozinhar os ovos mexidos perfeitos.
“A Felicidade é um Bolo na Caneca”, de Kate Calder, reúne 30 receitas para fazer no micro-ondas em menos de cinco minutos. Da obra, publicamos quatro bolos deliciosos.
Temos por hábito cozer e assar a batata-doce, sem explorar as qualidades culinárias e nutricionais deste alimento. Para que possa juntar mais algumas receitas à sua lista, apresentamos-lhe dez sugestões. Não faltam, claro, os inevitáveis palitos de batata-doce.
Não há limites para criar e recriar os pratos com bacalhau. Neste caso, o tradicional bacalhau com broa vai à mesa numa nova apresentação. Não nos ficamos pelo "fiel amigo", temos mais algumas sugestões. Bom proveito.
Tudo se aproveita na abóbora, das sementes, à casca e, naturalmente, a deliciosa polpa. Para que dê uso a todo o potencial culinário do maravilhoso fruto da aboboreira, deixamos-lhe receitas, do creme e puré, ao risotto e sobremesas.
O entrecosto é delicioso, acessível a todas as carteiras e ótimo para preparar pratos familiares, especialmente com uso do forno. Deixamos-lhe cinco receitas deliciosas.
Entre as combinações incríveis de ingredientes, está a do bacalhau com a broa. Leve à sua mesa uma (ou mais) entre as quatro sugestões de receitas que aqui lhe trazemos.
Atualmente, algo tão natural como a alimentação parece exigir um manual de instruções. No fundo, procuramos comer com base em boa informação, de forma saudável e em equilíbrio com a nossa natureza. Há um lugar que junta todos estes predicados. Saiba qual.
Como é uso dizer-se, “no aproveitar é que está o ganho”. Neste caso, ganhamos três belas receitas que podemos produzir com as sobras de pão. E, verá, os restantes ingredientes não vão acrescentar dificuldade.
Fim de semana à porta e mais tempo para cozinhar e desfrutar da cozinha de conforto que pede esta estação do ano. As receitas que aqui lhe trazemos são uma delícia e prepara-as sem dificuldade.
Na tradição, o marmelo representa fortuna, fertilidade e amor? No entanto, para além do simbolismo bem positivo, é um fruto muito interessante nutricionalmente, pleno de vitaminas, boa fonte de antioxidantes e baixo em calorias.
Quem toma por difícil fazer um bolo em casa, irá mudar de opinião ao seguir o quinteto de receitas que aqui apresentamos. Cinco bolos deliciosamente simples.
Portugal é um país rico no que à diversidade de sopas diz respeito. Acresce que por influência de países terceiros, o elenco de sopas que podemos levar à mesa é enorme. Mas, há quanto tempo insiste na preparação das mesmas receitas? Eis 6 sugestões para variar.
São comercializados em fresco, desidratados ou em conservas. Os cogumelos fazem excelentes entradas, cremes e acompanham pratos principais. Exigem, contudo, alguns cuidados na preparação.
Com o outono, passamos a dispor de maravilhosas frutas e legumes da época, aos quais devemos dar preferência, pois são alimentos mais frescos, nutritivos e promotores da produção local. Saiba quais privilegiar, como os adquirir e como prepará-los.