A melancia é um fruto muito benéfico e perfeito para consumir com regularidade quando vivemos temperaturas altas. Ajuda a hidratar de forma intensa o nosso corpo, pois cerca de 90% da sua polpa é constituída por água. Assim, é natural que depois de ingerir melancia, pareça que bebeu litros de água.

No entanto, a melancia tem outros benefícios que não só a hidratação. Deixo-lhe cinco outras vantagens associadas ao consumo desta fruta:

1- Para além da elevada presença de água, a melancia é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. No que diz respeito às vitaminas, estão em destaque as do complexo B, C e A.

2- A presença de vitamina C ajuda a dar um boost ao sistema imunitário, enquanto a vitamina A beneficia a visão, a pele e o sistema reprodutivo.

A melancia “pesa” na digestão? Mitos que temos de derrubar nesta fruta rica em vitaminas
créditos: Faris Mohammed

3- O licopeno e o betacaroteno são os antioxidantes com maior presença neste fruto. E, inclusivamente, a melancia tem uma maior presença de licopeno do que o tomate, fruto conhecido por este benefício. Contas feitas, no que ao licopeno diz respeito, a melancia traz vantagem face ao tomate (uma solanácea) sem a componente inflamatória. O licopeno é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a reforçar os nossos ossos, para além de impedir e reparar os danos causados pelos radicais livres. Por isso, está associado à prevenção de alguns tipos de cancro (por exemplo, o da próstata e o da pele). É também a presença de licopeno a componente responsável pela cor vermelha da melancia.

4- A melancia ajuda a estimular o funcionamento dos rins, pois aumenta o fluxo de excreção de urina devido ao potássio presente nesta fruta.

5- Adicionalmente, o nosso intestino também fica contente com a ingestão de melancia pela elevada presença de água e fibra. Assim, a melancia é pouco calórica (menos de 30 calorias por 100 gramas) e está recheada de boas vitaminas, minerais e antioxidantes.

Pode consumi-la de muitas formas, desde a saborosa fatia, a sumos, saladas, sopas, gelados. A imaginação é mesmo o limite no que toca à utilização deste fruto tão delicioso e benéfico.

Ora espreite as receitas sugestões que lhe deixo abaixo:

Gaspacho de Melancia

Uma sopa bem fresca para os dias de verão com muito calor. É uma verdadeira surpresa a cada colherada, muito saborosa e refrescante.

Este Gaspacho de Melancia realça todas as qualidades deste fruto: hidratante, diurética, rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. As vitaminas A, B e C estão em destaque, sendo muito importantes para a pele e visão, entre outras funções.

gaspacho de melancia
créditos: Green Smiles

Refresco de Melancia

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.