É consensual que um arroz de pato ou de entrecosto fazem casamento perfeito com o forno. Sugerimos-lhe outros pratos, como o bacalhau assado e os ovos escalfados com molho de tomate.
Por estes dias, a temperatura do ar está mais baixa o que nos leva a procurar o agasalho extra para equilibrar a temperatura corporal. Um conforto que também nos pode chegar através dos alimentos. Conheça o top 5.
Um delicioso esparguete de vegetais, rissóis com um recheio de curgete e alho-francês e pizza de beringela, entre as quatro sugestões que lhe trazemos.
Ovos, massas, sopas e polvo, o mundo da cozinha é repleto de dicas e segredos singelos. Com eles, obtenha pratos mais saborosos e melhore a prestação culinária dos alimentos.
Quatro pudins todos eles com características que os diferenciam, do doce de assadeira, ao que não dispensa o vinho do Porto. Também encontra uma delícia de gemas e uma outra de leite condensado.
A dica infalível para um bom risotto é não o abandonar no lume. Depois, vá alimentando o arroz com conchas sucessivas de caldo. Seguindo estas regras elementares tem o caminho aberto para risottos perfeitos.
Não é por obra do acaso que um assado de carne resulta brilhantemente se lhe dermos tempo de forno e baixas temperaturas. Os alimentos requerem calma na preparação e na confeção. Não há atalhos e tudo tem a sua regra. Deixamos-lhe algumas dicas que todo o cozinheiro segue.
Já assou abóbora e, com ela, preparar um sedoso creme de outono? Ou juntar a esse creme estaladiço grão-de-bico tostado? O que lhe propomos são quatro receitas com um dos ingredientes da estação. Não falta à chamada a batata-doce.
Comer um ovo escalfado é uma das formas mais saudáveis de consumir este alimento. Por sua vez, com ajuda de algumas dicas, é fácil e rápido conseguir um bom ovo escalfado.
Fechado o capítulo das festas de Natal e Ano Novo (vá, ainda nos aguarda o Dia de Reis, mas o dano é menor), há que voltar a encontrar os eixos de uma alimentação mais regrada. Chás e infusões ajudam-nos a restabelecer regras numa dieta mais equilibrada. Temos três poderosas combinações.
As temperaturas baixam e o organismo pede mais calorias para preservar energia. Não há nada como uma boa sopa, um prato de bom condimento, com especiarias, ou um snack com frutos secos. Saiba quais os melhores alimentos para este inverno.
Com o chocolate queremos experimentar, provar e repetir. Se há alimento capaz de cativar todas as idades é o nosso amigo cacau na sua combinação com o doce. Neste caso, em cinco tentadoras mousses.
Sem paciência para grandes elaborações na cozinha? Quer animar a mesa com uma receita petisqueira e gulosa? Estes camarões ao alhinho têm tudo o que precisa para agradar.
Não tem segredos. Também não implica grande conhecimento de culinária. O ponto de partida, uma boa sapateira. Depois, a dose certa dos ingredientes. Temos a receita e não vai falhar.
Brigadeiro não tem preparação complicada, tem antes poucos ingredientes e a vantagem de se confecionar rapidamente. Com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, preparamos uns docinhos de levar ao céu.
Sim, com apenas dois ingredientes, um bom chocolate negro, ou de culinária e a água da lata de grão-de-bico, produz uma espantosa mousse de chocolate. O açúcar é facultativo.
Não precisamos de referir marcas para, de imediato, sabermos qual é ´aquele` creme de chocolate e avelã que nos conquista a gula. Aqui, não lhe apresentamos creme, mas sim quatro bolos que nos arrancam suspiros.
Preparámos-lhe uma seleção de pratos de conforto, tendo por base o salmão, do gratinado, à lasanha, tartes e uma versão com cobertura de amêndoa e aveia.
Com uns simples ovos, uma pitada de criatividade e alguns conselhos úteis podemos fazer maravilhas. Joana Andrade Nunes, do blogue "Camomila Limão", explica-nos em oito passos como obter os ovos mexidos perfeitos.
Com meia dúzia de ingredientes prepara patês que preenchem os requisitos dos pratos que servem como aperitivo: gulosos, criativos e a abrirem o apetite para a restante refeição.
Dos croquetes, aos panados no forno, sem esquecer a omelete e a quiche, selecionámos um quinteto de deliciosas receitas com os mais diversos queijos. Refeições prontas a servir em poucos minutos.
Poupar não se aplica estritamente ao orçamento. Da ida às compras, à gestão das refeições e aproveitamento integral dos alimentos, há muito que podemos fazer para poupar e promover a nossa saúde. Tão importante como a poupança financeira é a poupança de recursos naturais, de energia e de tempo.