No calendário chega dia 21 de março, mas cada um de nós recebe a primavera em momentos diferentes – quando sentir mais energia, vontade de sair e “fazer”, chegou a sua primavera!

É o momento ideal para colocar em marcha os planos que andámos a fazer no inverno. Para isso, devemos estar no nosso máximo potencial - físico, social e mental, assim...

Qual o TOP 5 de alimentos a consumir nesta estação?

Ervilhas: Destaca-se pelo alto teor de hidratos de carbono complexos (os bons e de absorção lenta), de proteína e, acima de tudo, pelos elevados níveis de vitamina A, B e C. Têm um papel importante na harmonização da digestão e na regularização do fígado.

ervilhas
créditos: Green Smiles

Cevada:  É um cereal leve e completo. É um poderoso auxiliar na eliminação de gordura e proteína animal. Ajuda a ter efeitos diuréticos pois aumenta os níveis de saciedade pelos elevados níveis de fibra. Adicionalmente, ajuda a baixar os níveis de colesterol ou a dissolver quistos ou cálculos.

Germinados: São uma fonte rica em vitamina C, enzimas e proteínas. São também óptimos para equilibrar a acidez do organismo, o que ajuda o bom funcionamento do sistema digestivo. Favorecem, igualmente, a depuração do sangue porque estimulam o fígado na digestão de gordura.

Lentilhas: São leguminosas muito versáteis e poderosas. Uma excelente fonte de vitaminas, minerais, ferro, amido e fibras solúveis (daí serem óptimas para combinar com cereais para uma proteína vegetal completa). Além disto, são pobres em gorduras, por isso, ideais para ajudar no controlo do peso.

lentilhas
créditos: Green Smiles

Citrinos: Laranja, Limão, tangerinas. O limão é um óptimo amigo do fígado e da promoção da nossa imunidade de forma natural. Ajuda, também, a melhorar o processo digestivo através da ajuda ao processamento das toxinas presentes no nosso corpo.

Dica extra: Privilegie todos os alimentos verdes que transportam a energia crescente e viva da primavera.

Chegou a época de tornar as refeições mais leves, utilizar menos forno e privilegiar métodos culinários como cozer, escaldar, cozinhar a vapor ou saltear. Com a alimentação, ajude o seu fígado e vesícula a funcionarem em pleno, para que possam desempenhar as suas funções de desintoxicação e filtragem do sangue.

Tenha uma primavera leve e feliz!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.