Estas substituições são sugeridas do ponto de vista dos resultados que pretendemos obter na cozinha com o uso dos ovos, seja pelo crescimento das receitas, seja pela textura, não substituem o sabor nem as propriedades nutricionais do ovo. Trazem-nos novos nutrientes e também a certeza de um consumo responsável, quando os ovos que temos disponíveis não são provenientes de produção biológica e free range.
“Ovos” de linhaça ou chia
Use uma proporção de uma colher de sopa de linhaça moída para três colheres de água. Misture e deixe repousar uns minutos, irá formar-se uma goma em tudo semelhante à textura do ovo batido.
Este preparado substitui os ovos na confeção de todas as receitas, sendo que temos as propriedades positivas do consumo da linhaça (das principais é a presença de Ómega-3). Se optar pela chia o processo é igual, mas estas sementes não precisam de estar trituradas.
Aquafaba
Este preparado "mágico" resulta do processo de cozedura do grão. É o substituo perfeito das claras em castelo. Pessoalmente, prefiro muito mais o seu resultado, é mais leve e também bem mais nutritivo – com as vitaminas e minerais desta leguminosa poderosa.
O processo de produção é muito simples, basta bater a água de cozer o grão da mesma forma que batemos as claras. Garanto que ficam tão fofas e firmes como as claras. Vai experimentar? No que diz respeito a quantidades, três colheres de sopa de aquafaba equivalem a uma clara.
Dica: deve usar a água de cozer o grão fria para que “monte” rapidamente.
Tofu
O tofu tem componentes nutricionais bastante interessantes, nomeadamente pelo elevado índice de presença de proteína e pouca gordura. E também substitui o ovo. Como? um quarto de chávena de tofu batido equivale a um ovo.
Nota: use apenas tofu fresco biológico e de proveniência certificada para que não esteja a consumir OGM.
Bicabornato de sódio com vinagre
Esta substituição é usada maioritariamente em sobremesas, misturando uma colher de bicabornato de sódio e uma de vinagre. O resultado é uma pasta que substitui o ovo na sua função de ajudar a crescer os bolos, por exemplo.
Banana
Quando temos bananas bastante maduras, se as esmagarmos a textura fica semelhante a ovo batido, certo? Voilá, aí temos uma ajuda preciosa quando queremos substituir o ovo, com a vantagem da frutose (açúcar da fruta) que nos ajuda também a adoçar o preparado.
Destaco apenas a proveniência das bananas, privilegie sempre as bananas da Madeira, não só por serem nacionais, mas por as podermos consumir de forma mais equilibrada, estão adaptadas ao nosso clima e não precisam de ser colhidas ainda muito verdes (não desenvolvidas) para aguentarem longas viagens.
Agora, mãos à obra. Vai experimentar?
Convido a descobrir esta receita de tofu mexido que nos remete logo para ovos mexidos.
Comentários