Lava louça

Uma limpeza geral após lavar a louça costuma ser suficiente, mas se os maus cheiros persistirem, experimente tapar o ralo, após verter água bem quente com raspas de limão ou de laranja durante a noite. Uma medida mais radical recomenda verter um litro de vinagre acabado de ferver.

Um método para se livrar dos maus cheiros e desinfetar sem recorrer a produtos químicos.

Mito ou facto? 10 mezinhas das cozinhas das nossas mães
Mito ou facto? 10 mezinhas das cozinhas das nossas mães
Ver artigo

Frigorífico e congelador

É importante que tenham uma limpeza regular e que não estejam a abarrotar de alimentos, até porque evita o excesso de consumo de energia. Pelo menos uma vez por mês, reveja prazos de validade e verifique o estado dos bens que vai consumir. Limpe as prateleiras com um simples pano embebido em água quente e detergente de cozinha.

Em alternativa, recorra à velha solução de 50% vinagre, 50% água.

Outro truque é deitar um pouco de café em pó numa chávena e acondicioná-la no frigorífico, trocando-os de três em três dias. Uma forma de absorver os maus cheiros.

Caixote do lixo

Sempre que o lixo cai para fora do saco, é essencial lavar com água e detergente. No quotidiano, deve esfregar o caixote com sumo de limão ou cascas de laranja, o que evitará maus odores.

A separação dos resíduos é muito importante: plásticos, papel e vidro devem ficar em contentores separados e serem reciclados devidamente.

Caixas, tupperwares e companhia

Quando são sujeitos a anos e anos de uso, temperaturas extremas, cortes, etc. podem acabar por se deformar e acumular odores desagradáveis. Antes de os deitar fora, e porque não estamos em época de desperdício, experimente deixá-los durante algumas horas em água quente onde verte algumas gotas de bicarbonato de sódio.

Odor a frituras

Nada mais enjoativo do que tomar o pequeno-almoço com o cheiro dos fritos do dia anterior. Há uma solução muito prática: espete alguns cravos-da-Índia numa laranja e deixar atuar na cozinha durante a noite. O mau cheiro desaparece.

Há também quem deite um pouco de vinagre num frasco aberto, escondido da vista; ou quem coloque uns paus de canela em água a ferver enquanto cozinha, para contrabalançar o odor do óleo.

E, porque não, um jardim de ervas aromáticas?

Claro que há nada como a rotina de bons hábitos de limpeza para manter toda a cozinha livre de maus cheiros. Mas um jardim vertical de ervas aromáticas pode contribuir bastante para um aroma agradável durante todo o ano, com a vantagem de poder ter sempre pratos bem temperados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.