Controlo sobre a temperatura da cozedura e o tempo da mesma são muito importantes para cozer o ovo na perfeição. Seguindo os três passos aqui enunciados vai tê-los, aos ovos, bonitos e saborosos.
Uma base simples para um bolo caseiro ganha uma textura incrível com a adição da maçã. A massa fica sumarenta e húmida. A fruta, uma surpresa a cada trincadela.
Com tempo para cozinhar? Porque não preparar uma destas receitas de hambúrgueres caseiros? Há para todos os gostos, do tradicional com carne de porco ou vaca, ao de salmão e às sugestões vegetarianas e veganas.
Dos leites não lácteos, o de aveia é o que melhor se adapta a receitas que pedem temperaturas elevadas, especialmente sopas e estufados, onde irá evaporar e servirá para engrossar.
O coco nunca passa de moda. Confere aquele toque húmido aos bolos de que tanto gostamos e um travo de exotismo a pudins e crepes. Aqui, juntamos quatro receitas para adoçar.
Transformar receitas-base em inúmeros pratos é trazer para a cozinha doméstica e familiar o milagre da multiplicação. Joana Roque, bloguer e autora, tem novo livro sobre organização de refeições. Connosco partilha dicas para dar vida nova a uma simples bolonhesa.
As pessoas que sofrem de diabetes devem ter cuidados acrescidos com o que ingerem no dia a dia, privilegiando ingredientes alimentares menos calóricos e métodos de confeção com menos gordura. Propostas deliciosas e nutritivas que toda a família deve provar.
Com o chocolate queremos experimentar, provar e repetir. Se há alimento capaz de cativar todas as idades é o nosso amigo cacau na sua combinação com o doce. Neste caso, em cinco tentadoras mousses.
Sábado e domingo com a perspetiva de alguma chuva pedem pratos que reconfortem, embora sem trabalho acrescido na cozinha. Bacalhau, salmão e frango não faltam numa seleção de pratos que não dispensam lanches gulosos.
Tem restos de peixe, de carne e até de pão à mão e não sabe muito bem o que é que há de fazer com eles? Mandá-los para o lixo não é opção e utilizá-los numa omelete também não pode ser sempre a alternativa. Inspire-se nas nossas propostas e bom apetite!
Ao cativarmos as crianças para a preparação de pratos simples e ricos do ponto de vista nutricional, damos-lhes amor e ferramentas para a vida. Com a naturopata Sara Oliveira, cinco sugestões para partilharmos com os mais pequenos as receitas caseiras.
É a doceira Mafalda Agante e a Paula Casimiro que nos trazem bolos deliciosos, preparados em poucos minutos. Um micro-ondas, uma caneca e meia dúzia de ingredientes, é tudo quanto precisa para ter estas guloseima em três minutos.
Frango, bacalhau, pescada, lentilhas, estão entre os ingredientes que beneficiam das qualidades do caril, mistura de especiarias onde encontramos, entre outras, o cardamomo, gengibre, cominho, noz-moscada e cravinho.
Brigadeiro não tem preparação complicada, tem antes poucos ingredientes e a vantagem de se confecionar rapidamente. Com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, preparamos uns docinhos de levar ao céu.
Não a querendo levar ao forno como manda o preceito, simples, acompanhada de batata e grelos cozidos, pode fazer da alheira uma aliada de muitos petiscos. Este enchido que não usa a carne de porco, antes as de vaca e aves, é boa companhia para muitos pratos.
Nutritiva, com um alto teor de hidratos de carbono complexos, fonte de vitamina A,B e C, as ervilhas são, ainda, boas aliadas da saúde do sistema digestivo. Para que não lhe falte inspiração à mesa, ficam três receitas e todas as vantagens no consumo desta leguminosa.
Num tempo tão zeloso com o reaproveitamento dos alimentos, conservação dos mesmos e fuga aos maus hábitos do desperdício de comida, quantas vezes já demos por nós a estragar uma boa peça de fruta, pão ou leite, porque quisemos ser o bom aluno da turma?
Combinam uma base massa ou de bolacha com recheios e coberturas onde não faltam cremes e fruta fresca. Estas três tartes são uma delícia para trincar à fatia. Duas, nem exigem tempo de forno.
Receitas sem proteina animal não têm de ser sinónimo de alimentação desinteressante e menos rica. Estas sugestões provam exatamente o contrário, com diversidade de sabor, de cor e nos produtos utilizados. A saúde agradece.
O ovo escalfado pede-nos algum cuidado na preparação. No fundo, trata-se de cozer o ovo fora da casca, em água quente. Para obtermos um resultado de textura delicada e uma gema suave, há que seguir alguns passos essenciais.
Vivemos entre dois momentos: findou a Páscoa, com alguns excessos à mesa, e adivinham-se dias soalheiros, primaveris, que pedem receitas mais frescas. Selecionámos quatro mousses, todas elas sem açúcares processados, exceção para a mousse de menta, ainda assim sem abusos.
Depois de uma Páscoa com cabrito, borrego e carnes afins à mesa, há que encontrar novos caminhos na cozinha. Por que não aceitar estas sugestões de pratos de peixe? Encontra da sopa, à bruschetta, almôndegas e guisados.
Alguns truques para os melhores bifes feitos lá em casa. É essencial respeitar a preferência de quem vai consumir a carne, por isso pergunte antes quem quer mal passado, no ponto ou bem passado.
A surpresa à mesa pode fazer-se com poucos ingredientes e o mínimo de esforço. Não precisa de ser chefe de cozinha para elevar para outro patamar o queijo fresco ou o camembert.