Mais de 1,3% da população adulta nos Estados Unidos foi deslocada por desastres naturais em 2022, com os furacões a serem responsáveis por mais de metade das realocações.
A 7 de janeiro decorre a iniciativa “Terramay - Plantar o Futuro”, uma ação organizada pela Terramay com o objetivo de plantar 5.014 árvores, exatamente o número de habitantes no concelho alentejano de Alandroal, registado no Censos de 2021. A participação na iniciativa inclui almoço gratuito.
A associação ambientalista Zero alertou hoje para a “fraca aposta dos municípios na recolha porta-a-porta de biorresíduos”, o que, avisa, “perpetuará incumprimento de metas de reciclagem”.
O preço no atacado do gás natural na Europa está quase cinco vezes mais barato do que em agosto e, esta segunda-feira, caiu para o seu nível mais baixo desde a invasão russa da Ucrânia, graças a um inverno suave na região. Mas os analistas advertem que o mercado será imprevisível nos próximos meses.
A associação ambientalista Zero alertou hoje para a necessidade de rápida implementação e regulamentação da Lei de Bases do Clima, para que a legislação “não passe de um conjunto de intenções”.
"Nunca vi nada assim", diz a oceanógrafa Lalita Putchim após um mergulho para observar os corais na ilha tailandesa de Samae San, a sudeste de Banguecoque.
A associação ambientalista Zero considerou hoje que um dos principais desafios para 2023 em termos ambientais é a regulamentação da Lei de Bases do Clima e apelou para que seja aplicada urgentemente.
Chama-se Hardwear e é a primeira coleção de bijuteria feita a partir de trotinetas recicladas. Trata-se de uma parceria entre a Bolt e o designer Tanel Veenre.
A seca extrema e o incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela são alguns acontecimentos ambientalmente negativos em 2022, considera a associação ambientalista Quercus, que destaca como positivo a cimeira da biodiversidade que terminou esta semana no Canadá.
Portugal continua a evoluir positivamente na redução de emissões de gases com efeito de estufa, indicam dados hoje divulgados pelo INE, que destaca como negativo no setor do ambiente o aumento de resíduos.
As albufeiras portuguesas estavam na segunda-feira a 77% da capacidade, um volume global que tem vindo a aumentar, embora subsistam casos, no sul do continente, com barragens a menos de 20% da capacidade.
A associação ambientalista Quercus saudou hoje o acordo que permitiu a aprovação de um Quadro Global para a Biodiversidade na segunda-feira, na 15.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para a Diversidade Biológica (COP15).
Os quatro jovens ativistas pelo clima que ocuparam a Faculdade de Letras de Lisboa há cerca de um mês foram hoje condenados a uma pena de multa de 295 euros por um crime de desobediência.
A Universidade de Coimbra vai avançar com um projeto-piloto de exames digitais sem recurso a papel, na próxima época de avaliação, iniciativa que pretende alargar a toda a academia em 2023/24.
A associação ambientalista Zero lamentou hoje o último lugar de Portugal dentro da União Europeia (UE) no tratamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), citando os dados mais recentes do Eurostat.
A destruição de habitats em zonas húmidas pode estar a levar ao declínio das populações de aves costeiras, algumas com uma diminuição para metade, indica um estudo internacional de quatro investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
As últimas chuvas permitiram melhorar os níveis de água das principais barragens do Algarve, mas o aumento foi mais sentido no sotavento (este) do que no barlavento (oeste) da região, disse hoje o diretor regional de Agricultura.
Com o início da Época Natalícia, aproxima-se um período em que o estímulo ao consumo provoca um maior impacte ambiental, com o desgaste de recursos e a consequente produção de resíduos; aumento do uso energético e produção de gases com efeito de estufa. Conheça 10 dicas da Quercus.
A época festiva deve ser um período de alegria e termos algum tempo para nós e para os nossos entes queridos torna-se algo complicado muito facilmente. Vamos pensar um pouco como podemos realmente despertar alegria, deixando a montanha-russa consumista para trás.
O núcleo regional de Lisboa da associação ambientalista Quercus alertou hoje para a importância de criar mais espaços verdes na cidade e desenvolver uma gestão dos recursos mais natural, face aos estragos provocados pelo mau tempo.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) lideram um projeto que visa tornar o castanheiro mais tolerante às alterações climáticas, em particular, em zonas onde a falta de água e os picos de temperatura são “alarmantes”.