O Estado português iniciou o processo de consulta pública para inscrição do Bolo de Tacho de Monchique, no Algarve, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, foi hoje publicado no Diário da República.
O concelho de Vila Nova de Poiares espera receber cerca de dez mil comensais durante a Semana da Chanfana, que começa a 10 de janeiro e que se estende até dia 20, afirmou a organização.
A Horta da Vizinha é o nome dado a uma rede de interajuda no município de Ílhavo, que vai ter o seu primeiro evento a 11 de janeiro, com troca de conhecimentos sobre poda.
A programação do evento Penamacor Vila Madeiro, que se realiza até 25 de dezembro, foi este ano reforçada para aumentar a atratividade turística e a animação económica do concelho beirão.
A edição deste ano da Cozinha dos Ganhões, considerado o maior certame gastronómico do Alentejo, inaugura a 28 de novembro, em Estremoz, para promover o turismo e a gastronomia da região.
No ano em que o Míscaros – Festival do Cogumelo, no Alcaide, concelho do Fundão, que se realiza até 17 de novembro, tem presente o maior número de chefs, a organização quer focar o evento na ciência.
Uma mostra dos genuínos tapetes de Arraiolos nas principais artérias do centro histórico da vila, no distrito de Évora, tem lugar de destaque no certame “O Tapete está na Rua”, que começa a 6 de junho.
O maior percurso pedestre circular do mundo está a ser criado em Alcobaça, no âmbito do projeto “Palmilhar Portugal”, que pretende dar a volta ao país em 3.000 quilómetros de trilhos que atravessarão uma centena de concelhos.
A Universidade de Évora e o chef de cozinha Tanka Sapkota anunciaram hoje a descoberta, pela primeira vez em Portugal, de trufa de verão, uma iguaria gastronómica resultante da reprodução de fungos que tem também propriedades medicinais.
A Rede de Aldeias de Calcário, iniciativa da Terras de Sicó, conta atualmente com 18 aldeias, mas o objetivo é aumentar, disse o presidente da associação de desenvolvimento, Pedro Pimpão.
A primeira vinha contínua de uva Alvarinho em Melgaço foi plantada há 50 anos, nas horas vagas de um funcionário público que, em 1982, criaria a marca Soalheiro, hoje com um volume de negócios de sete milhões de euros.
Os tempos em que a cidade de Beja era denominada Pax Julia, importante centro administrativo e económico durante a ocupação romana na Península Ibérica, são recriados até 19 de maio, numa iniciativa da câmara municipal.
A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, vai promover a segunda edição da Semana do Pescador, que, este ano, terá como destaque a confeção de uma caldeirada de peixe para centenas de pessoas, que será distribuída gratuitamente.
Os agricultores da ilha Terceira, nos Açores, vão partilhar com turistas o seu dia a dia, desde a ordenha à alimentação do gado, na “Rota do Leite e do Queijo”, promovida pelo município de Angra do Heroísmo. Já é possível agendar visitas na página online criada para o efeito.
O Festival do Vinho do Douro Superior que decorrerá de 24 a 26 de maio, em Foz Côa, pretende criar uma aliança minuciosa entre o vinho e a sustentabilidade turística, disse o presidente da câmara.
A cidade de Gouveia, no distrito da Guarda, recebe de 9 a 12 de maio o IV Concurso Nacional “Cidades do Vinho”, um evento que vai avaliar néctares de todo o território nacional.
As principais figuras do antigo regime, 50 anos após o fim da ditadura em Portugal, mantêm-se presentes em pelo menos 721 artérias do país, de 195 concelhos, sendo que 17 têm o nome de Salazar.
O município de Penamacor quer aproveitar as condições típicas e diferenciadoras da freguesia do Meimão, na serra da Malcata, para, a 20 e 21 de abril, promover o I Festival da Chanfana, cozinhada na panela de ferro.
A primeira edição da Expo Dão, uma feira de produtos endógenos, especialmente dedicada à pinha, pinhão e ao vinho realiza-se em maio em Carregal do Sal.
O Time Out Market, em S. Bento, no Porto, cuja abertura chegou a estar prevista para o final de 2023, vai ser inaugurado em maio, pretendendo afirmar-se como “um novo centro gastronómico e cultural da cidade”, foi anunciado.
A edição deste ano do Congresso das Açordas, em Portel, no distrito de Évora, que começa a 29 de março, vai aliar os debates acerca deste prato característico da região e uma quinzena gastronómica em 15 restaurantes do concelho.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, promove de 22 a 24 de março o festival Green Gardens Fest, para dar a conhecer os jardins, quintas e parques do concelho.
O Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum, em Oleiros, decorre de 22 a 24 de março, em seis restaurantes do concelho, num evento que tem como principal objetivo promover a gastronomia local.
Cinco câmaras municipais na zona da Serra d’Ossa, no distrito de Évora, em parceria com outras três entidades da região, estão a preparar uma candidatura conjunta ao título de Cidade do Vinho 2025.