“É um evento que pode pegar de estaca, porque a freguesia tem condições típicas e diferenciadoras no concelho, muito ligada à criação de ovinos e caprinos, aos usos e costumes, e a uma gastronomia genuína”, sublinhou, em declarações, o presidente da Câmara de Penamacor, António Beites.
Segundo o autarca, o desafio foi feito pela Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Meimão (MADREC) e acolhida pelo município como mais uma forma de potenciar o turismo na região e também divulgar a paisagem natural da serra da Malcata.
Ao programa gastronómico estão associadas outras iniciativas, para dar ao evento outra abrangência, desde uma caminhada ou concertos, nomeadamente com a cantora Rebeca, na noite de sábado, exposições de artesanato, conferências e uma demonstração cinotécnica.
O I Festival da Chanfana do Meimão, prato confecionado da forma tradicional, na panela no forno, quer dar a conhecer “a autenticidade dos sabores inspirados na tradição e a riqueza do património natural da região”.
O certame pretende preservar, promover e afirmar a gastronomia local, para dinamizar o desenvolvimento económico do território e fomentar a manutenção dos rebanhos.
Além da chanfana de cabra, será possível também experimentar outros pratos enraizados localmente, como a sopa de grão e outros sabores locais.
Para António Beites, o evento, associado ao turismo de natureza, tem um potencial fabuloso de visitação.
Comentários