Esta é uma queixa muito comum nas consultas de ortopedia, em particular na fase da adolescência. Não é só o problema estético, mas também a importância em termos de bem-estar na idade adulta. Um artigo do médico Manuel Cassiano Neves, ortopedista diferenciado em ortopedia da criança e do adolescent
As varizes pélvicas são veias dilatadas que surgem principalmente na mulher, afetando o útero, mas que também podem afetar as trompas de falópio ou os ovários. Um artigo do Professor Doutor Tiago Bilhim, radiologista de intervenção.
Até que ponto é que as temperaturas elevadas ou o frio aumentam a probabilidade de gripe e outras doenças respiratórias? As explicações são do médico Viriato Horta, especialista em Medicina Geral e Familiar.
A investigação mostra que crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) enfrentam muitos desafios em termos sociais que se encontram relacionados com dificuldades no que toca à sua competência emocional, o que se traduz, muitas vezes, em problemas de comportamento.
A exposição à luz solar pode causar alergia na pele, com erupção cutânea e comichão. Para prevenir, abuse do protetor, use chapéu e evite a praia nas horas de maior calor.
Pessoas com problemas de saúde crónicos precisam ter um cuidado especial com as doenças que afetam os pés. Um artigo do médico Franz Walter Boensch, especialista em Cirurgia-Geral no Centro Médico do Pé da Clínica Paincare.
A triangulação sono, família e trabalho nem sempre flui como uma engrenagem bem oleada: a vida adulta com crianças e responsabilidades laborais exige paciência, flexibilidade e resiliência. Por vezes, o sono acaba prejudicado. Conheça algumas recomendações para ter noites mais tranquilas.
Os dentes do siso são aqueles que mais frequentemente estão inclusos ou os que têm maior propensão para uma erupção parcial ou incompleta, motivo pelo qual podem trazer alguns problemas.
A asma é uma doença inflamatória crónica caracterizada por episódios recorrentes de obstrução reversível das vias aéreas. Atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e em Portugal mais de um milhão de portugueses. Um vídeo de Ana Castro Neves, médica imunoalergologista Hospital Lusíadas Li
Passamos muitas horas por dia a olhar para os telemóveis, os tablets, os computadores, as televisões e até os mupis eletrónicos. Para além de poderem comprometer a visão, este comportamento também é uma das (novas) causas de envelhecimento cutâneo. Aprenda a defender-se.
O stress é uma resposta mental e fisiológica que surge em situações que o cérebro identifica como potencialmente perigosas - mesmo que não o sejam - e pode prejudicar o sono. Tome nota de alguns conselhos para ter uma noite de sono reparadora.
A halitose - mau hálito - não escolhe idades, nem estratos sociais... Para a evitar, mantenha a sua boca limpa e livre de bactérias. As explicações são do médico dentista Rodrigo Avelãs Cavaco.
O sono é um estado fisiológico e indispensável ao equilíbrio do ser humano. No entanto, um em cada três portugueses sofre de insónias segundo dados da Associação Portuguesa do Sono. Tome nota destes conselhos e dicas para voltar a ter noites tranquilas.
O intestino tem milhões de neurónios que podem funcionar de forma independente e que estão em constante comunicação com o cérebro. O stress pode afetar essa comunicação cérebro-intestino e pode causar dor com mais facilidade, distensão abdominal e outros desconfortos intestinais.
Os hematomas são lesões na pele que surgem na sequência de quedas ou de embates de algum impacto contra superfícies duras. Apesar do aspeto inestético e da dor que podem causar, não têm, por norma, consequências maiores e desaparecem ao fim de duas semanas.
Quer uma ideia luminosa para obter a dose diária de vitamina D de que precisa? Saia à rua e exponha-se à luz do sol. Se não sofre de problemas de saúde mais complexos, essa prática, conjugada com alguns cuidados adicionais, é suficiente. Antes de recorrer aos suplementos vitamínicos, leia as dicas d
A idade, o stresse e uma má postura estão entre as principais causas de dor no pescoço. O problema é comum a indivíduos sedentários, mas, com alguns exercícios simples, pode encontrar a solução para o desconforto.
Só pode receber cuidados de saúde se permitir. Auscultar, tirar a febre ou observar a garganta são procedimentos que aceitou, quase automaticamente, ao marcar uma consulta. A situação muda no caso de intervenções mais delicadas, que exigem um consentimento formal do paciente.
Os olhos são a nossa janela para o mundo e ter consultas regulares no seu optometrista é uma medida fundamental para a manutenção da boa saúde visual. Saiba porquê.