Em destaque

Calzone de grelos, abóbora assada, tomate e cogumelos

Se é apreciador desta especialidade gastronómica de origem italiana, não conseguirá resistir a esta versão alternativa, também recomendada para vegetarianos e para pessoas que estão a reduzir o consumo de carne.

Ingredientes

Cebola 1/2
Abóbora 1/2 chávena
Grelos 1/2 chávena
Cogumelos crimini 1/2 chávena
Alho 1 dente picado
Massa de piza 340 gr
Molho de tomate 3 colheres de sopa
Mozarela 115 gr
Azeite 1 dl
Sal 1 pitada
Queijo ralado 40 gr
Pimenta 1 pitada

Preparação

1. Corte finamente a cebola e reserve. Corte a abóbora em pequenos cubos e reserve. Fatie os cogumelos e reserve.

2. Numa frigideira, faça um refogado com o azeite e a cebola. Tempere com o sal. Aqueça o forno a 200º C.

3. Coloque os cubos de abóbora num tabuleiro, tempere-os com azeite, sal e pimenta e leve-os a assar durante 15 minutos. Passado esse tempo, retire e reserve.

4. Junte os grelos e os cogumelos crimini ao refogado e salteie-os por cinco minutos. Acrescente o alho e deixe cozinhar mais cinco minutos.

5. Estenda a massa de piza numa superfície formando um círculo. Barre metade do disco com o molho de tomate e disponha depois sobre ele o preparado à base de grelos.

6. Adicione a abóbora e o queijo mozarela em fatias. Cubra o recheio com a restante massa e sele as extremidades. Faça um pequeno golpe na parte de cima.

7. Polvilhe o calzone com o queijo ralado e com a pimenta e leve ao forno, cerca de 20 minutos, até ficar dourado. Sirva o calzone quente ou morno.

Dicas

Se preferir, em vez de usar massa de piza de compra, pode prepará-la em casa. Para isso, precisa de 190 gramas de farinha, de uma colher de chá de sal fino, de três quartos de uma colher de chá de fermento de padeiro, de uma chávena de água morna e de uma colher de sopa de azeite. Numa taça grande, misture a farinha, o sal e o fermento. Adicione a água e o azeite, mexendo até formar uma bola de massa. Reserve. Enfarinhe a sua bancada de trabalho e desenrole a massa de piza até ficar um círculo com meio centímetro de espessura. Transfira-a para um tabuleiro forrado com papel vegetal e está pronta a usar.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.