Portugal é um dos países europeus que mais valorizam esta confeção gastronómica, uma das formas mais saudáveis de ingerir legumes e vegetais. Nutritivas, saborosas e com um ligeiro toque de originalidade para quebrar a monotonia do quotidiano, são perfeitas para aqueles dias e para aquelas semanas em que não lhe apetece passar horas infindáveis de volta de tachos, frigideiras e panelas. Sugestões irresistíveis e deliciosas.

1. Creme de abóbora e cenoura com gengibre

Anda com vontade de uma sopa reconfortante, nutritiva e, ao mesmo tempo, com um paladar daqueles que dá vontade de provar e de repetir de imediato? Então, este creme de abóbora e cenoura com gengibre é perfeito para si! Muito económica e fácil de preparar, esta sopa tem a vantagem de ser rica em vitaminas e minerais essenciais.

Creme de abóbora e cenoura com gengibre
Creme de abóbora e cenoura com gengibre
Ver receita completa

2. Sopa de tomate com aipo e repolho

Para além de saudável e (muito) saciante, esta sopa é também bastante diurética, o que a torna o complemento ideal para uma dieta de emagrecimento ou de manutenção de peso. Do que está à espera para a experimentar? Se preferir, substitua uma das cebolas por duas cenouras e use pimentos verdes ou amarelos em vez de pimentos vermelhos.

Sopa de tomate com aipo e repolho
Sopa de tomate com aipo e repolho
Ver receita completa

3. Sopa de miso com vegetais salteados

Elogiado pelas suas propriedades nutricionais, este é um caldo à base de sésamo, de cevada e de legumes crocantes que purifica e limpa o organismo. Uma alternativa diferente, inspirada na gastronomia asiática, para quem gosta de arriscar paladares com um travo de exotismo. Pode adicionar-lhe cubos de tofu salteados em azeito e alho.

Sopa de miso com vegetais salteados
Sopa de miso com vegetais salteados
Ver receita completa

4. Creme de peixe com ovo

Uma sugestão que, apesar de poder ser ingerida em qualquer altura do ano, sabe bem nos dias mais frios e que as crianças também vão apreciar. Para além de saborosa e nutritiva, esta sopa reconfortante é o ponto de partida perfeito para uma refeição saudável e equilibrada. Pode aproveitar sobras de peixe cozido para a confecionar.

Creme de peixe com ovo
Creme de peixe com ovo
Ver receita completa

5. Creme de cenoura e abóbora com curcuma e cebolinho

Com propriedades anti-inflamatórias, antisséticas e antibacterianas, o pó desta raiz, ainda desconhecida de muitos portugueses, tem vindo a transformá-la num condimento perfeito para sopas saborosas e nutritivas, como esta. Se preferir, substitua a abóbora por curgete ou use apenas metade da abóbora e substitua o resto por beringela.

Creme de cenoura e abóbora com curcuma e cebolinho
Creme de cenoura e abóbora com curcuma e cebolinho
Ver receita completa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.