O que é doce nunca amargou, garante um sábio provérbio popular que encerra uma verdade indesmentível. Há alturas em que não há mesmo como fugir... Por mais que tente canalizar os seus pensamentos para outras coisas, o seu cérebro não lhe dá descanso e ingerir açúcar torna-se, assim, numa prioridade e numa realidade inevitável. Para o caso de lhe estar a apetecer uma coisa diferente, propomos-lhe uma dezena de receitas tentadoras e irresistíveis.

1. Musse de chocolate com crumble de brownie

Uma tentação imperdível para os (muitos) que não conseguem resistir a um doce. Uma receita muito económica e muito fácil de preparar que vai fazer furor. Vai uma aposta? Para a confecionar, necessita apenas de três ingredientes, um pacote de musse de chocolate instantânea, dois brownies e raminhos de hortelã. Se preferir, pode usar bolacha triturada e, se tiver paciência, pode preparar uma musse de chocolate tradicional. Será ainda melhor!

Musse de chocolate com crumble de brownie
Musse de chocolate com crumble de brownie
Ver receita completa

2. Tiramisu italiano com licor de uísque

Há muito que não são só os que residem de norte a sul de Itália a apreciá-lo. O popular tiramisu surge aqui numa alternativa à versão tradicional. No entanto, como seria de esperar, mantém todo o sabor que faz desta uma das sobremesas preferidas de muitos em diferentes partes do mundo. Muito económica e simples de preparar, é a receita perfeita para os momentos de gula. Também pode usar conhaque ou licor de chocolate, de café ou de amêndoa.

Tiramisu italiano com licor de uísque
Tiramisu italiano com licor de uísque
Ver receita completa

3. Bolo de cenoura e maçã com creme de laranja e canela

Vegan, saboroso e muito fácil de confecionar, este bolo junta, numa só receita, uma série de ingredientes diferentes, alguns deles bastante diferentes dos tradicionais, o que faz dele uma alternativa original que pode saborear em qualquer altura do ano. Se preferir, substitua a bebida vegetal de soja por leite de arroz, os flocos de aveia por flocos de centeio, o sumo de limão por vinagre de sidra e/ou o sumo de laranja por sumo de limão. Vai notar a diferença!

4. Pudim de pão e Nutella

Dois dos seus principais ingredientes são dos alimentos mais apreciados em todo o mundo. Uma forma diferente e original de saborear o creme para barrar à base de chocolate e avelã mais popular e consumido um pouco por todo o planeta. Uma receita deliciosa e surpreendente que vai agradar aos mais pequenos e também aos mais crescidos. Em vez de Nutella, também pode usar um creme para barrar de chocolate e avelãs de qualquer outra marca no mercado.

Pudim de pão e Nutella
Pudim de pão e Nutella
Ver receita completa

5. Tarte de frutos vermelhos com um travo abaunilhado

Nos momentos em que lhe apetece saborear um doce com um ligeiro paladar a baunilha, esta é a receita perfeita. Para além disso, tem a vantagem de ser simples, deliciosa e fácil de preparar. No momento da confeção, pode também enriquecer a base da tarte, juntando-lhe um pouco de vinho do Porto ou de licor ou ainda raspas de casca de limão, de lima, de laranja ou de toranja, no momento de a começar a trabalhar a massa que lhe serve de base.

Tarte de frutos vermelhos com um travo abaunilhado
Tarte de frutos vermelhos com um travo abaunilhado
Ver receita completa

6. Leite-creme de citrinos e especiarias

Uma receita exclusiva da blogger Marisa Valadas, autora do blogue Sweet My Kitchen e do livro "À descoberta de novos sabores – Dos quatro cantos do mundo para a cozinha portuguesa", publicado pela editora Vogais. Divulgada na altura em primeira mão pelo Modern Life no SAPO Lifestyle, é, além de saborosa, muito fácil de preparar. Para um travo ligeiramente mais acidulado, pode substituir o limão por uma lima e a tangerina por uma toranja.

Leite-creme de citrinos e especiarias
Leite-creme de citrinos e especiarias
Ver receita completa

7. Fudge de cacau, ameixas e alfarroba, sem glúten, com flor de sal marinho

Uma receita de inspiração macrobiótica que muitos apontam como a versão mais saudável do popular doce que milhões de pessoas apreciam em todo o mundo. Uma alternativa (mais) saudável para as suas festas e para os seus lanches em qualquer período do ano. Se preferir, no momento da confeção, substitua as ameixas secas por tâmaras secas e junte uma pitada de canela ao preparado da massa quando lhe adicionar as sementes de linhaça.

8. Cheesecake com mirtilos e sementes de papoila

Menos calórico do que o tradicional mas igualmente saboroso, prepara-se num instante. Uma combinação de sabores que satisfaz até os paladares mais exigentes. Uma alternativa a considerar para os momentos em que os doces não lhe saem da cabeça. Esta receita, irresistível, leva apenas oito ingredientes na sua confeção. Além de mirtilos, pode usar bagos de romã e folhas de hortelã para decorar o cheesecake, a não ser que prefira outras frutas.

9. Tarte de limão merengada light

Sabia que o limão é rico em vitamina C, protege o organismo de infeções, purifica o fígado e ativa o metabolismo? É verdade! Este é mesmo o ingrediente principal da deliciosa sobremesa que aqui lhe propomos. Aqui numa versão substancialmente mais light, esta tarte de limão, que se prepara num ápice, mantém todo o sabor da receita original. Tem apenas 313 calorias por dose e ajuda a combater a fadiga física e mental e a aliviar ansiedade e stresse.

Tarte de limão merengada em versão (mais) light
Tarte de limão merengada em versão (mais) light
Ver receita completa

10. Crumble de frutos silvestres com aveia e quinoa

Uma versão original e (muito) mais saudável desta sobremesa que milhares de pessoas apreciam um pouco por todo o mundo. Uma proposta irresistível para quem gosta de doces com pouco açúcar e com menos calorias. Ao prepará-la, pode usar frutos vermelhos frescos ou congelados. Na sua confeção, utilize preferencialmente a manteiga à temperatura ambiente. Sirva o crumble frio, simples, com gelado de baunilha e/ou com um toque de chantili.

Crumble de frutos silvestres com aveia e quinoa
Crumble de frutos silvestres com aveia e quinoa
Ver receita completa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.