A Páscoa é uma época festiva em que familiares e amigos se reúnem à mesa para partilhar momentos memoráveis, contar histórias marcantes e saborear os deliciosos pratos à mesa.
O restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto, não esqueceu a mesa de Páscoa em família e, com ela, apresenta dois menus, um especialmente pensado para os mais pequenos.
Henrique Sá Pessoa foi distinguido com o galardão “Chef do Ano 2022” dos prémios do guia “Boa Cama Boa Mesa”. Já o Alma, restaurante premiado com duas estrelas pelo Guia Michelin, manteve a distinção de “Garfo de Ouro”.
O Marlene, (que se escreve assim mesmo, com uma vírgula a seguir ao nome próprio) é o novo restaurante de cozinha de autor da chef Marlene Vieira. O projeto esteve a “apurar” durante estes dois anos para abrir agora portas no Terminal Internacional de Cruzeiros de Lisboa.
O portuense Monarca inaugura com um conceito Brunch Bar, em que os clássicos do brunch se fazem acompanhar de cocktails de assinatura. O novo espaço está integrado no Palácio dos Príncipes, no cruzamento de Cedofeita com a Miguel Bombarda.
A tradição da cozinha italiana encontra-se numa nova morada em Lisboa, no Libertà. À carta de sabores transalpinos, junta-se um portefólio de cocktails, clássicos e de assinatura, e um ambiente acolhedor que nos remete para paisagens mediterrânicas.
A estação das flores chegou e a proposta do restaurante Lobo Mau, do Chef Hugo Guerra, são três eventos pop-up que trazem a sazonalidade, os cheiros e os sabores da primavera para a mesa. As Spring Sessions arrancaram a 31 de março.
A tradição no hotel The Oitavos mantém-se. Assim, no domingo de Páscoa, 17 de abril, realiza-se o almoço buffet orientado pelo chef Cyril Devilliers e o chef pasteleiro Joaquim Sousa. A refeição inspira-se nas cozinhas portuguesa e francesa.
Manda a tradição na época pascal que à mesa encontremos, entre outros pratos, o borrego, o cabrito e também o bacalhau. Para quem procura pratos de borrego com um twist contemporâneo, deixamos-lhe quatro sugestões de restaurantes em Lisboa.
O restaurante Oh!Vargas, em Santarém, foi o eleito para a 5.ª edição do Duelo Ibérico, a 7 de abril, evento que põe à prova cega “Dois vinhos icónicos. O mesmo rio. O fabuloso ano de 2011”, sendo eles o português Barca Velha e o espanhol Vega Sicilia Unico, considerados os tintos emblemáticos da Pen
Para assinalar a chegada do restaurante pan-asiático à Glovo vai ser lançado um passatempo nos perfis de Instagram das marcas, que irá oferecer uma viagem de dez dias pela Malásia.
O histórico hotel de cinco estrelas da cidade invicta abre as portas da sala D. Filipa para um almoço de Páscoa e convida a prolongar a experiência com um programa de estada de três noites em pleno coração da cidade.
Os sabores de primavera/verão chegaram ao Sergio Crivelli – Ristorante Italiano, em Matosinhos. Na proposta para os próximos meses, o chef nascido em Spoleto preparou mais uma viagem às suas memórias de infância e aos pratos confecionados como manda a tradição gastronómica de Itália.
A 29 de março, o restaurante lisboeta Fogo, do chef Alexandre Silva, recebe os chefs Marlene Vieira, responsável do Zunzum Gastrobar, e Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, em Santarém, para uma noite que pretende homenagear um dos pratos mais antigos do receituário português – a cabidela.
Abriu em Lisboa o novo restaurante Shiso Burger, uma junção de hambúrgueres combinados com ingredientes saudáveis e inspirados na Ásia. Além dos clássicos de carne e do cheeseburger, estão disponíveis menus vegetarianos.
É um dos mais disputados restaurantes de Lisboa, desde a sua abertura, no final de 2021 e tem tudo preparado para que esta Páscoa fique para a história.
Os prémios “Restaurant Awards”, organizados pela Bolt, premeiam os parceiros que conquistaram pelo estômago todo um país. Desta forma, foram anunciados os dez restaurantes eleitos em Portugal, que terão direito a um certificado Bolt Food, com destaque especial na app.
A 1 de abril, o hotel vínico de luxo The Yeatman prepara uma ode à primavera, com um menu especialmente desenhado pelo chef Ricardo Costa para celebrar a estação, na companhia de uma seleção de vinhos e música ao vivo.
A “Casa do Forno” é a área do Torre de Palma Wine Hotel que será o palco do novo ciclo de jantares a quatro mãos. O chef executivo Miguel Laffan convida chefs de diferentes zonas do país para cozinhar no tradicional forno a lenha da propriedade hoteleira. O enquadramento é o do Alentejo vinhateiro.
É com sabores alentejanos que, aos domingos, se organizam as visitas com brunch a um dos mais singulares edifícios lisboetas, a Casa do Alentejo. Entre os petiscos à mesa, os sempre tão desejados pão, queijo e enchidos alentejanos.
Rose Latte, com licor de rosas e pétalas comestíveis, é a bebida do momento no Maria Food Hub, no bairro lisboeta dos Anjos. Mas também há novas obras de arte em exposição e venda, com a receita a reverter para refugiados ucranianos. Não faltam noites de fado com Filipa Vieira.
A 27 de março, na compra de um menu Dumpling Party para duas pessoas da Madam Bō, são oferecidas duas sodas da Why Not Soda – biológicas, sem álcool e feitas com ingredientes 100% naturais.