A 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional do Vinho do Porto. A data assinala-se a rigor no interior dos espaços gastronómicos do Wow, em Vila Nova de Gaia, dada a forte ligação daquele espaço a várias casas de vinho do Porto.
Quando se trata de ter novas experiências, qualquer desculpa é válida para tomar essa iniciativa e o Dia da Gula, que se assinala a 26 de janeiro, é uma delas. Porque não combinar com a família ou um grupo de amigos para fazerem uma lista de novos restaurantes para experimentarem nos próximos tempos
O Restaurante Grill D. Fernando, do Altis Grand Hotel, na capital, serve todas as quintas-feiras Cozido à Portuguesa. Um prato que se diz digno de uma mesa nacional “farta e saborosa”, rico de carnes e vegetais. A conduzir esta orquestra de sabores está o maestro chef Alexandre Gomes.
Após nos últimos anos o restaurante Cruel manter a fidelidade à sua carta de raiz, aquele espaço portuense anunciou recentemente as novidades na ementa. Entre elas, um patinho de borracha comestível servido na banheira um triffle de lima em coma alcoólico e comida de bebé, com direito a babete.
Os restaurantes Pasta Non Basta de Alvalade e Avenidas Novas, ambos em Lisboa, têm um novo menu a inaugurar o ano de 2023. Há estreias absolutas, regressos e gulosas sanduíches.
A 26 de Janeiro, o chef Alexandre Silva inaugura no Emme, na Ericeira, uma série de jantares em que desenha menus exclusivos para harmonizações especiais, com diferentes convidados. O primeiro “Alexandre Silva Convida” junta a cozinha atlântica do restaurante do Immerso à cerveja Vadia de Nicolas Bi
Chama-se Ajitama e é um restaurante que arrancou em 2019 como forma de António Carvalhão e João Azevedo Ferreira matarem as saudades que tinham de comer aquele que é um do seus pratos japoneses prediletos: ramen. Passados quase cinco anos, inauguraram em dezembro passado um novo espaço no Cais do So
Em plena Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique, encontramos um cantinho que é um encontro entre três culturas: a brasileira, a portuguesa e a francesa. Tudo em nome da arte, o Cícero Bistrot é uma das mais recentes novidades do bairro.
Os produtos locais algarvios são o ponto de partida da nova carta do Paper Moon. A sazonalidade volta a assumir um papel de destaque, num menu que mantém a herança culinária da região.
A Lota da Esquina, em Cascais, acaba de abrir as portas da sala no piso superior, dedicada ao elemento Fogo, onde a carne e os legumes são os ingredientes privilegiados. Aqui, a decoração distingue-se pelos tons terra e tropicais, a demarcar-se do ambiente do piso térreo, dedicado ao peixe e ao mari
Se uma das suas decisões de ano novo é renovar energias e revigorar a mente, um dos caminhos para o fazer pode estar na sugestão que nos deixa o InterContinental Lisbon. Aquela unidade desenvolveu um menu saudável para ser degustado no brunch, depois de uma aula de ioga.
O restaurante Eat Pray Love revelou as novidades de início de ano com adições à sua carta flexitariana, somando novas entradas e pratos principais. A antever o Dia dos Namorados, o espaço lisboeta anuncia um miminho especial para esse momento.
Clássico prato nacional, o Cozido à Portuguesa regressa às mesas dos restaurantes Bistro 37 e Müla, respetivamente ao sábado e domingo. Todas as semanas há uma novidade entre os ingredientes apresentados. Recentemente, a linguiça alentejana de porco preto brilhou à mesa.
O Soi - Asian Street Food, restaurante de street food asiática, preparou um menu especial para assinalar o Dia Internacional do Picante, a 16 de janeiro. Oportunidade para degustar sete pratos onde malaguetas e especiarias serão os ingredientes principais e de se habilitar a uma refeição para duas p
A 25 de janeiro, o segundo jantar de celebração do sétimo aniversário do restaurante Loco, em Lisboa, junta os chefs Alexandre Silva e Henrique Sá Pessoa. Nos próximos meses podemos contar com sete jantares a reunirem sete chefs convidados.
É com mão do chef Vítor Matos que é servido o menu Blind Emotions no portuense restaurante Blind. Agora também ao almoço, o menu que apela a todos os sentidos conta com harmonização vínica.
Para finalizar o primeiro ciclo da iniciativa “Semana do Produtor”, em que o Octant Douro alia o património gastronómico do Douro aos vinhos desta região, há três novos produtores por descobrir durante o mês de janeiro.
O restaurante Oh!Vargas, sem Santarém, conta com uma nova ementa repleta de novidades onde preponderam os pratos de inverno. A carta que estreou com a nova estação tem a assinatura do chef Rui Lima Santos, recentemente eleito na categoria de “Novo Talento” dos Prémios da AHRESP 2022.
De 13 a 22 de janeiro, o festival “Itália com alma” volta a fazer parte da agenda do restaurante funchalense Il Basilico, pertencente ao grupo PortoBay e localizado junto à promenade do Lido. Os clientes podem votar nos seus pratos favoritos.
O restaurante Casa Mia, na praça de restauração do Centro Colombo, em Lisboa, apresenta uma oferta de cocktails, pizzas, massas e sobremesas. Os tons terra e neutros transmitem a tranquilidade italiana do dolce far niente.
Francesinha, atum à algarvia ou bacalhau à Brás são algumas das especialidades portuguesas incluídas na iniciativa gastronómica “12 meses, 12 pratos”, que mensalmente promove algumas das mais tradicionais especialidades culinárias regionais do país nos restaurantes dos hotéis Vila Galé.
Um dos mais icónicos restaurantes de praia do Algarve, o Gigi, vai estar presente no JNcQUOI Avenida, em Lisboa, entre 11 e 15 de janeiro, com um menu especial. Entre as sugestões à mesa estão a Massada do mar e o Xerém de berbigão.
A 9 de janeiro, a chef Noélia Jerónimo deixa o seu restaurante no Algarve para rumar a Lisboa, ao Mãe Restaurante – Cozinha com Amor. O jantar a quatro mãos faz-se com o chef ribatejano João Diogo Mendes.
O brunch do maat Café & Kitchen, na capital, apresenta opções vegetarianas, tostas, panquecas, baos, entre outras sugestões. Sempre para provar aos fins de semana e feriados com vista para o rio Tejo.