Na Invicta, a festa de fim de ano vai durar até às seis da manhã de 1 de janeiro, com a promessa de lugar garantido para mil pessoas. Uma passagem de ano de “Final Feliz”, na Antiga Casa Moura.
O recém-inaugurado Sagardi Cozinheiros Bascos, no Porto, vai abrir as portas a 24 e 25 de dezembro, para celebrar a quadra natalícia com os sabores da cozinha basca.
O SushiCorner, marca do Grupo SushiCafé, criou uma box especial para esta época natalícia, que inclui 50 peças de sushi. As peças podem ser compostas por salmão, atum ou o peixe branco do dia.
O restaurante, integrado nas caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, apresenta as sugestões da nova carta de inverno, com autoria do chefe de cozinha Ricardo Cardoso. Para o jantar de passagem de ano, há um programa especial e a entrada na nova década será celebrada com um brunch.
Pretextos não faltam para juntarmos à lista de compras para este Natal aquele livro indispensável na cozinha. Há os publicados por chefes de cozinha, outros com bolos irresistíveis; mas também os que levam ao prato o vegetarianismo. Boas sugestões entre os 14,00 e os 30,00 euros.
O TheFork revela um estudo, referente ao ano de 2019, que analisa o comportamento do consumidor nos restaurantes de Portugal, desde o orçamento e os restaurantes de eleição até às preferências quanto a refeições sozinho, em grupo, ao almoço ou jantar.
No Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, no Chiado, o Caffè di Marzano, que acaba de inaugurar, vai reger-se pelos momentos do dia. Por isso mesmo não há só um, mas três menus, com propostas diferentes ao correr do dia.
O pão de ló costumava fazer-se em casa e bater-se à mão. Era um trabalho de mulheres determinadas, de braços fortes e enérgicos, que durante quase uma hora batiam os ovos e o açúcar até os transformarem numa espuma cremosa e delicada.
É bebida milenar, tem o peso da tradição, moveu impérios, esteve na origem da proclamação de nações. Só por isto já nos merece o respeito. O chá é-nos aqui explicado com carinho e dedicação pela Sommelier de chá e Tea Blender Maria Ana Silva Vieira, também autora do livro “Receitas à Volta do Chá”.
O vinho produzido em Oeiras vai estar, até 2021, a bordo do Navio-Escola Sagres, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães e da presença da embarcação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho próximo.
Para o dia 24 de dezembro, o Tivoli Avenida da Liberdade, em Lisboa, traz-nos as sonoridades da época festiva, com a artista Sofia Hoffman. Esta, dará um concerto de Natal ao fim da tarde, com os tradicionais christmas carols. A entrada é gratuita.
Quem gosta de dar presentes originais aos amigos ou familiares, pode ter num jantar no Kanazawa a oferta que procura. Paulo Morais, chefe de cozinha especialista em cozinha nipónica, preparou uma ementa Kaiseki, com os produtos da estação.
Passado o Natal, as festas continuam e, a 31de dezembro, para celebrar a entrada no novo ano, o InterContinental Lisbon convida a uma noite no restautante Akla. Isto numa cozinha entregue ao chefe Eddy Melo.
O Restaurante Colinas de Lisboa, do hotel TRYP Lisboa Aeroporto, conta com uma nova carta de inverno, onde se destacam os pratos de caça e a maior variedade de opções vegan e vegetarianas.
Olivicultores e lagareiros do Douro e Trás-os-Montes queixam-se de uma "campanha difícil" devido à diminuição do preço do azeite e da azeitona e ao "inesperado custo" de transporte e tratamento do resíduo bagaço, aplicado pelas indústrias extratoras.
O SushiCorner, marca do Grupo SushiCafé, traz este dezembro uma novidade. A partir de agora, o peixe branco será diferente todos os dias. Entretanto, na carta, continuarão o salmão e o atum, peixes de eleição na cozinha japonesa.
Os apreciadores de vinhos conhecem o trabalho de enólogo Osvaldo Amado, com 32 vindimas de história, milhões de garrafas produzidas, prémios atribuídos. Já fez todo o tipo de vinhos, exceto os seus. E tinham de ser singulares. Ou melhor, tinham de ser “Raríssimos”. O primeiro é um espumante Extra Br
No fim de semana de 21 e 22 de dezembro, o espírito natalício invade o Vila Vita Biergarten, em Porches, Algarve. O Vila Vita Christmas Food Market vai celebrar os sabores nacionais e internacionais, com a magia dos mercados de Natal do Norte da Europa.
É um herói dos mares gélidos do norte da Noruega. Neles fortalece a sua carne e confere-lhe um sabor inigualável. O bacalhau, um indispensável na mesa nacional, ganha apuro chegado o Natal. Para melhor conhecermos este mítico viajante setentrional, entregamo-lo a estas linhas. Há factos, curiosidade
Os duendes da Lapónia tomaram de assalto a Fábrica Nortada, no Porto, e criaram uma cerveja rica em notas de cacau e com um suave toque de baunilha - a XMAS Rebels. Trata-se de uma edição especial, disponível por tempo limitado na casa fábrica nortenha.