No verão de 2019, as aldeias de Anhões e Luzio, juntaram-se na preparação de uma iniciativa que envolveu ambas as comunidades. Nos campos, a população das aldeias do distrito de Viana do Castelo e a poucos quilómetros da sede de concelho, Monção, plantaram couve-galega, batata, iniciaram a produção de chouriças caseiras e a criação de centenas de galinhas, dezenas de porcos e uma vaca barrosã. Isto, “em ambiente de liberdade, com alimentação natural”, como sublinha a página que anuncia o evento “O Campo em festa”.

Volvido mais de meio ano, a 24 e 25 de janeiro, as duas aldeias apresentam o resultado do seu trabalho conjunto, numa iniciativa que levará à mesa a produção biológica que envolveu adultos, mas também a população escolar do concelho.

Território: “É absolutamente criminoso matarmos a nossa memória. Se o fizermos é por estupidez”
Território: “É absolutamente criminoso matarmos a nossa memória. Se o fizermos é por estupidez”
Ver artigo

A primeira edição do certame agenda a degustação de um grande cozido à portuguesa, servido em travessas e pratos de barro e acompanhado, no local, pela música portuguesa variada e atividades ao ar livre.

O recinto aquecido, instalado junto ao edifício da União de Freguesias de Anhões e Luzio (Estrada de Vilar, 556), terá a “capacidade para mais de uma centena de mesas e outra com expositores destinados à venda de produtos locais e regionais”, afirma a organização.

Em concreto, no que toca à animação, o programa acolhe momentos de tradição rural com atuações de grupos de bombos, concertinas, gaitas, rusgas e charangas portuguesas e galegas.

O almoço que orça os 15,00 euros por participante carece de inscrição prévia no site do evento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.