A 3 de maio, a Bairrada celebra o Dia Internacional da Baga, com uma programação que pretende enaltecer a casta-rainha da região. Este ano, pela primeira vez, as celebrações culminam num Arraial popular no Clube d’Ancas, envolvendo produtores, artistas e a comunidade.
De 26 de abril até outubro, voltam à Churchill’s todos os sábados novas sessões dos Lodge Pops: pop-ups gastronómicos cheios de sabor, com curadoria do chef João Ribeiro do restaurante Goela, a solo ou com chefs convidados.
De 9 a 11 de maio, decorre uma nova edição do Festival Beer Nation – Portugal no Copo, desta feita no Canil Marquês, um dos bares mais irreverentes da cena cervejeira lisboeta. Responderam com um “sim” à festa nove cervejarias nacionais.
A Pipadouro vai lançar eventos exclusivos com música e vinho para aquecer as noites no rio. As “Exclusive Nights” decorrerão a bordo do Friendship I, enorme iate de 1957 que servia a Marinha Inglesa.
A Leiteira, marca premium no segmento dos lácteos refrigerados, lançou uma nova gama no seu portefólio: iogurtes feitos com 100% de ingredientes naturais.
De 24 a 27 de abril, a gastronomia será um dos grandes destaques do Brasil Origem Week, evento multicultural que decorre no WOW, em Vila Nova de Gaia. Em sessões de Cozinha Show, abertas ao público, chefs brasileiros vão demonstrar a diversidade da gastronomia do Brasil.
A cerveja, uma das bebidas mais apreciadas no mundo, transcendeu o papel de mero acompanhamento e, na verdade, é já uma protagonista nas experiências gastronómicas. Embora pareça complexa, a arte de harmonizar cerveja e comida reside em encontrar o equilíbrio e misturar sabores que combinam. Sem des
Cristóvão Colombo, o navegador, numa manifestação de engenho empinou o ovo sobre uma mesa, quebrando-o; a Galinha dos ovos de ouro atraiu a cupidez dos que lhe tocavam; pela Páscoa oferecemos ovos coloridos. O ovo é muito mais do que um nutritivo alimento, é uma caixinha (oval) de histórias.
Folares, amêndoas, ovos, coelho, borrego. A Páscoa gastronómica é rica em alimentos que associamos à tradição. Mas, será que conhecemos mesmo as origens desta mesa?
Não é de hoje que a amêndoa, fruto seco, é apreciada com diferentes coberturas. Os antigos gregos mergulhavam-na em mel. Mais tarde, a introdução do açúcar na Europa vem apurar a técnica dos confeiteiros e França descobre a amêndoa açucarada que hoje conhecemos.
A 12 de abril último foram divulgados os resultados do XII Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, numa celebração no HopSin Brewpub, em Colares. Esta edição contou com quase 150 cervejas em prova. No final, o prémio máximo voou para a Madeira.
O consumo mundial de vinho voltou a cair em 2024, o nível mais baixo desde 1961, devido a interferências cíclicas, mas também a uma tendência subjacente, destacou esta terça-feira, dia 15 de abril, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Portugal é o ponto de partida de internacionalização da maior rede de franchising de comida saudável do Brasil, que conta com o ex-jogador de futebol Deco como sócio.
Para assinalar a Páscoa, o SUD Lisboa Terrazza preparou uma ementa que homenageia as raízes da cozinha portuguesa. De acordo com Patrick Lefeuvre, chef executivo do espaço, o menu "celebra a autenticidade dos sabores com requinte e emoção".
O Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio – Sabores do Zêzere está de regresso à vila ribatejana, entre os dias 24 de abril e 4 de maio. O evento celebra as tradições gastronómicas e da cultura alimentar ferreirense.
A Páscoa é uma das épocas mais doces do ano, e em 2025 não faltam variedade de propostas. Das criações mais tradicionais às sugestões mais sustentáveis, há doces para todos os gostos, mesas e carteiras. Seja para presentear, partilhar ou simplesmente saborear.
A Galp acaba de lançar o Café Biscoff, uma bebida em camadas com café, creme de bolacha Lotus e chantilly, criada pelo chef Juan Bosco para reforçar a aposta da marca numa cafetaria diferenciada e agora disponível em 140 lojas da Península Ibérica.
No dia 10 de maio, Vila Alva volta a receber o Vinho na Vila, um evento que transforma esta aldeia do concelho de Cuba num ambiente de partilha. São 250 vinhos em prova, gastronomia regional, arte local e a promessa de uma experiência diferente no coração do Alentejo.
Inaugurado recentemente, o Duro reflete a Lisboa dos dias de hoje, ao misturar passado e presente. Com um ambiente moderno, o novo espaço resgata a gastronomia da capital do século XX, apresentando-a sob a luz dos novos tempos.
A nova proposta do Envy alarga a experiência gastronómica ao período de almoço com um menu de degustação servido apenas dois dias por semana, com pratos e vinhos nacionais lado a lado.