O Eater Travel, site norte-americano dedicado à gastronomia em viagem, seguido por milhões de utilizadores, anunciou este início de 2020 a sua primeira lista de destinos de eleição para o presente ano. A cidade do Porto é uma das visadas, numa tabela que inclui 19 destinos globais e onde encontramos, entre outros, Marselha (França), Marraquexe (Marrocos), Cartagena (Colômbia), Nagoya (Japão), Cork (Irlanda), Oakland (Califórnia, nos Estados Unidos).

No caso português, o Porto é apontado pelo Eater Travel como o lugar onde “os chefes locais estão a cozinhar comida tradicional com requinte, dando um novo formato, mais equilibrado, a pratos que há décadas eram considerados pesados”. Continuando, sublinha a avaliação do site que “restaurantes de todo o mundo estão a estabelecer-se na cidade, atraídos pela atmosfera nostálgica e beleza”.

Não obstante esta dinâmica de novos conceitos, sublinha o Eater, “nesta pequena cidade,  as tascas tradicionais, com refeições a 10,00 euros, surpreendem-nos”.

Ainda no mesmo artigo lemos que “a comida portuguesa está em ascensão em todo o mundo. Portugal nunca recebeu tantos visitantes dispostos a devorar tudo o que este pequeno país tem para oferecer. Não obstante, a maioria dos visitantes começa e acaba a sua viagem em Lisboa, voltando para casa sem provar a cozinha do norte e do Porto”.

Na apresentação dos 19 destinos de eleição, o site de viagens organizou a lista a partir de uma rede própria de especialistas em todo o mundo. Mais tarde, os editores do Eater avaliaram os contributos destes gastrónomos, compararam-nos com as avaliações locais dos destinos referenciados, até à lista agora anunciada.

Uma mostra dos comeres mundiais que não se cinge aos restaurantes de alta cozinha, mas que inclui cafés, bares, restaurantes discretos, quiosques de rua e nos mercados, cafetarias. Em suma, como adianta o artigo de apresentação à top 19 selecionado pelo site norte-americano, “um manual que concretiza os desejos de viagens dos próximos 12 meses”

No caso portuense, a peça publicada no Eater destaca 34 casas, com referências a estabelecimentos portuenses, mas também em Leça da Palmeira, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.