Confirmação acontece esta sexta-feira. O guia retirou, na sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse, uma das referências da gastronomia francesa.
Até 9 de fevereiro, o Ginos restaurante de cozinha italiana, com duas localizações em Lisboa, apresenta uma promoção de abrir o apetite aos apreciadores de cozinha transalpina. Com o pedido do primeiro prato, chega à mesa um segundo grátis.
Vila Real de Santo António, no Algarve, vai receber o ciclo gastronómico de “Grand Dinners”, com a presença de chefes de cozinha nacionais e internacionais. O primeiro jantar decorre a 7 e 8 de janeiro e conta com a visita do chefe Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço, em Amarante.
A 15 de janeiro, a capital portuguesa viu abrir as portas da VeganNata, casa que aposta na versão vegan do tradicional pastel de nata. Com a abertura, chega uma promoção. A 17 e 18 de janeiro, o café é gratuito na compra de um pastel.
Para celebrar o Dia Internacional da Comida Picante, a 16 de janeiro, o restaurante Zambeze, dedicado aos comeres das beiras, mas também moçambicanos, faz a festa com quatro dias dedicados à cozinha ardente.
Dizem-no rei das especiarias, delicado, embora de sabor com personalidade e muito especial. O açafrão, tido como o “ouro vermelho” da cozinha, chega à mesa do restaurante Akla, em Lisboa, de 20 a 24 de janeiro. O casamento vai fazer-se com um risotto de camarão.
É no Cais Novo, no Porto, que a 21 e 22 de fevereiro se juntam 101 produtores de vinhos de Portugal, Espanha, França e dos Estados Unidos. Isto, numa agenda de eventos que inclui música e exposição de arte.
A Enoteca 17-56, em Vila Nova de Gaia, começa o novo ano com uma estreia, ao promover um jantar de charutos a 18 de janeiro. Uma mesa que vai harmonizar a cozinha de travo internacional, com os vinhos da Real Companhia Velha e os charutos cubanos e nicaraguenses.
Não é uma casa de alta cozinha, não tem estrela Michelin, nem um chefe de cozinha top star. Não obstante, o restaurante Ma Poule Mouillée, no Canadá, arrebatou os corações e as votações dos utilizadores da plataforma internacional de avaliação de espaços comerciais, a Yelp. Encabeça uma lista com ce
Quem nunca provou a versão japonesa do hambúrguer ou da sanduiche, tem a oportunidade de o fazer em Lisboa, através das mãos dos chefes de cozinha Daniel Rente e José Barros. A carta de inverno do Izanagi, restaurante inspirado na cozinha nipónica, traz cinco novos pratos e a promessa de conforto à
As carnes bovinas, maturadas e outras provenientes de raças portuguesas, contribuem para a ementa do novo restaurante instalado no Cais do Sodré, em Lisboa. O Bovine - Steak & Wine Bar também não esconde uma feição petisqueira e a aposta na carta de vinhos.
A feijoada transmontana chega aos domingos à mesa do Palácio Chiado, na capital. A iniciativa que decorre no mês de janeiro promete ser momento de reunião para toda a família.
Depois do Porco, vem aí o ano do Rato. Para trazer abundância e prosperidade a este novo ano, o The Old House, uma das marcas de restauração mais conhecidas da China, oferece, a 24 e 25 de janeiro, uma experiência gastronómica especial, espetáculos de máscaras e demonstrações da cerimónia do chá.
O imaginário de “Alice no País das Maravilhas” faz-se presente no novo lanche da tarde do Tapas & Tiles, em Lisboa. Um menu inspirado na obra de Lewis Carol e onde não falta a excentricidade de um espumante servido à tarde.
Duas aldeias do concelho de Monção, no Alto Minho, estão há meses a preparar uma iniciativa que valoriza a tradição local. “O Campo em Festa”, a 24 e 25 de janeiro, culmina em dois almoços de cozido à portuguesa.
Tirar um bom café é uma arte que envolve técnica e muita aprendizagem. Que o digam os baristas, os especialistas em extrair o café perfeito. A 24 e 25 de janeiro, Aveiro recebe uma competição para apurar os campeões do cafezinho.
O calendário de 2020 abre já em janeiro com uma programação especial dedicada à Fogaça de Palmela. Os Fins de Semana Gastronómicos temáticos são já uma imagem de marca do “Palmela - Experiências com Sabor!”.
O mês de janeiro bracarense é dedicado aos “Amigos do Café”. A iniciativa junta 24 estabelecimentos da cidade minhota com pequenos-almoços promocionais a dois euros.
Neste início de 2020, o Porto, conquista o pódio dos melhores destinos gastronómicos mundiais. O Eater Travel, site de comida em viagem, junta a Invicta à lista dos 19 locais de um roteiro imperdível e salienta que uma visita ao nosso país tem de incluir a cidade nortenha.
King Kong, Mogli, Pumba e Simba. Estas são algumas das personagens que encontramos na carta do Selllva, o novo restaurante lisboeta. Uma viagem pelas comidas do mundo onde vegetarianos, carnívoros e veganos são bem-vindos.
Anthony Bourdain, Alex Atala, José Avillez, Alain Ducasse, nomes que acomodamos no panteão da cozinha, verdadeiras estrelas mediáticas, alguns com estatuto mundial. Nelson Marques subiu a este panteão dos chefes de cozinha para nos entregar dez entrevistas, intimistas e confidentes, no livro “Chefs
No restaurante Ânfora, em Lisboa, a chefe Vera Silva e a sua equipa prepararam, para este inverno, uma proposta de menu baseada nos sabores e produtos da época. Uma carta onde não foram esquecidos os ingredientes ao gosto nacional, como o bacalhau, o polvo e a alheira.