É a “transbordar brasilidade” que até meados de março deste ano o coração de Lisboa vive a cozinha do Aconchego Carioca, casa situada no Rio de Janeiro e que visita a capital portuguesa para trazer alguns dos seus pratos mais emblemáticos.
O anfitrião desta embaixada da cozinha brasileira é o espaço Bairro do Avillez, mais concretamente as amplas varandas interiores da casa gerida pelo chefe de cozinha com duas estrelas Michelin, José Avillez.
A comandar a cozinha do Aconchego Carioca está Kátia Barbosa, jurada com Avillez no concurso "Mestre do Sabor da Globo", autodidata nas lides culinárias e uma das referências da cozinha popular brasileira, com quatro espaços de restauração no Rio de Janeiro.
Em duo com Kátia (katita, para os mais chegados), está a filha e parceira culinária, a chefe de cozinha Bianca Barbosa, até porque “comida é afeto”, como nos recorda um dos lemas do restaurante.
À mesa e por tempo limitado chega um menu fixo, o “Aconchego Carioca”. De terça-feira a sábado, a carta percorre pratos da cozinha popular brasileira, assim como pratos que tornaram célebre o restaurante da chefe Kátia Barbosa. Para além das comidas do outro lado do Atlântico, o espaço pop-up conta com um bar de cocktails de caipirinha.
Um menu que traduz, em comida, a alma do morador do Rio, com os petiscos entregues, entre outros, aos bolinhos de feijoada, acompanhados de torresmo e batidinha de limão, almofadinhas de queijo, pastel recheado com costela bovina.
Nos principais, destaque para o bobó de camarão (camarão refogado com leite de coco e mandioca, servido com arroz branco e farofa de dendê), o baião de dois (arroz, feijão de corda, bacon, linguiça, carne seca e queijo coalho, com aipim frito e carne seca ou de sol).
Para terminar, nas sobremesas, refira-se Romeu e Julieta (Queijo Minas com goiabada cremosa), ou o pudim de cachaça (pudim de tapioca e leite de coco com calda de melado e cachaça envelhecida).
Entretanto, até 14 de março, os sábados serão dias para almoçar feijoada à brasileira, um buffet com feijão preto e carnes salgadas, acompanhado com couve à mineira, farofa, aipim frito e laranja (35,00 euros por pessoa, incluindo entrada, sobremesa, uma caipirinha, água e café).
Com um custo de 30,00 euros por pessoa, o menu inclui um couvert de pão de queijo e manteiga, entradas, pratos principais, sobremesas, águas, café e caipirinha.
Comentários